PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Produtos Educacionais

2023


Discente TítuloOrientador

2022


Discente TítuloOrientador
Antonio Dantas Lopes FilhoA PRODUÇÃO DO QUEIJO DE COALHO DE MOCÓ: uma sequência didática para o ensino do conteúdo proteínas, com enfoque CTSCristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.
Arethusa Sinéia Tavares de FreitasUTILIZAÇÃO DE BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONALMárcia Adelino da Silva Dias
David Severo do Nascimento JúniorGeometriRA: O APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA E SUA PROPOSTA DIDÁTICAHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Fernanda Abrantes de AlmeidaESTUDO DAS SOLUÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DE UM LIVRO DIGITAL NAS AULAS REMOTASZélia Maria de Arruda Santiago
Greyce Michelinne Rocha MartinsALICE E OS CONJUNTOS NUMÉRICOSJohn Andrew Fossa
Joelma Rejane dos Santos Nascimento de MirandaO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO SEXTO ANOEduardo Gomes Onofre
Leonardo Lucio CarvalhoSABERES E FAZERES: A CULTURA DA BANANA COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Littyanni Marcela Brito Vilar de AndradeUM PANORAMA DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS ENVOLVENDO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Luciano Gomes SoaresPROEDUMAT: Guia com possibilidades para a produção de significados em aulas de MatemáticaJosé Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Fabiano Oliveira MangueiraGAMIFICAÇÃO, PERSPECTIVAS E APLICAÇÃO - UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE GAMIFICADA EM MATEMÁTICA SOBRE AS PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROSCibelle de Fátima Castro de Assis
Maria Elizabeth de Oliveira FélixTEMAS GERADORES NA QUÍMICA ORGÂNICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Renato Duarte GomesENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 2o GRAU: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASRoger Ruben Huaman Huanca
Silmara Benigno SoaresAção de Formação sobre planejamento de uma aula com o Tangram: uma sequência didática para o desenvolvimento de competências docentesCibelle de Fátima Castro de Assis
Vilalba Andréa Vieira de LucenaUTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHO NAS AULAS DE MATEMÁTICAPedro Lucio Barboza

2021


Discente TítuloOrientador
Danielle Raissa Silva MarquesCORDELAGEM COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIASMárcia Adelino da Silva Dias
Fernando Rodrigues TavaresTRABALHANDO A PEDAGOGIA VISUAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA INCLUSIVA COM ALUNOS SURDOSZélia Maria de Arruda Santiago
Francisco Diniz JúniorPROPOSTA DE ENSINO: FORMULANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DE PANFLETOSCibelle de Fátima Castro Assis
Genilson Viana da SilvaMETODOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PROPOSIÇÃO DE UM DISCURSO POLÊMICOPedro Lucio Barboza
Janaina Guedes da SilvaAprendizagem Baseada em Problemas na perspectiva da Sala de Aula Invertida: uma proposta no Ensino de FísicaAna Raquel Pereira de Ataíde
Janaína Teodoro dos Santos GalvãoConstruindo significados para o Teorema de Pitágoras acerca de uma sequência didáticaPedro Lucio Barboza
João Pedro Gomes Alves FerreiraENSINO DIALÓGICO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSMarcelo Gomes Germano
Magiane do Rêgo SantosUTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BIOTECNOLOGIAMarcia Adelino da Silva Dias
Magna Cely Cardoso de Lima AlmeidaASTRONOMIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM TEATRO DE FANTOCHES Alessandro Frederico da Silveira
Marcelo Gomes dos SantosNOÇÕES DE FÍSICA MODERNA: TÓPICOS DE RELATIVIDADE RESTRITAAna Raquel Pereira de Ataíde
Marcos dos Santos NascimentoARQUITETURA INDÍGENA NO ESPAÇO URBANO: DOS TRAÇOS URBANOS AOS TRAÇADOS GEOMÉTRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICAZélia Maria de Arruda Santiago
Maria Aparecida Almeida ArrudaA VEGETAÇÃO DO BIOMA CAATINGA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIAHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Maria Zilanda de Andrade LeonardoSITE: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETROHelber Rangel Formiga
Leite de Almeida
Mayara Gomes da SilvaA TERMODINÂMICA DA VIDA NUMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE BIOFÍSICAKarla Patrícia de Oliveira Luna
Stephanie Karine Guerra VasconcelosPROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO) Paulo César Geglio
Terezinha Nair Alves PereiraEstratégia de direcionamento para ensino de Zoologia: classe InsectaKarla Patrícia de Oliveira Luna
Yuri Demis Wanderley Santos Araújo
POLUIR POR QUÊ?Cidoval Morais de Sousa

