PPGCA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Histórico e contextualização do programa

O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), implantado em 2010, é um programa realizado em associação do tipo ampla com a Embrapa Algodão localizada no município de Campina Grande (PB) recomendado e homologado pelo CNE (Port. MEC 1045, de 18/08/2010, DOU 19/08/2010, sec 1 pg. 10.). A UEPB, por sua tradição no campo do ensino, é a Instituição promotora e, como tal, responsável pela gestão acadêmica do programa. A Embrapa Algodão, como corresponsável, além da cessão de pesquisadores para a tarefa de ensino e orientação, assegura assistência aos discentes em suas instalações e ambiência para a pesquisa laboratorial e de campo.

A vida acadêmica do aluno (inscrição para seleção, seleção, matrículas, histórico, etc.) é centralizada na UEPB, com sede no Campus I, localizado no município de Campina Grande (PB). As disciplinas obrigatórias e optativas são ofertadas na UEPB – Campus I e na Embrapa Algodão, de modo a não comprometer o planejamento do aluno e a operacionalidade do próprio curso.

O PPGCA tem com estrutura uma área de Concentração (Agrobioenergia e Agricultura Familiar) e três linhas de Pesquisa que dão enfoque aos diversos aspectos da agricultura, notadamente no semiárido brasileiro, as quais discutem as problemáticas desse ecossistema: a) Energias Renováveis e Biocombustíveis; b) Agricultura Familiar e Sustentabilidade; c) Biotecnologia e Melhoramento Vegetal.  É realizado em regime semestral, com duração prevista de dois anos. Nesse período, o aluno deve cumprir um total de 24 créditos, sendo 12 de disciplinas obrigatórias (Fisiologia Vegetal, Metodologia Científica e Estatística Aplicada às Ciências Agrárias) e 12 de disciplinas optativas. As disciplinas optativas oferecem aos discentes formações distintas nas respectivas linhas de pesquisas.

Traduza este site