PPGCA

PPGCA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Corpo Docente

Docentes Permanentes:

Data da última atualização 09/09/2022.

Dr. Alberto Soares de Melo (UEPB)


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2007). Pós-doutorado Sênior na área de Engenharia Agrícola pela UFC (2021-2022). Foi bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq e Professor de Fruticultura, Agricultura I e Olericultura da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Engenharia Agronômica. É professor Associado da Universidade Estadual da Paraíba. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) de 2010 a 2020. Participa como docente permanente do PPGCA da UEPB/Embrapa Algodão e colabora com o Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFCG. É bolsista do CNPq – PQ 2 desde 2014. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola/Engenharia Agronômica, atua nos seguintes temas: Ecofisiologia de Plantas Cultivadas em Ecossistema do Semiárido, Manejo de Irrigação em Fruticultura Tropical e Culturas Anuais, com ênfase no Uso Eficiente da Água, Elicitores no Mecanismo do Estresse Hídrico e diagnóstico de estresse hídrico vegetal por termografia. Participa da Rede de Pesquisa Feijão-Caupi liderada pela Embrapa Meio-Norte, com interação de diversos Pesquisadores do Brasil e do exterior. Como ações visando internacionalização das pesquisas, coordena o projeto Universal (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados), com integrantes da UEPB, UFCG, UFS e da University of Limpopo, África do Sul. Ainda como atividade internacional, é editor convidado da edição Horticultural Crops under Stresses (2022) da revista Plants (ISSN 2223-7747 e JCR 3,935). Ainda na atuação de C, T & I, entre 2012 e 2018 participou da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-graduação da área de Ciências Agrárias I da CAPES. Atua como membro do comitê Institucional de Iniciação Científica da UEPB, UFCG e Embrapa Algodão. Participou da gestão da Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro de 2015 a 2017. É membro do Conselho Editorial da Editora Científica da UEPB. Também colabora como revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais na área de Ciências Agrárias. Nos últimos 10 anos, tem atuado como assessor Ad Hoc em órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FACEPE e FAPESQ-PB). Em busca da Base Scopus, 28 de junho de 2022, as métricas indicam 68 artigos com 606 citações e índice H=15, sendo o somatório dos fatores de impacto (JCR-Web of Science) de 74,16. Já no quinquênio, incluindo o ano de 2022, foram 37 artigos publicados com somatório dos fatores de impacto (JCR) de 62,04, o que evidencia o crescimento qualitativo e quantitativo da produção. Outra relevância é a média dos 4 artigos mais citados igual a 48,75 e o impacto da produção ponderada (FWCI) top 5+ de 2,254, ressaltando o quanto essas publicações foram mais citadas em relação à média de seu campo de atuação.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Carlos Alberto Domingues da Silva (Embrapa)


Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1986) possuí mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e especialização em gestão pela Fundação Dom Cabral (2009). Aprovado no concurso público da Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (FAMESF) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em 21 de março de 1994 desempenhou a função de professor assistente ensinando fitossanidade por um ano, quando se desligou para assumir o cargo de pesquisador da Embrapa. É pesquisador da Embrapa Algodão desde 22 de dezembro de 1994 até os dias atuais. Nessa instituição de pesquisa desempenhou a função de Chefe Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento no período de março de 2008 até julho de 2013. Convidado para atuar como professor do curso de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em agosto de 2010 ensina entomologia agrícola dentro da disciplina de fitossanidade de plantas bioenergéticas. Coordenou, participou e participa de diversos projetos de pesquisa relacionados ao manejo integrado de pragas do algodoeiro em parceria com empresas públicas e privadas do Brasil, além de colaborar com projetos de cooperação internacional com países da África. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente com controle biológico e resistência de plantas a insetos.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Carlos Henrique Salvino Gadelha Meneses (UEPB)


Carlos Henrique Salvino Gadêlha Meneses possui título de bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (modalidade genética) pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), mestrado em Agronomia (modalidade biotecnologia e melhoramento vegetal) pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-Doc da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Agrobiologia – FAPERJ), em 2010, teve experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente no seguinte tema: Genômica funcional de microorganismos. Pós-Doc pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Fixação Biológica de Nitrogênio (2011) atuou no desenvolvido pesquisas na área de genômica, onde participou do projeto Riogene que sequenciou o genoma da bactéria diazotrófica endofítica Gluconacetobacter diazotrophicus. Hoje é professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba onde atua em projetos que envolvem a fase pós-genômica da interação da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus com arroz e o efeito mitigador dessa bactéria em arroz vermelho sob condições de deficiência hídrica; também atua na área de biotecnologia, desenvolvendo bactérias geneticamente modificadas, isolando e caracterizando sequências por meio de metagenômica e desenvolvimento de biomoléculas de interesse biotecnológico. Atua no Programa de Melhoramento Genético do arroz para região Nordeste com ênfase em Agrigenômica aplicada a arroz, caracteres quantitativos, melhoramento e variabilidade. Possui diversas colaborações internacionais com grupos de pesquisa dos Colômbia, Argentina e Alemanha.