2020


Discente TítuloOrientador
Andrezza Farias VianaPROPOSTAS PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAISJosé Joelson Pimentel de Almeida
Edmaylson Jóia LeandroTECLABIO – LABORATÓRIO VIRTUAL DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIAPaulo César Geglio
Edson Américo da SilvaUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIALRoger Ruben
Huaman Huanca
Eduardo Adelino FerreiraMETODOLOGIA WEBQUEST: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA E A APRENDIZAGEM COLABORATIVAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Geraldo Damião de MedeirosCURTUME ARTESANAL: Diálogos com os saberes científicos e escolaresFrancisco Ferreira Dantas Filho
Lidiana dos SantosMATÉRIA E ENERGIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALAna Raquel Pereira de Ataíde
Mariana de Souza GomesPLANO DE GERENCIAMENTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAMárcia Adelino da Silva Dias
Noemita Rodrigues da SilvaUM PORTFÓLIO DIFERENTE: A GEOMETRIA ESCRITA DA SUA FORMAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Osilene Bezerra GrangeiroENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO VIA EXPLORAÇÃO-RESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Paulo Deyvity Rodrigues de SousaGASES E CANÇÕES: ENSINE QUÍMICA POR MEIO DA MÚSICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Rafaela Medeiros da SilvaA DISCALCULIA E SUAS DIFICULDADES DE APREDIZAGEM NA DISCIPLINA MATEMÁTICAPedro Lúcio Barboza
Renata Ranielly Cabral da SilvaENSINO E APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Vanessa Lays Oliveira dos SantosSOROBAN: FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOSMarcus Bessa de Menezes
Vilmara Luiza Almeida CabralSABERES DOCENTES EM MATEMÁTICA MOBILIZADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIOMaria Alves de Azerêdo
Wanderlânyo de Lira BarbozaENSINO DE GEOMETRIA E TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA PROFESSORESJosé Joelson Pimentel de Almeida
Wellson de Azevedo AraújoLABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA E A PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM ESTUDO DO MULTIPLANO EM CONEXÃO COM A BNCCAníbal de Mezes Maciel

2019


DiscenteTítuloOrientador
Alberto Ferreira de OliveiraA CONSTRUÇÃO DO SCREENCAST NO ENSINO DE FÍSICAMarcos Antônio Barros Santos
Alecio Soares SilvaSequências Didáticas como Indutoras na Formação de Conceitos de Matemática OlímpicaJose Lamartine da Costa Barbosa
Ana Paula Florencio Ferreira PontesSUGESTÕES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICAPedro Lúcio Barboza
Aridelson Joabson Almeida de OliveiraTECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: Práticas para o planejamento e avaliação no fazer docente AridelsonZélia Maria de Arruda Santiago
Carla Valéria Ferreira TavaresSEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: EXPERIMENTOS COM ONDAS SONORASMarcelo Germano Gomes
Dustimar de Oliveira BatistaO USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO SOBRE HERANÇA CONSANGUÍNEAMárcia Adelino da Silva Dias
Gilmar Bezerra de LimaA MATEMÁTICA APLICADA NA CONFECÇÃO DE ROUPAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAníbal de Menezes Maciel
Isnara Mendes LinsOS JOGOS MATEMÁTICOS E SUAS POTENCIALIDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Janaina Alves BotelhoGUIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ATENDEM AS HABILIDADES PROPOSTAS NA BNCC - GUIAHPCibelle de
Fátima Castro de Assis
João Genarte de Araújo Cavalcante NetoCARTILHA DO EDUCADOR PROJOVEM URBANOEduardo Gomes Onofre
Maria das Neves de Araújo LisboaMatemática e Surdez: Descobrindo um novo mundoEduardo Gomes Onofre
Maria Elidiana Onofre Costa Lira Batista Proposta didática para ensinar os conceitos elementares da matéria com enfoque sociocultural a partir da temática produção artesanal de queijo coalhoFrancisco Ferreira Dantas Filho
Maria Islany Caetano de SouzaTEXTOS DE OUTROS CONTEXTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
Marivânia Cavalcanti FerreiraENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino FundamentalEduardo Gomes Onofre
Misleide Silva SantiagoEducação financeira na escola: escutando os alunosZélia Maria de Arruda Santiago
Railson Cidennys Lourenço LeiteEDUCAÇÃO AMBIENTAL: despertando da consciência crítica sobre as questões ambientais ProdutoPaulo César Geglio
Sídney Moreira da CostaEXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS E TANGRAMSilvanio de Andrade
Simone Nóbrega CatãoLEITURA DE LEDORES COM CEGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: ORIENTAÇÕES BÁSICASEduardo Gomes Onofre
Thaís Silva AraújoA ANÁLISE REAL COMO SUBSÍDIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Ubiratan Leal de OliveiraHISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE: PERIGOS E BENEFÍCIOS À SOCIEDADEMarcos Antônio Barros Santos
Wellison Gomes CasadoPOSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGENS DA MATEMÁTICA FINAN-CEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPedro Lucio Barboza

