XXVIII CBA – Congresso Brasileiro de Agronomia

25 de outubro de 2013

O XXVIII CBA – Congresso Brasileiro de Agronomia, o maior e mais tradicional evento da Agronomia Brasileira (desde 1935), será realizado em Cuiabá nos dias 19 a 22 de Novembro de 2013 no Centro de Eventos Pantanal, com público estimado de 2000 participantes.

A agronomia tem muito a se orgulhar por ser uma tradicional provedora de soluções para o mundo e muito a se preocupar com a confluência de crises sistêmicas como a alimentar, a econômico-financeira, a ambiental e a energética, obrigando-nos a oferecer respostas rápidas, interdependentes, e articuladas.

E é neste contexto, que o tema central deste XXVIII CBA – SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, pretende ser o amálgama e a convergência deste singular momento que vive a humanidade e a agronomia em especial, na busca de soluções integradoras. Vivemos sob a égide do consumidor, que exige de todos nós alimentos saudáveis e nutritivos, sem perder de vista o respeito à sustentabilidade econômica, ambiental e social dos empreendimentos e seus atores.

Iremos trabalhar no tema de agregação de valor e qualidade aos produtos da agricultura com foco nos instrumentos que a agronomia tem, mas desarticulados, como, o receituário agronômico, a anotação de responsabilidade técnica, os licenciamentos ambientais e sanitários, os protocolos de rastreabilidade, conformidades, certificação, saúde e segurança ambiental no trabalho, etc… O tema das responsabilidades sociais.

A responsabilidade profissional nunca esteve tão em pauta no mundo e em especial no Brasil será um tema importante do evento.
A legislação e a aspiração da sociedade, visando a garantia de proteção à vida, ao meio ambiente, aos direitos sociais e econômico exige a efetiva participação preventiva e consciente dos profissionais. Portanto, é fundamental que o profissional esteja atento à obrigatoriedade de observância das suas responsabilidades, sejam técnicas, sociais, éticas, civis, penais e criminais, danos a terceiros entre outras, pois elas colocam o profissional em julgamento, com possibilidade de rito sumaríssimo, inclusive com inversão do ônus da prova.

Segue link do evento: http://www.congressodeagronomia.com/