PPGSP

PPGSP

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

Linhas de Pesquisa

A partir de 2014, o curso de mestrado do PPGSP foi estruturado em duas linhas de pesquisa na área de concentração de Saúde Pública.

Na primeira linha de pesquisa, “Condições e Determinantes do Processo Saúde-Doença”, foram reunidos os estudos epidemiológicos dos determinantes da saúde (biológicos, ambientais, comportamentais, culturais e atenção à saúde); os que buscam a identificação, quantificação e caracterização de danos à saúde das populações e toda produção do conhecimento sobre os fatores de risco e mecanismos subjacentes à causalidade de agravos de relevância em saúde pública.

Na segunda linha de pesquisa, “Avaliação de Programas, Tecnologias e Serviços de Saúde”, foram reunidos os estudos sobre a formulação, implementação, organização e desempenho de políticas, programas, serviços e tecnologias em saúde considerando o contexto epidemiológico.

O curso de mestrado acadêmico tem uma carga horária total de 1.050 horas, sendo 450 horas dedicadas às disciplinas e 600 horas direcionadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa e redação de artigos científicos.