2018


DiscenteTítuloOrientador
Amanda Ricelli de Almeida Nunes GomesCADERNO PEDAGÓGICO REFLEXIVIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIASMárcia Adelino da Silva Dias
Ana Lúcia da SilvaPROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA NO CONTEXTO DO JOGO DIGITAL MINECRAFTFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Ana Patrícia Martins BarrosGEOMETRIA MOLECULAR: A QUÍMICA ALÉM DA VISÃOFrancisco Ferreira Dantas Filho
Christianne Torres Lira FariasRECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO José Lamartine da Costa Barbosa
Cybelle Diniz Cavalcanti TravassosAversão Matemática ou Matofobia: causas, efeitos e superaçãoJosé Joelson Pimentel de Almeida
Daiana Estrela Ferreira Barbosa ddREFLEXÕES E ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES NO INÍCIO DA CARREIRAPedro Lucio Barboza
Danielly Silva Ramos AlmeidaSequência didática como proposta para inserção da Educação Ambiental no ensino médioMárcia Adelino da Silva Dias
Elcio Silva BatistaEducação em Saúde: uma prática possível em contextos escolaresMárcia Adelino da Silva Dias
Elionora Ramos FariasA Utilização dos Jogos na Sala de Aula: Planejamento, Prática e ReflexãoSilvanio de Andrade
Elson Fernando Damaso de AraujoDE OERSTED A BIOT-SAVART: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DOS PRINCÍPIOS DO ELETROMAGNETISMOMarcos Antônio Barros Santos
Francisco Guimarães de AssisPROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ENVOLVENDO O EIXO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃOJosé Joelson Pimentel de Almeida
Genailson Fernandes da CostaAPRENDIZAGEM COLABORATIVA COM USO DE UM BLOG: Ensino de geometria na educação de jovens e adultosZélia Maria de Arruda Santiago
Ivaldy José Nóbrega BarretoCartilha de Montagem de um fogão solar de baixo custoMarcelo Gomes Germano
Ivan Bezerra de SousaEmpreendedorismo e Função Afim: Contextos Cotidianos e Aulas InvestigativasJosé Joelson Pimentel de Almeida
José Laelson Gomes CruzUma proposta de atividades de geometria envolvendo registros de representação semióticaJosé Joelson Pimentel de Almeida
José Nilson de AraújoCOTIDIANO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Leandro Mário Lucas„O CACHORRO E OS BODES‟: UM JOGO PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAISFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Lijecson Souza dos SantosUSO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA COM ALUNOS SURDO E OUVINTESEduardo Gomes Onofre
Luiz Carlos Carneiro GenuinoNATUREZA DOS FENÔMENOS LUMINOSOS OPONENTES EM FERMAT & DESCARTES: Estudo histórico divulgado em cartilhaMarcos Antônio Barros Santos
Maelson da Silva OliveiraUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS POLIEDROS DE PLATÃOJosé Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Antônio Petrucci de AssisRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E GRUPO DE ESTUDOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICORoger Ruben Huaman Huanca
Marinaldo Magalhães DantasAs Misteriosas Interações GênicasKarla Patrícia de Oliveira Luna
Marlon Tardelly Morais CavalcanteNeurociência, Games e/ou Gamificação: Novas Possibilidades no Ensino de MatemáticaFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Michelly de Carvalho FerreiraTAREFAS DIDÁTICAS COM USO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PROPOSTAS EM CONSONÂNCIA COM O ENEMMárcia Adelino da Silva Dias
Pedro Eduardo Duarte PereiraMÚSICA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICAZélia Maria de Arruda Santiago
Rejane Maria da Silva FariasO Legado Científico de Marie Curie: Perspectivas e Dificuldades da Mulher na CênciaMarcos Antônio Barros Santos
Valdecir Manoel da SilvaInserção da Música no Ensino de QuímicaFrancisco Ferreira Dantas Filho
Valdson Davi Moura SilvaUMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICAJosé Lamartine da Costa Barbosa
Virgínia Eugênia da SilvaMatematizando no Universo das LibrasEduardo Gomes Onofre
Wellton Cardoso PereiraProposta de Ensino de Matemática no Contexto do Projeto Agente Jovem: Formulação e Resolução de Problemas e o Consumo Consciente de ÁguaCibelle de Fátima Castro de Assis

