PPGSS

PPGSS

Mestrado em Serviço Social

Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos, Pesquisas e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS)

Este Grupo de pesquisa tem como objetivo compeender o contexto do capitalismo contemporaneo e suas implicações para as políticas sociais, analisando a reforma do Estado, a partir das requisições do capital. Estuda, ainda, os processos de formulação, gestão e financiamento das políticas da seguridade social, com vistas à construção de matrizes teórico-metodológicas que subsidiem reflexões, experiências extencionistas e intervenções crítico-propositivas no âmbito das referidas políticas.

Linhas de pesquisa:

  • Capitalismo, Neoliberalismo e Proteção Social
  • Financeirização do Capital, Fundo Público e Seguridade Social brasileira

 

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Proteção Social (GETRAPS)

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Proteção Social -GETRAPS, dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à crise capitalista contemporânea, as transformações no mundo do trabalho e suas implicações nas formas de proteção social. Inclui, como eixo de análise, um enfoque na atual configuração das políticas sociais que integram a seguridade social e sua relação com a organização do trabalho do assistente social. O GETRAPS é constituído de docentes e alunos de graduação e pós-graduação que acompanham o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica com a temática da desregulamentação do trabalho no serviço público. Vem consolidar uma linha de pesquisa que integra o Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba para fortalecer a implantação da Pós-Graduação em Serviço Social neste departamento.

Linhas de pesquisa:

  • Capitalismo contemporâneo, trabalho e questão social
  • Fundamentos e Formação do Serviço Social
  • Serviço Social, processos de trabalho e seguridade social
  • Trabalho e proteção social

 

Núcleo de Pesquisa em Política de Saúde e Serviço Social (NUPEPSS)

O Trabalho do Núcleo direciona-se para a produção de conhecimento, através do desenvolvimento de pesquisas, buscando subsidiar a formação profissional e a intervenção social. Além disso, objetiva desenvolver atividades de extensão a órgãos governamentais e não-governamentais e movimentos sociais nas temáticas relacionadas as suas linhas de pesquisa : 1ª: Política de Saúde e Serviço Social 2ª: Serviço Social: a Formação Profissional, Trabalho e Direção Social. Procura-se ainda estimular a participação do corpo discente e docente nas atividades desenvolvidas pelo Núcleo, contribuindo para o debate e a democratização do conhecimento no meio acadêmico e com a sociedade. O Núcleo é composto de docentes, discentes e técnicos de Serviço Social e áreas afins.

Linhas de pesquisa:

  • Formação Profissional, Trabalho e Direção Social
  • Políticas Sociais e Serviço Social

 

Núcleo de pesquisa e extensão comunitária infanto-juvenil (NUPERCIJ)

Realizar estudos e pesquisas que venha subsidiar políticas de enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes no município de Campina Grande e no Estado da Paraíba. Contribuir para a produção de conhecimentos e tecnologias sociais de enfrentamento a problemáticas da infância e juventude. Prestar apoio e assessoria técnica e pedagógica a entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças e adolescentes. Contribuir na prevenção e enfrentamento a violação dos direitos infanto-juvenis através de atividades de extensão e produção do conhecimento sobre o tema.

Linhas de pesquisa:

  • Educação e direitos humanos
  • Políticas públicas e sociais para infância e a juventude

 

Grupo Flor e Flor Estudos de Gênero e Sexualidades

Busca apreender a complexidade dos processos sociais atravessados pelos marcadores sociais da diferença, como essas diferenciações operam sistemas de subordinação e desigualdades e como as políticas de agência são formatadas em torno das resistências a estes sistemas. Propõe, ainda, analisar como essas diferenciações incidem na organização doméstico-familiar, no mundo do trabalho, na constituição de sujeitos políticos e na configuração das políticas sociais.

Linhas de pesquisa:

  •  Interseccionalidades e marcadores sociais da diferença
  • Gênero e saúde
  • Gênero, trabalho e desenvolvimento
  • Gênero e Educação