PALESTRA “Gestão de crises internacionais: o engajamento da sociedade em casos de atrocidades massivas”, com o Prof. Dr. Mikelli Marzzini Ribeiro.
O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais convida a todos para participarem da palestra:
“Gestão de crises internacionais: o engajamento da sociedade em casos de atrocidades massivas”, com o Prof. Dr. Mikelli Marzzini Ribeiro.
Ela ocorrerá dia 13.06, às 13h30min, no Auditório Pioneiros, Campus V da UEPB.
O evento será aberto ao público da UEPB e a alunos de fora da instituição. Será entregue certificados emitido pelo PPGRI, com 02 horas-aula, segundo lista de presença. Para recebimento do certificado, é necessário pré-inscrição através do e-mail ppgri.ccbsa@setor.uepb.edu.br, até o dia 08.06.2022.
Prof. Dr. Mikelli Marzzini Ribeiro é Professor Assistente de Relações Internacionais do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, trabalhando no papel de atores externos na prevenção e detenção de atrocidades em massa.
Atores externos se envolvem em guerras civis por meio de uma série de ferramentas, em um esforço para consolidar a construção da paz. Os mais comuns são sanções, negociação, mediação, abordagens legais, operações de paz e intervenções militares. Coletivamente, eles são chamados de Ferramentas de Gerenciamento de Conflitos (Conflict Management Tools – CMTs). A literatura especializada sobre CMTs normalmente se concentra em avaliar como ferramentas específicas operam em situações particulares: com o objetivo de medir sua eficiência e entender as melhores práticas – embora estudos mais recentes também tentem teorizar interações entre CMTs.
Em sua fala, o Professor Mikelli trará parte de sua pesquisa, que se dedica a entender como os atores externos usam os CMTs: não apenas para evitar a recorrência da violência em guerras civis, mas também para prevenir/responder a uma versão mais mortal dessa violência. Ou seja, para prevenir/responder ao desenvolvimento de atrocidades em massa. Entre os objetivos da pesquisa, está compreender o papel da manutenção da paz nos conflitos de identidade – uma vez que esses são os tipos de conflitos com maior propensão a gerar atrocidades em massa. Além das intervenções militares (raramente utilizadas em comparação com as demais), as operações de paz são as CMT mais intrusivas, quando se trata de lidar com situações de conflito e pós-conflito. Por meio desse dispositivo, Estados e organizações internacionais investem recursos substanciais para alcançar a resolução de conflitos, inclusive em conflitos de identidade.
Pequeno resumo profissional do Prof. Dr. Marzzini:
Ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB, e recém ingressante como colaborador do nosso programa. O professor Mikelli é atualmente Professor Adjunto de Relações Internacionais do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Ciência Política (linha de pesquisa: Política Internacional) pela UFPE, com período sanduíche no European University Institute (EUI), Florença (ITA), orientado pela professora Jennifer Welsh. Foi pesquisador visitante na Leiden University, Holanda. Foi professor do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (2013-2019) – Campus VIII e do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário ASCES-UNITA (2014-2016). É Membro do Núcleo de Pesquisa de Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI) – UFPE.
|
|