2017


DiscenteTítuloOrientador
Adriana da Silva Velozo BezerraCONCEITO E REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÃO VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: UM TRABALHO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃOSilvanio de Andrade
Ailton Diniz de OliveiraROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESPECTIVA TECNOLOGICA ASSOCIADA AO ENSINO DE FUNÇÕESJosé Lamartine da Costa Barbosa
Alan de Angeles Guedes da SilvaO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOQUÍMICA CELULARMárcia Adelino da Silva Dias
Albanery Rejane Cordeiro de Araújo CostaATIVIDADE EXPERIMENTAL NO CONTEXTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIASMorgana Lígia de Farias Freire
Alexandre Vieira BeltrãoAtividades Experimentais no Ensino de CiênciasAna Raquel Pereira de Ataíde
Anderson de Araújo NascimentoDESAFIANDO NOSSO PENSAMENTO MATEMÁTICOKátia Maria de Medeiros
Bruna Tayane da Silva LimaProposta de ensino de química orgânica para alunos com deficiência visual:
Desenhando prática pedagógica inclusiva
Eduardo Gomes Onofre
Carlos Helaidio Chaves da CostaAPOSTILA PARA DESENHO DE ESTRUTURAS COM O PROGRAMA MARVINSKETCHFrancisco Ferreira Dantas Filho
Christiano Cordeiro SoaresTecendo saberes etnomatemáticos: um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-LesteEduardo Gomes Onofre
Dennefe Vicencia BenditoMapas Conceituais e Uma Nova Dinâmica Para o Ensino de Ciências: Teoria, Prática e Aprendizagem SignificativaPaulo César Geglio
Fábio Alexandre SantosEXPRESSÕES QUÍMICAS SINALIZADAS NAS MÃOS DE INTÉRPRETES DE LIBRASEduardo Gomes Onofre
Francisco Michell Silva ZacariasUso das TIC como Ferramenta Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem em EletroquímicaFrancisco Ferreira Dantas Filho
Hebber Kennady Martins dos SantosPONTO, RETA E PLANO EM AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRA: CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS – PARÁAbigail Fregni Lins
Joselito Elias de AraújoUm estudo dos registros de representação semiótica aplicado a problemas da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (obmep).José Lamartine da Costa Barbosa
Karla Cristina AvelinoSequência Didática Investigativa para o Ensino de Ondas SonorasAna Raquel Pereira de Ataíde
Kátia Pereira DuarteUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICAPedro Lúcio Barboza
Késia de Mélo HermenegildoOS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA A INTEGRAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO EM MATEMÁTICA COM RECURSOS DA GEOMETRIA DINÂMICACibelle de Fátima Castro Assis
Leonardo Augusto de Figueiredo GomesO Aplicativo Matrix como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem nas Aulas de Matrizes e DeterminantesMarcus Bessa de Menezes
Ligiane Gomes Marinho SalvinoTecnologia Assistiva no Ensino de Matemática de um Aluno do Ensino Fundamental: Desafios e PossibilidadesEduardo Gomes Onofre
Luiz Eduardo Paulino da SilvaINTER-RELAÇÃO DOS SABERES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E AS DO TÉCNICO AGROPECUÁRIA NO PROEJA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCANDOS(AS)Zélia Maria de Arruda Santiago
Maria José Rodrigues De FariasO Ensino de Biologia Religando SaberesMarcia Adelino da Silva Dias
Nívia Maria Rodrigues dos SantosA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA Márcia Adelino da Silva Dias
Sergio Nilson De FaustinoAs TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem de eletroquímica e enfoque CTSAFrancisco Ferreira Dantas Filho

