PPGCA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias abre seleção com 19 vagas para turma do mestrado 2024.1

25 de janeiro de 2024

O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Embrapa Algodão, abriu um novo processo seletivo para admissão no semestre letivo 2024.1 para discentes que pretendem ingressar na próxima turma do mestrado.

Ao todo, estão sendo ofertadas 19 vagas, sendo 12 para ampla concorrência, quatro para candidatos negros, pretos e pardo, quilombolas, ciganos, indígenas e pessoas trans; uma para para pessoas com deficiência (PCD), além de duas vagas para candidatos com vínculo empregatício efetivo na UEPB portadores de diploma de graduação.

Para o curso de mestrado exige-se graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) da grande área de Ciências Agrárias, tais como, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Agroecologia, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, cursos de Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Agrárias, Biologia e Agroindústria.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 24 de janeiro a 23 de fevereiro, com o envio da documentação exigida pelo edital para o e-mail: selecao.ppgca.uepb@gmail.com. Os documentos devem ser enviados em arquivo único em extensão PDF, sendo eles: cópia de identificação com foto (RG, CNH), formulário de inscrição, histórico escolar do curso de graduação, cópia do Currículo Lattes, Autodeclaração Étnico Racial ou de Gênero para os candidatos que concorrem nas cotas afirmativas, entre outros.

O processo seletivo constará de três etapas, sendo a primeira delas uma prova de conhecimentos, classificatória ou eliminatória a ser realizada no dia 1º de março. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ainda se submeter a uma entrevista e análise de currículo. O resultado final será divulgado no dia 26 de março.

Os candidatos classificados no processo seletivo deverão comparecer à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias para realizar a matrícula nos dias 1º e 2 de abril, munidos de cópias e originais dos documentos exigidos pelo edital.

O mestrado em Ciências Agrárias estrutura-se na área de Concentração “Agrobioenergia e Agricultura Familiar”, com três linhas de pesquisa, que são: “Energias Renováveis e Biocombustíveis”; “Agricultura Familiar e Sustentabilidade”; e “Biotecnologia e Melhoramento Vegetal”. Confira o edital da seleção AQUI.

Traduza este site