Internacionalização no PPGSS

18 de setembro de 2025

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deu início a um importante projeto de internacionalização.

A iniciativa é realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com três instituições portuguesas de referência: o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e a Universidade Aberta de Lisboa (UAb).

Segundo a professora Alessandra Ximenes, coordenadora do PPGSS/UEPB, as primeiras ações começaram em 2023. “Mas sem recursos é quase impossível fazer internacionalização. Uma das estratégias foi a parceria com a UFPE, que tem conceito 6 na CAPES, o que possibilitou a aprovação do projeto pelo CNPq”, explicou.

A proposta foi aprovada na chamada pública MCTI/CNPq nº 16/2024, voltada a projetos de internacionalização científica. Com financiamento de quase R$ 360 mil, a pesquisa investiga os desafios enfrentados por pesquisadores brasileiros em Portugal e as articulações necessárias para a cooperação científica nas áreas das Ciências Sociais e Humanas.

O estudo terá duração de dois anos e envolve professores da UFPE e da UEPB, além de pós-doutorandos e alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadoras de três instituições portuguesas.

Parte da equipe brasileira realizará atividades de campo em Portugal.

O projeto reforça a importância do intercâmbio acadêmico. “Não se trata apenas de ir e vir de pessoas, mas da troca de conhecimento”, afirma a professora Alessandra.

Para ela, o Brasil tem uma produção teórica avançada em Serviço Social e muito a compartilhar com instituições de outros países.

📈 Resultados e desdobramentos

A equipe pretende realizar dois webinários internacionais (Portugal e Brasil), publicar artigos científicos, apresentar os resultados em eventos acadêmicos, lançar um perfil no Instagram com atualizações da pesquisa, criar um podcast temático e publicar um livro.

Fique atento ao site e ao Instagram do PPGSS para mais informações.