2016


DiscenteTítuloOrientador
Amdrelly Iris Silva de AraújoENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Angela Maria Barbosa FernandesA HISTÓRIA DA CIÊNCIA POR MEIO DO TEATRO: A TEORIA DO CALÓRICO CONTADA EM CENAAlessandro Frederico da Silveira
Aylla Gabriela Paiva de AraújoMODELAGEM E APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONFECÇÃO DO MOLDE DE VESTUÁRIO: UM CASO EM ESTUDOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Vieira AmaralUtilização do Laboratório Interativo de Matemática (Lim): Aplicação e DesenvolvimentoJosé Joelson Pimentel de Almeida
Fabio Pessoa AlencarOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE FÍSICA DO PARFOR NO ESTADO DO MARANHÃOMorgana Lígia de Farias Freire
Felipe de Lime AlmeidaLEGO® EDUCATION: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS ARTRÓPODES QUELICERADOSFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Frabrício André Lima CavalcanteO ENSINO POR PROBLEMA DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE - PBMárcia Adelino da Silva Dias
Francília de Fátima Silva QueirozConfecção de Panfletos em Sala de Aula para Produção de Significados em Aulas de MatemáticaJosé Joelson Pimentel de Almeida
Francinaldo Marciel de BritoUMA PROPOSTA DE ENSINO ACERCA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS: AÇÕES A PARTIR DO KIT DE ROBÓTICAAlessandro Frederico da Silveira
Joseane Mirtis de Queiroz PinheiroA PERGUNTA E SEUS CONTRIBUTOS PARA AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA ALGÉBRICO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOKátia Maria de Medeiros
Josemberto Rosendo da CostaUMA PROPOSTA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-EXPERIMENTAL: O TELÉGRAFOAlessandro Frederico da Silveira
Miguel de Brito SantosEDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM EDUCANDOS PRIVADOS DE LIBERDADE: UM TRABALHO COM A METODOLOGIA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Paulo Robson Leite de OliveiraUMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL UTILIZANDO UM BLOG DE ESTUDO COMO FERRAMENTA DE APOIOAna Raquel Pereira de Ataíde
Renally Gonçalves da SilvaA Resolução de Problemas como Estratégia Didática para a Compreensão de Conceitos de Física no Ensino MédioAna Raquel Pereira de Ataíde
Renan Gomes Trindade da SilvaBrincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPOREFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Rosemberg Gomes Trindade da SilvaMobile learning Uma nova forma de aprender matemática nos Cursos de AdministraçãoFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Samilly Alexandre de SouzaA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COM BASE EM SÓLIDOS GEOMÉTRICOSKátia Maria de Medeiros
Tony Regy Ferreira da SilvaINVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O CASO DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULOMarcus Bessa de Menezes

