Formulários

Para solicitar trancamento de matrícula, o aluno deve preencher requerimento, juntar documentação comprobatória caso haja e enviar para o e-mail ppgdr@setor.uepb.edu.br. A documentação é submetida ao Colegiado e o aluno recebe a deliberação por e-mail após a reunião.

A seleção dos alunos que serão contemplados com as bolsas levará em consideração a nota obtida (classificação final) no processo seletivo para ingresso no programa. Deverão ser observados os critérios abaixo para o recebimento da bolsa pelo aluno e preenchimento dos documentos (no final da página).

  • dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação;
  • comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pela entidade promotora do curso;
  • quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais sem percepção de vencimentos;
  • não possuir qualquer relação de trabalho com a promotora do programa de pós-graduação;
  • não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa, ou de outra agência de fomento pública nacional;
  • não ser aluno em programa de residência médica;
  • não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;
  • carecer, quando da concessão da bolsa, do exercício laboral por tempo não inferior a dez anos para obter aposentadoria compulsória;
  • ser classificado no processo seletivo especialmente instaurado pela promotora do curso;
  • realizar estágio docente de acordo com o regulamento específico de cada programa.

Documentos para preenchimento por parte do bolsista (Implantação da bolsa):

Para solicitar suspensão de matrícula em disciplina, o aluno deve preencher requerimento, especificar o nome da disciplina e justificar o motivo do trancamento.

Art. 42 do Regimento Interno do PPGDR (RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/0199/2019): “Será permitida suspensão de matrícula em uma ou mais disciplinas, desde que ainda não tenham sido realizados 30% das atividades previstas para a disciplina, salvo caso especial a critério do Colegiado do Programa”.

Para solicitar aproveitamento de créditos de disciplina, o aluno deve preencher requerimento, juntar histórico escolar e enviar para o e-mail ppgdr@setor.uepb.edu.br.

Para solicitar  o aproveitamento de proficiência, o aluno deve preencher requerimento, juntar certificado e enviar para o e-mail ppgdr@setor.uepb.edu.br. A documentação é submetida ao Colegiado e o aluno recebe a deliberação por e-mail após a reunião.

O aluno deverá preencher/assinar o relatório do discente e assinar o formulário de avaliação do estágio docência. Os professores orientadores deverão preencher e assinar o formulário de avaliação do estágio docência e colocar a nota do aluno neste formulário. Os documentos abaixo preenchidos e assinados deverão ser enviados pelos alunos para o e-mail ppgdr@setor.uepb.edu.br.

Dispensa de Estágio Docência

Para solicitar dispensa de estágio docência, é necessário que o aluno envie requerimento, solicitando a dispensa, além de declaração da instituição em que lecione, comprovando o exercício de docência no ensino superior. A documentação será submetida ao Colegiado.

Formulário de Agendamento de Defesa

Observação: O formulário deve ser preenchido e enviado pelo aluno para o e-mail ppgdr@setor.uepb.edu.br, junto com o texto da defesa. A documentação será submetida ao Colegiado para verificação dos membros da banca. Após a a avaliação do Colegiado, o aluno receberá o comunicado por e-mail sobre a autorização da banca.

Atenção: o examinador externo dever ser  professor doutor pertencente  a programa de pós-graduação externo à UEPB, conforme regimento.

Formulário de Agendamento de Qualificação

Observação: O formulário deve ser preenchido e enviado pelo aluno para o e-mail ppgdr@setor.uepb.edu.br, junto com o texto da Qualificação. A documentação será submetida ao Colegiado para verificação dos membros da banca. Após a a avaliação do Colegiado, o aluno receberá o comunicado por e-mail sobre a autorização da banca.

Para solicitar prorrogação de Qualificação/Defesa de Qualificação, o aluno deve enviar os documentos abaixo. Os documentos devem ser enviados para o e-mail ppgdr@setor.uepb.edu.br. A documentação é submetida ao Colegiado para apreciação. Após a reunião, o aluno é comunicado sobre a deliberação por e-mail.

  • Requerimento  solicitando a prorrogação do prazo, contendo justificativa da solicitação;  
  • Parecer circunstanciado do orientador;
  • Volume da Dissertação em andamento;
  • Relatório de atividades já desenvolvidas e cronograma indicativo das atividades a serem efetuadas durante o período da prorrogação.

Para solicitações diversas, como licença-maternidade, regime especial para cumprimento de atividades acadêmicas, o aluno deve preencher este requerimento, juntar documentação comprobatória e enviar para o e-mail ppgdr@ setor.uepb.edu.br. A documentação é submetida ao Colegiado e o aluno recebe a deliberação por e-mail após a reunião.