Clique aqui – Currículo Lattes

Drª. Elida Barbosa Corrêa (UEPB)

É graduada em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2006) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências Agronômicas, na área de concentração de Proteção de Plantas, com doutorado sanduíche na University of Guelph, Canadá. Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desenvolvendo pesquisa na área de controle biológico de doenças de plantas (controle biológico da podridão vermelha do sisal). Tem experiência na área de Agronomia e Agroecologia, com ênfase em Proteção de Plantas, trabalhando com o Manejo Ecológico de Doenças de Plantas. Atualmente é professora na Universidade Estadual da Paraíba ,atuando no Ensino (nível técnico, superior e pós-graduação), Pesquisa e Extensão. Participa da Comissão de Orgânicos da Paraíba e coordenou o Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Evandro Franklin de Mesquita (UEPB)

Possui graduação em agronomia (1998), mestrado em Gestão do Solo e da Água (2005) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia Agronômica, área de concentração: Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) . Sou professor e pesquisador Doutor Associado A DE da Universidade Estadual da Paraíba, atuando na área de ensino nos seguintes componentes curriculares: Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral Vegetal, Estatística Geral e Experimental no Curso de Graduação em Ciências Agrárias e Agronomia, na Especialização em Sistemas de Produção Sustentáveis ​​para o Semiárido e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias/UEPB e Horticultura Tropical/UFCG/Pombal. Além disso, desenvolvo pesquisas nas linhas de pesquisa no manejo adequado do solo e da água, uso racional da água no semiárido, nutrição mineral de plantas, experimentação agrícola e aspectos fisiológicos de plantas relacionados a condições externas adversas, bióticos e estresses abióticos.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Francisco José Correia Farias (Embrapa)

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão (1983), Especialização em Genética de Arroz pelo International Rice Research Institute – Filipinas (1988), Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (1995), Doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós Doc pela Texas A&M University, USA (2011 -2012). Professor Permanente do Programa Pós Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, sendo responsável pela programação do Melhoramento do Algodoeiro para as condições do Semiárido. É membro do CTI( Comitê Técnico Interno ) da Embrapa Algodão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: gossypium hirsutum, algodoeiro, melhoramento genético, doenças do algodoeiro, precocidade, qualidade de fibras e estabilidade produtiva. Possui 10 capítulos de livros e mais de 70 artigos publicados em revistas indexadas, alguns classificados em A1 e A2 pelo Cnpq-Capes. Atualmente é lider do Projeto : SISTEMAS INTEGRADOS PARA O CULTIVO DE ALGODOEIRO HERBÁCEO COM CULTURAS ALIMENTARES NO SERTÃO PARAIBANO (Código SEG: 30.21.90.086.00.00) e responsável por 3 atividades de pesquisa do Projeto: DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO PARA SOLUÇÕES DE DESSAFIOS EM SISTEMAS PRODUTIVOS COM O ALGODOEIRO NO BRASIL (Código SEG: 20.19.01.010.00.000) e membro do Conselho Gestor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UEPB.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Hermes Alves de Almeida (UEPB)

Doutor em Agronomia, área de concentração Agrometeorologia/Irrigação e Drenagem, pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Botucatu, SP, Mestre em Agronomia, área de concentração Agrometeorologia, Universidade de São Paulo (USP)/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba, SP, e Graduado em Meteorologia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campina Grande. Pesquisador Científico nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais, Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC/CEPLAC), Órgão da Administração Direta do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (1979/2002), onde exerceu vários cargos de Coordenação de Pesquisa (Chefe de divisão, Líder de Programas de pesquisa, Autor/Coordenador de projetos de pesquisa, dentre outras). Professor efetivo de Irrigação e Drenagem, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, de 09/1997 a 06/2002. Professor Associado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, desde 06/2002), do Campus de Campina Grande, PB, no Departamento de Geografia e Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UEPB) e em Ciências Agrárias. Pesquisador da área de Climatologia Aplicada e Geográfica, água e alternativa hídrica sustentável/regional e em áreas afins. Chefe dos Departamentos de História e Geografia (2008/10) e de Geografia (2010/12), Proponente e coordenador Adjunto do curso de Lato Senso GeoAmbiência e Recursos hídricos do semiárido (2010/14). Orientador Acadêmico, Líder de grupo de Pesquisa GeoAmbiência CNPq/UEPB e Editor Assistente da Revista Agriambi e revisor de várias revistas científicas. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq- Nível 2 e Coordenador Adjunto do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (2017 a 2021). Bolsista Pós-doutorado Sênior CNPq (set/2021 a ago/2022).

