PPGSS

PPGSS

Mestrado em Serviço Social

Projetos de Pesquisa e Extensão

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DESENVOLVIDOS PELO CORPO DOCENTE 

Linha de pesquisa: SERVIÇO SOCIAL, ESTADO, TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS

A CONTRARREFORMA NA POLÍTICA DE SAÚDE E OS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NACIONAIS: CONSENSO E RESISTÊNCIA”  

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Alessandra Ximenes da Silva

Este projeto se propõe a analisar no processo de contrarreforma do Estado  as  especificidades na política de saúde, os aparelhos privados de hegemonia em disputa e as inflexões e resistências no Serviço Social na contemporaneidade. Nesse processo, existem os intelectuais que tanto disseminam e elaboram proposições na perspectiva de colaborar com o grande capital financeiro internacional, quanto no sentido de fortalecerem projetos que implicariam na construção de uma nova hegemonia. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa encontra suas bases na razão dialética da Teoria Social Crítica. O período do estudo será de 2015 a 2021, abrangendo o início do segundo mandato do governo Dilma Rousseff, o governo Michel Temer e o governo Jair Messias Bolsonaro,  a partir de janeiro de 2019.   A análise no estado da Paraíba se justifica, uma vez que várias iniciativas vêm sendo tomadas pelos governos federal e estadual no sentido de dar encaminhamentos ao processo de contrarreforma. Entre os quais se destacam a presença de três hospitais universitários que possuem modelos de gestão vinculados à EBSERH, cinco hospitais estaduais e três Unidades de Pronto Atendimento geridas por organizações sociais.

“APROFUNDAMENTO DO AJUSTE FISCAL NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL”

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Jordeana Davi Pereira

Este estudo analisa o protagonismo do orçamento da seguridade social como uma âncora no cumprimento do ajuste fiscal brasileiro, por meio do desmonte de suas fontes de recursos, com o objetivo de propor um desmonte nos direitos que ela assegura (saúde, previdência e assistência social).  Tem por objetivo geral analisar  as medidas adotadas no Brasil, no período de intensificação do ajuste fiscal (2016-2019) e analisar as suas implicações para o orçamento da seguridade social. Os objetivos específicos são: apreender a relação entre a apropriação do Fundo Público e o ataque a seguridade social; analisar a  EC/93/2016 (aumento do percentual de 30% da DRU e as Renúncias Tributarias) e suas implicações para o orçamento da seguridade social. É um estudo bibliográfico e documental,  fundamentado no método crítico dialético, a partir do qual aborda o objeto na sua totalidade, o que compreende contradições e mediações.  Esta pesquisa  poderá contribuir para uma agenda de pesquisa que busca entender a captura do Fundo Público, o desmonte dos direitos sociais e as tensões da luta de classe, como um movimento articulado a hipertrofia do capital, na sua face financeira.

“A PROTEÇÃO SOCIAL À INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA:  O ISOLAMENTO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES”

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Terçalia Suassuna Vaz Lira

O projeto objetiva analisar o isolamento social vivido para enfrentamento da pandemia da Covid-19, e em que medida, este implica, em um movimento dialético, na proteção à saúde da criança e do adolescente, e na mesma medida, acarretar situações de vulnerabilidade que as põe em risco de violação de seus direitos fundamentais. Para atender ao objetivo proposto buscar-se-á  analisar as medidas de enfrentamento a pandemia da Covid-19 em Campina Grande, em que se destaca o isolamento social, identificar os impactos de tais medidas na vida e na garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, analisar as implicações das medidas de isolamento social na vida de crianças e adolescentes e levantar os indicadores de violação de direitos de crianças e adolescentes em Campina Grande em tempos de isolamento social para enfrentar a pandemia da Covid-19 no município.

“SERVIÇO SOCIAL, FORMAÇÃO E TRABALHO PROFISSIONAL: AS POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA PARAÍBA”

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Moema Amélia Serpa Lopes de Souza

É  um estudo relevante para a área do Serviço Social na medida em que busca identificar as tendências da formação e trabalho profissional na  particularidade do estado da Paraíba, analisando o direcionamento da atual contrarreforma trabalhista e a tendência do mercado de trabalho do/a assistente social, problematizando e trazendo para o debate o agravamento da precarização e as implicações para a vida desse/as trabalhadores/as.

“SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: OS DILEMAS DOS FUNDAMENTOS, DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL”

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Mônica Barros da Nóbrega

A pesquisa busca identificar o debate conceitual sobre os fundamentos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, identificando o que prevalece nessa produção e revelando a concepção sobre os fundamentos do Serviço Social que se expressam nos estudos realizados no âmbito das pós-graduações brasileiras.

