Palestra ” USURPAÇÃO DOS FUTUROS COMO PRÁTICAS SECURITÁRIAS “

18 de setembro de 2023

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida para a palestra “Usurpação dos Futuros Como Práticas Securitárias”, ministrada pelo Prof. Dr. Samuel Alves Soares.

A indagação inicial, e de caráter existencial, é assim proposta: como um país com o Brasil, em conjunto com países latino-americanos, africanos e outros do Sul Global podem estabelecer parâmetros minimamente democráticos para configurarem suas formas de emprego de meios de força no campo da Segurança Internacional e da Defesa? Com qual finalidade? Com qual grau de autonomia? O campo de estudos sobre a Segurança Internacional diz respeito a uma ética da morte. Tal ética define quem morre, quem vive, como vive, como morre. E, mais ainda, trata de quem toma estas decisões. O argumento central é que as matrizes decisórias sobre a ética da morte estão localizadas em outros lugares, impostas de variadas formas, tornando-nos excessivamente dependentes dos interesses, valores, formas de concepção de mundo que não apenas nos são estranhas, como nos sequestram possibilidade de sermos sujeitos em sua plenitude. Sendo esta conclusão dura, dolorida, não quer significar a sucumbência, mas antes de tudo a busca por uma transformação radical de nossa condição de existência. Das matrizes, escolas, escolhas da Segurança Internacional decorrem políticas, decorrem práticas. Dentre as práticas impostas está a restrição do futuro, a extração do pensar e do sentir alternativos, em que as formas de violência e o uso da força devem ser enquadrar em modelos do Norte Global. A proposição de um único futuro, ou de poucos futuros, é uma prática securitária extremamente violenta. É uma prática de desfuturização. Para definirmos as ações que apontam para o futuro com base em nossa historicidade, com base em outras formas de viver, é preciso decolonizar a Segurança!

O professor Samuel Soares possui Pós-doutorado em Relações Internacionais pela Georgetown University, Washington, EUA e no Instituto Gutierrez Mellado, Madrid, Espanha. Doutorado e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Professor Associado (Livre-Docente) da Universidade Estadual Paulista – UNESP -, professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP,UNICAMP, PUC-SP) do qual foi coordenador (2013-2021) e do curso de Relações Internacionais da mesma instituição. Pesquisador do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP). Coordenador do Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro da UNESP.

Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) no biênio 2010-2012. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI – (2021-2022).

Coordenador Adjunto Acadêmico da Área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES (2022-2026). Atua na área de Relações Internacionais, com ênfase em Defesa e Segurança Internacional, Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz. Coordenador da Rede Development, International Politics and Peace (CAPES-Print) da Unesp. Coordenador da Rede de Pesquisa em Autonomia Estratégica, Tecnologia e Defesa (PROCAD-DEFESA), É autor de ‘Forças Armadas e Sistema Político na Democracia’ e organizador de ‘Novas Ameaças: dimensões e perspectivas’ e ‘Forças Armadas, Defesa e Segurança Internacional’. Bolsista de Produtividade 2 pelo CNPq. Foi assessor da Comissão Nacional da Verdade.

Formulário de inscrições: https://forms.gle/7uq9Etbx7P29nzyb9