Infraestrutura

O  PPGSP localiza-se no prédio da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba, localizada no Campus I, em Campina Grande-PB. Este local tem à sua disposição diversos aparelhos de infraestrutura da própria Instituição, a exemplo de sala de coordenação e secretaria, salas de aula, laboratórios, biblioteca e núcleos de pesquisa. O prédio é constituído por cinco blocos com 160 salas de aula, três auditórios, duas bibliotecas, Centro de Vivência, banheiros em todos os pavimentos, quatro laboratórios de informática, livraria, administração dos cursos e espaços para cantinas e lanchonetes. 

Além disso, em 2019, o PPGSP, que até então permanecia vinculado à PRPGP, passou a fazer parte do CCBS, inserindo-se de forma mais ativa no mesmo. O Programa tem o apoio das clínicas escola de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, que contam com laboratórios para a operacionalização de aulas e atendimento ao público. Desta forma, possui um suporte ambulatorial e clínico para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Recursos de Informática

O PPGSP conta com o apoio de três laboratórios de informática, sendo um deles sediado na Central Integrada de Aulas (CIA) e dois no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), mediante convênio com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informática (ITI) e o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), com aporte de equipamentos interligados à internet em banda larga (fibra ótica), que dão o suporte necessário às atividades do Curso. Além disso, os Núcleos de Pesquisa vinculados ao PPGSP, Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Epidemiologia (NEEPE) e Núcleo de Estudos em Genética e Educação (NEGE), disponibilizam computadores que podem ser utilizados pelos mestrandos, conforme a necessidade, a fim de garantir o acesso à informação em rede e, inclusive, a manuscritos apenas disponíveis na base de dados Scopus. Atualmente o PPGSP, através do NEEPE, dispõe de licença do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 22.0) e o Data Analysis and Statistical Software for Professionals (New Stata® 14 Software).

Biblioteca

A UEPB conta com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), que corresponde ao conjunto de bibliotecas integradas da UEPB. Organiza-se de modo funcional e operacionalmente interligado e tem por objetivo a unidade e consenso das atividades de seleção, armazenagem, recuperação e disseminação de informações, para apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela UEPB. Trata-se de um conjunto de 15 bibliotecas integradas, das quais sete funcionam no Campus I, que podem atender diretamente ao PPGSP, duas funcionando no mesmo prédio e uma no anexo. As dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas na UEPB são divulgadas por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – projeto mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT – com o objetivo de integrar, em um só portal, as teses e dissertações existentes no país. São mais de 115 mil títulos e cerca de 230 mil exemplares de livros e mais de 100 mil outros produtos literários e documentos em diferentes mídias, além de um banco de teses, dissertações, monografias e livros digitais, aos quais os alunos podem ter acesso pelo próprio sistema integrado de gestão da biblioteca (SIB). A biblioteca possui terminais de computadores com acesso à internet para uso dos alunos, integrados a impressoras e com acesso a bancos de dados, teses, dissertações nacionais e internacionais. Desde agosto de 2009, alunos e professores da UEPB têm acesso irrestrito ao portal de periódicos da CAPES. A biblioteca conta com os serviços de bibliotecários que capacitam alunos em todas as etapas de revisão de literatura em ciências da saúde. Estas capacitações são constituídas no treinamento para a utilização de bases de dados virtuais, como PubMed, Lilacs, Web of Science, localização de material na íntegra através do Portal de Periódicos CAPES e o portal de revistas eletrônicas SciELO, entre outros. Essa formação também acontece ao longo da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ofertada no 1º semestre do curso. Encontra-se, ainda, disponível o sistema de Comutação de Material Informacional.

Além disso, os núcleos e grupos de pesquisa vinculados ao PPGSP possuem acervos próprios e acesso online que podem subsidiar as atividades dos mestrandos. O PPGSP tem participado ativamente do Portal de Periódicos da CAPES, o qual constitui instrumento valioso para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, sendo esse acesso realizado em qualquer espaço da instituição. Todos os membros da comunidade acadêmica da UEPB têm acesso remoto ao Portal de Periódicos via Comunidade Acadêmica Federada – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CAFe – RNP).