PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO CORPO DOCENTE
Linha de pesquisa: SERVIÇO SOCIAL, ESTADO, TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS
PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO CORPO DOCENTE
Linha de pesquisa: SERVIÇO SOCIAL, ESTADO, TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Alessandra Ximenes da Silva
Este projeto se propõe a analisar no processo de contrarreforma do Estado as especificidades na política de saúde, os aparelhos privados de hegemonia em disputa e as inflexões e resistências no Serviço Social na contemporaneidade. Nesse processo, existem os intelectuais que tanto disseminam e elaboram proposições na perspectiva de colaborar com o grande capital financeiro internacional, quanto no sentido de fortalecerem projetos que implicariam na construção de uma nova hegemonia. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa encontra suas bases na razão dialética da Teoria Social Crítica. O período do estudo será de 2015 a 2021, abrangendo o início do segundo mandato do governo Dilma Rousseff, o governo Michel Temer e o governo Jair Messias Bolsonaro, a partir de janeiro de 2019. A análise no estado da Paraíba se justifica, uma vez que várias iniciativas vêm sendo tomadas pelos governos federal e estadual no sentido de dar encaminhamentos ao processo de contrarreforma. Entre os quais se destacam a presença de três hospitais universitários que possuem modelos de gestão vinculados à EBSERH, cinco hospitais estaduais e três Unidades de Pronto Atendimento geridas por organizações sociais.
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Jordeana Davi Pereira
Este estudo analisa o protagonismo do orçamento da seguridade social como uma âncora no cumprimento do ajuste fiscal brasileiro, por meio do desmonte de suas fontes de recursos, com o objetivo de propor um desmonte nos direitos que ela assegura (saúde, previdência e assistência social). Tem por objetivo geral analisar as medidas adotadas no Brasil, no período de intensificação do ajuste fiscal (2016-2019) e analisar as suas implicações para o orçamento da seguridade social. Os objetivos específicos são: apreender a relação entre a apropriação do Fundo Público e o ataque a seguridade social; analisar a EC/93/2016 (aumento do percentual de 30% da DRU e as Renúncias Tributarias) e suas implicações para o orçamento da seguridade social. É um estudo bibliográfico e documental, fundamentado no método crítico dialético, a partir do qual aborda o objeto na sua totalidade, o que compreende contradições e mediações. Esta pesquisa poderá contribuir para uma agenda de pesquisa que busca entender a captura do Fundo Público, o desmonte dos direitos sociais e as tensões da luta de classe, como um movimento articulado a hipertrofia do capital, na sua face financeira.
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Terçalia Suassuna Vaz Lira
O projeto objetiva analisar o isolamento social vivido para enfrentamento da pandemia da Covid-19, e em que medida, este implica, em um movimento dialético, na proteção à saúde da criança e do adolescente, e na mesma medida, acarretar situações de vulnerabilidade que as põe em risco de violação de seus direitos fundamentais. Para atender ao objetivo proposto buscar-se-á analisar as medidas de enfrentamento a pandemia da Covid-19 em Campina Grande, em que se destaca o isolamento social, identificar os impactos de tais medidas na vida e na garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, analisar as implicações das medidas de isolamento social na vida de crianças e adolescentes e levantar os indicadores de violação de direitos de crianças e adolescentes em Campina Grande em tempos de isolamento social para enfrentar a pandemia da Covid-19 no município.
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Moema Amélia Serpa Lopes de Souza
É um estudo relevante para a área do Serviço Social na medida em que busca identificar as tendências da formação e trabalho profissional na particularidade do estado da Paraíba, analisando o direcionamento da atual contrarreforma trabalhista e a tendência do mercado de trabalho do/a assistente social, problematizando e trazendo para o debate o agravamento da precarização e as implicações para a vida desse/as trabalhadores/as.
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Mônica Barros da Nóbrega
A pesquisa busca identificar o debate conceitual sobre os fundamentos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, identificando o que prevalece nessa produção e revelando a concepção sobre os fundamentos do Serviço Social que se expressam nos estudos realizados no âmbito das pós-graduações brasileiras.
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sheyla Suely de Souza Silva
A pesquisa se fundamenta no questionamento amplo sobre quais as determinações políticas e econômicas dos cinco primeiros anos de governo(s) pós-Dilma sobre a Seguridade Social brasileira e as consequentes tendências da proteção social brasileira? A primeira etapa (2017-2018) teve como objetivo de analisar a abordagem conceitual e a trajetória histórica dos fenômenos do Imperialismo e da dependência e suas influências sobre a realidade brasileira contemporânea. Na segunda etapa (2018-2019), a ofensiva histórica do imperialismo e o ciclo do “neodesenvolvimentismo” no Brasil. Em 2019, acompanhando os estudos de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, que aprofundam o tema do Imperialismo, realizou a síntese dos desdobramentos das ações e propostas do(s) três anos de Governo(s) pós-Dilma para a economia nacional e para a Seguridade Social brasileira, à luz dos temas, então já estudados e aprofundados.
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Cristina de Aragão
É uma pesquisa tem como foco estudar as culturas afrobrasileira e indígena no campo educacional, através dos aportes da memória, saberes docentes e linguagens, que enfatizem o trajeto histórico e cultural destes grupos étnicos. A análise busca perceber como os povos indígenas e afrodescentendes são representados nas linguagens educativas, no livro didático, nas visões construídas na escola pelas professoras no contexto da realidade sócio educacional paraibana.
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Idalina Maria Freitas Lima Santiago
Um estudo que busca apreender a complexidade dos processos de constituição das diferenças e das desigualdades sociais por meio do enfoque interseccional, analisando como essas desigualdades incidem na constituição de sujeitos políticos e na configuração das políticas sociais. Ou seja, almeja compreender como o entrelaçamento dos marcadores sociais da diferença (gênero, sexualidade, geração, raça/etnia, classe social) interage, contextual e conjunturalmente, para promover, ou não, cenários de desigualdades sociais, e como essas diferenciações /desigualdades atravessam a constituição dos sujeitos políticos e a configuração das políticas sociais.
Coordenado pela Prof. Dr. Edil Ferreira da Silva
Trata-se de um projeto de pós-doutorado que tem como objetivo compreender como o racismo vivenciado no Brasil interfere no fazer e viver dos trabalhadores. Será uma pesquisa teórica, com a utilização do método de pesquisa bibliográfica, por meio de referências teóricas com o intuito de levantar conhecimentos para discernir o objetivo deste projeto. O plano de trabalho prevê, entre outros: realizar levantamento da bibliografia sobre a questão do racismo no Brasil que abarcará as publicações no âmbito das ciências sociais; fazer levantamento de artigos publicados em periódicos científicos, do período de 2001 a 2020, que abordem o racismo em sua relação com o trabalho; encetar leitura interpretativa dos materiais escolhidos com o objetivo de relacionar as ideias dos autores lidos com o nosso tema de pesquisa. Parte da das leituras da Psicodinâmica do Trabalho por entender que seu arcabouço conceitual pode ser heurístico para explicar a questão da relação entre trabalho e racismo, adentrando em outros conhecimentos que possam subsidiar a leitura da realidade e compreender a especificidade da nossa forma de gestão e organização do trabalho. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com a Psicologia do Trabalho no Brasil a partir da produção de conhecimento sobre os elementos do racismo que vivemos em nosso país e que não são levados em consideração no âmbito do trabalho.
Coordenado pela Prof. Dr. Jamerson Murillo Anunciação de Souza
Analisa a formação do conservadorismo como ideologia e suas expressões no Serviço Social.