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. José Félix de Brito Neto (UEPB)

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (2006), Mestre em Manejo de Solo e Água pelo Centro de Ciências Agrárias-UFPB (2009), Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Faculdade de Ciências Agronômicas (2011) campus de Botucatu-SP. Atuando na área de Fitotecnia, Química e Fertilidade, nutrição de plantas. Atualmente é professor adjunto Dr. T-40 da Universidade Estadual da Paraíba, Campus II, Lagoa Seca. Professor titular do Programa de Pós Graduação (mestrado) em Ciências Agrárias da UEPB/EMBRAPA.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. José Jaime Vasconcelos Cavalcanti (Embrapa)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1987), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1997) e doutorado em Biologia molecular – University of Reading, Inglaterra (2004). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando como coordenador do Projeto Plataforma de desenvolvimento de algodoeiro transgênico resistente ao bicudo na Embrapa Algodão, e professor do curso de pós-graduação em ciências agrárias, da disciplina de Genética Quantitativa, da Universidade Estadual da Paraíba. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em melhoramento genético de plantas, principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético do algodão, genética quantitativa, transgenia, genética molecular e estatística genômica.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Josemir Moura Maia (UEPB)

Professor da UEPB (Campus IV) desde 2012 com Doutorado e Pós-Doutorado em Bioquímica Vegetal pela UFC. Atua na UEPB como: Coordenador de Empreendedorismo INOVATEC/UEPB; Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA-Conceito 4 CAPES); Coordenador do Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal (LAPROV); Líder de Grupos de Pesquisa do CNPq. Com parcerias nacionais e internacionais é líder de projetos de pesquisa e inovação tecnológica, autor de patentes, artigos científicos e livros.

Clique aqui – Currículo Lattes

Drª. Liziane Maria de Lima (Embrapa)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (1996), especialização em Bioquímica da Nutrição (1998) e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Estágio Complementar – Research Institute Rothamsted (2002). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Algodão, docente permanente e coordenadora (pela Embrapa) do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias da UEPB/Embrapa Algodão (Associação Tipo Ampla). É membro do Comitê Técnico Interno (CTI), membro da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) e supervisora do Laboratório de Biotecnologia. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: clonagem gênica, isolamento de promotores de plantas, genes de tolerância e estresses bióticos e abióticos, transformação genética de plantas, proteínas de defesa de plantas, enzimas digestivas de insetos e marcadores moleculares.

Clique aqui – Currículo Lattes

Drª. Nair Helena Castro Arriel (Embrapa)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Em 1987 ingressou como pesquisadora na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, exerceu o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (08/2007 a 03/2008) e Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios (03/2009 a 05/2010). Atuou como responsável junto ao MAPA fornecendo informações sobre zoneamento da cultivar de algodão (2009 a 2013), Supervisora III do Núcleo Temático de Agricultura Familiar da Embrapa Algodão (03/2008 a 02/2009) e Supervisora II do Núcleo de Pesquisa de Gergelim (04/2011) a 02/2012). Presidente da Comissão Interna de Iniciação Científica ? bolsas PIBIC/Embrapa Algodão, 2007/2008. Presidente da Comissão de Auditoria Técnica do Projeto Produção Integrada de Amendoim nos Estados de SP, CE e PB (06 a 08/2007). Presidente por duas vezes do Comitê Local de Propriedade Intelectual da Embrapa Algodão (de 09/2007 a 04/2008; 08/2009 a 05/2010). Curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de Cártamo Gergelim e Faveleira. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB e do programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba : PPGCAG UEPB/EMBRAPA ? UEPB/ DISCIPLINA: Recursos genéticos de culturas bioenergéticas para o Semiárido nordestino. Coordena projetos na área de Recursos Genéticos cujo projeto é componente do Portfólio Gestão Estratégica de Recursos Genéticos para Alimentação, a Agricultura e a Bioindústria da Plataforma da Rede Nacional de Recursos Genéticos Vegetais; Melhoramento de plantas e Sistemas agroecológicos, atuando principalmente com as culturas do gergelim, amendoim, algodão e mamona. Coordenou o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão e o Projeto Algodão agroecológico em consórcios agroalimentares (2015 a 2020). Coordena o Programa de Melhoramento da Cultura do gergelim e atualmente exerce o cargo de Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, Campina grande-PB.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Paulo Ivan Fernandes Júnior (Embrapa)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Concluiu o doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Agronomia -Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2009. Atualmente é pesquisador A da Embrapa atuando na Embrapa Semiárido em Petrolina, PE. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em microbiologia do solo e ambiental.

Clique aqui – Currículo Lattes

Docentes Colaboradores:

.

 

.

 

Traduza este site