PPGSS

PPGSS

Mestrado em Serviço Social

Estágio Docência

Em período previamente divulgado pela Coordenação, os/as discentes do PPGSS, salvo casos excepcionais, deverão matricular-se no componente curricular “Estágio Docência”, com duração mínima de 1 (um) semestre para o Mestrado.

Para realização do estágio, o/a estudante, sob a concordância do/a professor/a orientador, deverá encaminhar à Secretaria do PPGSS, o formulário de matrícula em estágio devidamente preenchido e assinado, bem como o Plano de Trabalho, que deverá ser submetido à apreciação e aprovação do Colegiado.

O Plano de Trabalho deverá abranger o seguinte conteúdo:

I – Introdução (Justificativa);

II – Objetivos;

III – Carga Horária semanal (máximo de 4 horas);

IV – Atividades e cronograma;

V – Referências.

O “Estágio Docência” é supervisionado pelo/a professor/a orientador/a e, no prazo máximo de 15 dias, após conclusão das atividades referentes à participação na elaboração do plano de curso e/ou de aula; preparação de aulas teóricas e/ou práticas; regência de aulas teóricas e/ou práticas, em um único Componente Curricular, abrangendo o mínimo de 20 e o máximo de 30% da carga horária total do mesmo; e participação no processo de avaliação do ensino-aprendizagem; o/a discente deverá elaborar um relatório e enviá-lo à/ao professor/a responsável pelo Componente Curricular, para devida avaliação e atribuição de conceito. No relatório deverão ser descritas as atividades desenvolvidas, incluindo cronograma e a respectiva carga horária despendida.

Concluídas as atividades previstas no Plano de Trabalho, no prazo máximo de 30 dias, o/a aluno/a apresentará o Relatório de Estágio Docência, assinado por ele/ela e pelo/a orientador/a. Ao relatório final, deverá ser anexado a avaliação de desempenho do/a discente (Formulário abaixo).

O Colegiado apreciará o Relatório de Estágio, podendo aprovar, solicitar complementações ou reprovar.

Os procedimentos acima foram extraídos da Resolução/UEPB/CONSEPE/032/2011 disponibilizada para consulta:

Resolução UEPB/CONSEPE/032/2011 – Regulamenta o Estágio Docência

 

Os documentos necessários à realização dos procedimentos descritos podem ser acessados abaixo:

Formulário de matrícula

Formulário de avaliação