PALESTRA 2024 DO PPGRI COM O PROF. DR. JAYESH RATHOD

28 de fevereiro de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida para a palestra “Saída Pressionada”, ministrada pelo Prof. Dr. Jayesh Rathod, da American University (AU), localizada em Washington, D.C.

Na palestra, o Prof. Jayesh Rathod propõe a discussão de uma categoria migratória que recebe pouca atenção: os cidadãos dos Estados Unidos que são obrigados a partir permanentemente do seu pais devido a condições de vulnerabilidade. Evitando o uso do termo genérico “expatriado”, o Professor Rathod argumentará que estes cidadãos dos EUA são descritos com mais precisão como “migrantes pressionados” que saem devido a maus-tratos com base na sua identidade, lacunas na rede de segurança social ou preocupações com a deterioração de condições socias e políticas nos Estados Unidos. Ao concentrar-se nestes migrantes, o Professor Rathod espera teorizar e fornecer um léxico para um subtipo de mobilidade humana que se situa entre a migração involuntária e a voluntária.

O Prof. Jayesh dirige a Clinica de Justiça do Imigrante, no Washington College of Law da AU, onde também ensina. Já esteve na UEPB em 2016, como Fulbright Scholar, quando ensinou cursos de Direito Migratório e Política Migratória Comparada. Tem artigos publicados em periódicos como Columbia Law Review, Yale Law Journal Forum e U.C. Irvine Law Review. Por ser fluente em Espanhol e Proficiente em Portugues, sua palestra não precisa de tradução.

Local: auditório do câmpus V

Cidade: João Pessoa – PB

horário: 14h

Inscrição até 11/03

Formulário de inscrição: https://forms.gle/td1fE4nCbMmvGAwQ6

Observação: serão emitidos certificados de 02 horas aula.