Errata: Palestras do PPGRI com o Prof. Dr. Jorge Eduardo Douglas Price

20 de março de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida a comunidade acadêmica para as palestras do Prof. Dr. Jorge Eduardo Douglas Price:

Pensamento latino americano e Introdução à Ciência Política:  El origem del termino republicano em Argentina”, dia 25/03, às 10h30, no auditório do câmpus V.

“Vigilar y castigar en el siglo XXI: la criminalización de la migración, como parte de la guerra civil mundial”, dia 26/03, às 10h30, no auditório do câmpus V.

Observação: a palestra do dia 26/03, será destinada aos discentes do PPGRI.

Resumo

Vigiar e punir no século 21: a criminalização da migração, como parte da guerra civil global.
Abstract
Na apresentação se propõe analisar, a partir da concepção da teoria da sociedade de Niklas Luhmann e Raffaele De Giorgi, o fenômeno do tratamento das migrações em nível global, como parte do que Hanna Arendt e Carl Schmitt, sob diferentes perspectivas, denominaram de “guerra civil mundial”. Como propõe a autora supracitada, nota-se que essa guerra evidenciou a relação entre direitos e cidadania, e, acrescentamos, que nas fronteiras, especialmente dos países desenvolvidos, são implantadas uma série de ações de agentes estatais, paraestatais e privados, que chamamos de “parapenal”, porque eles importam um aumento da punitividade penal contra a migração, uma tanato política, em el dizer de Roberto Esposito, o que deu origem na literatura norte-americana (Stumpf; De Gênova) ao neologismo crimmigration ou crimmigration, destacando a progressiva fusão do direito penal com o direito migratório.

Republicanismo na Argentina: origem de um conceito
Abstract
A apresentação é baseada nas ideias de Koselleck sobre as variações históricas dos conceitos, e na teoria da sociedade de Niklas Luhmann e Raffaele De Giorgi; a partir daí, procura reconhecer as ideias centrais em torno das quais gira o termo republicanismo e a evolução que elas podem ter tido durante o que o autor chama de “construção” da Argentina como Nação. A análise vai de 1810, ano da “Revolução de Maio”, o primeiro evento da independência, até 1890, ano em que se pode considerar concluído o processo de criação daquele Estado (sem excluir algumas referências relevantes do início do século XX). A distinção proposta por Benjamin Constant, entre a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos, é tensionada e ressignificada pela análise da história argentina do século XIX.

Local: auditório do Câmpus V/CCBSA

Cidade: João Pessoa – PB