PPGSP

PPGSP

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

Histórico

O Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP) ou Mestrado em Saúde Pública (MSP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi aprovado em 2008, tendo seu início em agosto de 2009. Trata-se de um curso reconhecido pela CAPES com conceito 3.

O curso tem como propósito formar pesquisadores e recursos humanos de alto nível para investigar o fenômeno saúde-doença enquanto processo social em populações; a distribuição de doenças na sociedade; analisar as práticas de saúde em sua relação com a sociedade, bem como as necessidades e problemas de saúde da população a fim de que possamos enfrentá-los.

O Programa visa ainda contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) junto às populações que vivem no Nordeste brasileiro, particularmente no Estado da Paraíba; criar condições para o desenvolvimento da pesquisa científica em região carente de profissionais qualificados; e fomentar a cooperação técnica entre a universidade e outras instituições de ensino superior, bem como os sistemas de saúde municipais, estadual e federal.

O PPGSP é o único curso de mestrado acadêmico na área de Saúde Coletiva do estado da Paraíba, nascido no âmbito das políticas de descentralização e interiorização dos cursos de pós-graduação da Capes. Apesar de ser relativamente novo, o curso tem tido forte inserção social. No período de 2009 a 2016 inscreveram-se mais de mil candidatos para cerca de 150 vagas. Em média o curso tem 12 a 14 candidatos por vaga. Essa expressiva demanda por vagas pode estar relacionada ao fato do município de Campina Grande, na Paraíba, ser um polo educacional na região nordeste.