Palestra Bringing War Back In: Guerra e Formação dos Estados na America Latina do séc. XIX

16 de maio de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida para a palestra online no You Tube “Bringing War Back In: Guerra e Formação dos Estados na America Latina do séc. XIX”, ministrada pelo Prof. Luis Schenoni,  Assistente e Diretor do Programa de Estudos em Segurança do Departamento de Ciência Política do University College London, no dia 24/05, às 14h.

Bringing War Back In (Cambridge University Press, 2024), novo livro de Luis Schenoni, revisita a ligação entre a guerra e a construção do Estado, oferecendo um relato que se enquadra num caso difícil da teoria belicista da formação do Estado: a América Latina.

Em contraste com os estudos contemporâneos que se centram na mobilização em tempo de guerra e na forma como as guerras mataram Estados fracos, este livro analisa os efeitos persistentes que os resultados imprevisíveis da guerra têm sobre a capacidade do Estado numa fase pós-guerra. Na América Latina do século XIX, os estados sobreviveram sistematicamente a guerras frequentes e severas. Isto proporciona um cenário ideal para comparar os efeitos duradouros dos resultados da guerra. Trazendo a guerra de volta combina vários métodos de ciências sociais para fornecer um quadro abrangente da formação do Estado nesta região que seja acessível a leitores de todas as disciplinas. Aproveitando estatísticas e evidências de arquivo, o livro mostra como as ameaças internacionais desencadearam sistematicamente a construção do Estado e como vencedores e perdedores foram colocados em trajetórias divergentes que se tornaram rígidas num século XX pacífico. No geral, o livro oferece uma explicação nova e convincente para a variação na capacidade estatal que vemos hoje, tanto na América Latina como fora dela.

A palestra será em espanhol.

24 de Maio, às 14h. online. https://www.youtube.com/watch?v=e49wNL7-T90

Link de inscrição: https://forms.gle/jHeF1cmzuJ3YP7JJ7

Será disponibilizado o certicado aos participantes.