Formação em Gestão de Pesquisa para Profissionais do SUS capacita trabalhadores da saúde em Campina Grande

Aconteceu, entre março e setembro de 2025, a Formação em Gestão de Pesquisa para Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), uma iniciativa do programa de Pós graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba (PPGSP- UEPB) , voltado para qualificar os trabalhadores da saúde na condução de projetos de pesquisa aplicados à realidade do SUS. O curso foi coordenado da professora Claudia Santos Martiniano e contou com a colaboração de docentes do PPGSP, do Departamento de Enfermagem e de uma Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (SMS-CG), a Enfermeira Maria Núbia de Oliveira, que é Diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SMS-CG.
Se inscreveram e participaram do curso gestores e trabalhadores da saúde atuantes na Rede de Atenção à Saúde de Campina Grande, com perfis profissionais diversos, incluindo enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. O grupo foi composto por profissionais oriundos de diferentes setores da atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, saúde mental e gestão do trabalho e educação na saúde.
Além da coordenação da Profa. Claudia Martiniano, o curso contou com a participação de outros docentes que também ministraram aula no curso e estudantes de graduação, na condição de extensionistas de apoio.
Ardigleusa Alves Coêlho (UEPB)
Danielle Franklin de Carvalho (UEPB)
Cícera Renata Diniz da Silva (UFCG)
Ricardo Alves de Olinda (UEPB)
Valdecir Carneiro da Silva (UEPB)
Taís Feitosa da Silva( UEPB)
Maria Núbia de Oliveira (SMS-CG – Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde)
Maria Alice Campos Souza( Estudante voluntária- UEPB)
Claudiana dos Santos Dias( Estudante voluntária- UEPB)
Gislayne Souza Silva ( Estudante voluntária- UEPB)
Agaba Petra Soares Silva de Brito ( Estudante voluntária- UEPB)
Ao longo da formação, foram promovidos diversos encontros presenciais, com destaque para aulas expositivas, oficinas práticas e momentos de orientação de projetos. Ao todo, foram somados 12 encontros com temas diversos, tais como: A importância da produção científica para a comunidade; Pesquisa científica e elementos de um projeto de pesquisa (introdução/ justificativa, objetivo, metodologia ( hipóteses e pressupostos); Busca e seleção de referência bibliográficas eletrônicas; Estudos de revisão e artigo científico; Aspectos éticos na pesquisa com seres humanos; abordagem quantitativa e desenhos quantitativos; instrumentos e técnicas de coleta de dados; Organização e análises de dados quantitativos; Busca e análise exploratória de dados secundários em bancos de dados nacionais; Abordagem qualitativa e desenhos qualitativos; Organização e análises de dados qualitativos.
O encerramento do curso foi no dia 30 de setembro de 2025, e ao final do curso, os participantes apresentaram produtos técnicos-científicos desenvolvidos ao longo da formação. Esses produtos evidenciam o compromisso dos profissionais com a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde e demonstram a importância de fortalecer o papel da pesquisa no cotidiano do SUS.