“ANÁLISE DAS INFLEXÕES DO ESGOTAMENTO DO CICLO ‘NEODESENVOLVIMENTISTA’ SOBRE A SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIRA A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DO IMPERIALISMO, DA DEPENDÊNCIA E DO DESENVOLVIMENTO”

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sheyla Suely de Souza Silva

A pesquisa se fundamenta no questionamento amplo sobre quais as determinações políticas e econômicas dos cinco primeiros anos de governo(s) pós-Dilma sobre a Seguridade Social brasileira e as consequentes tendências da proteção social brasileira? A primeira etapa (2017-2018) teve como objetivo de analisar a abordagem conceitual e a trajetória histórica dos fenômenos do Imperialismo e da dependência e suas influências sobre a realidade brasileira contemporânea. Na segunda etapa (2018-2019), a ofensiva histórica do imperialismo e o ciclo do “neodesenvolvimentismo” no Brasil. Em 2019, acompanhando os estudos de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, que aprofundam o tema do Imperialismo, realizou a síntese dos desdobramentos das ações e propostas do(s) três anos de Governo(s) pós-Dilma para a economia nacional e para a Seguridade Social brasileira, à luz dos temas, então já estudados e aprofundados.

“POVOS INDÍGENAS E AFROBRASILEIROS NO ESPAÇO ESCOLAR: MEMÓRIAS, LINGUAGENS E SABER DOCENTE”

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Cristina de Aragão

É uma pesquisa tem como foco estudar as culturas afrobrasileira e indígena no campo educacional, através dos aportes da memória, saberes docentes e linguagens, que enfatizem o trajeto histórico e cultural destes grupos étnicos. A análise busca perceber como os povos indígenas e afrodescentendes são representados nas linguagens educativas, no livro didático, nas visões construídas na escola pelas professoras no contexto da realidade sócio educacional paraibana.

“INTERSECCIONALIDADES, SUJEITOS POLÍTICOS E POLÍTICAS SOCIAIS”

Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Idalina Maria Freitas Lima Santiago

Um estudo que busca apreender a complexidade dos processos de constituição das diferenças e das desigualdades sociais por meio do enfoque interseccional, analisando como essas desigualdades incidem na constituição de sujeitos políticos e na configuração das políticas sociais. Ou seja, almeja compreender como o entrelaçamento dos marcadores sociais da diferença (gênero, sexualidade, geração, raça/etnia, classe social) interage, contextual e conjunturalmente, para promover, ou não, cenários de desigualdades sociais, e como essas diferenciações /desigualdades atravessam a constituição dos sujeitos políticos e a configuração das políticas sociais.

“RACISMO E TRABALHO: COMO ABORDAR O RACISMO ENQUANTO ELEMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO”

Coordenado pela Prof. Dr. Edil Ferreira da Silva

Trata-se de um projeto de pós-doutorado que tem como objetivo  compreender como o racismo vivenciado no Brasil interfere no fazer e viver dos trabalhadores. Será uma pesquisa teórica, com a utilização do método de pesquisa bibliográfica, por meio de referências teóricas com o intuito de levantar conhecimentos para discernir o objetivo deste projeto. O plano de trabalho prevê, entre outros: realizar levantamento da bibliografia sobre a questão do racismo no Brasil que abarcará as publicações no âmbito das ciências sociais; fazer levantamento de artigos publicados em periódicos científicos, do período de 2001 a 2020, que abordem o racismo em sua relação com o trabalho; encetar leitura interpretativa dos materiais escolhidos com o objetivo de relacionar as ideias dos autores lidos com o nosso tema de pesquisa. Parte da das leituras da Psicodinâmica do Trabalho por entender que seu arcabouço conceitual pode ser heurístico para explicar a questão da relação entre trabalho e racismo, adentrando em  outros conhecimentos que possam subsidiar a leitura da  realidade e compreender a especificidade da nossa forma de gestão e organização do trabalho. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com a Psicologia do Trabalho no Brasil a partir da produção de conhecimento sobre os elementos do racismo que vivemos em nosso país e que não são levados em consideração no âmbito do trabalho.

“CONSERVADORISMO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO E SUAS EXPRESSÕES NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO”

Coordenado pela Prof. Dr. Jamerson Murillo Anunciação de Souza

Analisa a formação do conservadorismo como ideologia e suas expressões no Serviço Social.