2015


DiscenteTítuloOrientador
Adrielly Soraya Gonçalves RodriguesEXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DE ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICAAbigail Fregni Lins
Albertina de Farias SilvaTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: COMO OS PROFESSORES DO ESTADO DA PARAÍBA LIDAM COM ISSO?Cidoval Morais de Sousa
Aluska da Silva MatiasOs estágios supervisionados e prática de ensino à luz das novas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada de professores da Educação BásicaSilvana Cristina dos Santos
Ana Luiza Araújo CostaMATEMÁTICA FINANCEIRA E CIDADANIA: INTERLOCUÇÃO, LEITURAS E EXPERIÊNCIASCidoval Morais de Sousa
Carlos Alex AlvesOS SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A FUNÇÃO AFIMCibelle de Fátima
Castro de Assis
Celina José FreitasAprendendo brincando com software GeoGebraFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Edvanilson Santos de OliveiraROBÓTICA EDUCACIONAL E RACIOCINIO PROPORCIONAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABERAbigail Fregni Lins
Elisafi Lino DonatoUMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE VÍDEO-AULAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Érick Macedo CarvalhoO USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICARômulo Marinho do Rêgo
Gilmara Gomes MeiraCOMUNICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO O MODELO VAN HIELE PARA A EXPLORAÇÃO GEOMÉTRICA EM SALA DE AULAKátia Maria de Medeiros
Isaias Pessoa da SilvaMANUAL DE APOIO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR COM OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLBFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Janaína Cardoso da SilvaEXPLORANDO SIGNIFICADOS SOBRE CÁLCULO DE VOLUMES POR MEIO DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR FUTUROS PROFESSORESKátia Maria de Medeiros
João Bosco Abrantes JúniorANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICAMorgana Lígia de Farias Freire
José Adauto Andrade JúniorEPISÓDIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ENERGIA NUCLEAR E SUA UTILIZAÇÃOMarcelo Gomes Germano
Marcella Luanna da Silva LimaSOBRE PENSAMENTO GEOMÉTRICO, PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NOS AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRAAbigail Fregni Lins
Mirian Raquel Alves da SilvaREFLETINDO A PARTIR DA PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOKátia Maria de Medeiros
Rodrigo Raposo da SilvaA EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE FÍSICA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOJean Paulo Spinelly
Syana Monteiro de Alencar RamosA CONCEPÇÃO DE ERRO ENTRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TENSÕES ENTRE FALIBILISMO E ABSOLUTISMOCidoval Morais de Sousa
Tiêgo dos Santos FreitasLÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOSSilvanio de Andrade

2014


DiscenteTítuloOrientador
Afonso Araujo LopesPRÁTICA BILÍNGUE DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO TIMOR-LESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇASSilvanio de Andrade
Alexandre José da SilvaA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Alexsandro Coelho AlencarHISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS DISCURSIVASJosé Lamartine da Costa Barbosa
Bruno Barros CamêloUMA APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA DE CLIFFORD PARA O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITAMorgana Lígia de Farias Freire
Charles Max Sudério Cavalcanti dos SantosMODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONETÚDOS ALGÉBRICOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Erika Carla Alves CanutoO SABER SER E O PENSAR FAZER NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Humberto da Silva OliveiraUMA INVESTIGAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Isabelle Priscila Carneiro de LimaO USO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: O CASO DO PRINCÍPIO DE AÇÃO MÍNIMARoberto de Andrade Martins
Isaias Pessoa da SilvaESTILOS DE APRENDIZAGEM E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jailson Alves das NevesUMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DA RELATIVIDADE RESTRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Jefferson Dagmar Pessoa BrandãoENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLASSilvanio de Andrade
José Antonio Ferreira PintoFEIRA DE CIÊNCIAS, INICIAÇÃO A PESQUISA E COMUNICAÇÃO DE SABERES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAMarcelo Gomes Germano
José Fernando de MeloTÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL DOS MODELOS ATÔMICOSAlessandro Frederico da Silveira
Marcos Edson Alves deSousaA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS CONCEITOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIARômulo Marinho do Rêgo
Mauricio Alves NascimentoENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS E COTIDIANO ESCOLARSilvanio de Andrade
Oberlan da SilvaUMA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE OPÇÕES METODOLÓGICAS E ORGANIZAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPOCidoval Morais de Sousa
Rafaelle da Silva SouzaDESAFIOS DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CADERNO DE CAMPO E UMA LEITURA DAS CONCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTEAna Paula Bispo da Silva
Rilavia Almeida de OliveiraEXPLORANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA:O CALOR COMO RADIAÇÃO EM FINS DO SÉCULO XVIIIAna Paula Bispo da Silva
Ronnylson Cesar de Oliveira FonsecaUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIOMarcus Bessa de Menezes
Verônica Lima de Almeida CaldeiraO ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COM APOIO DO DIGITAL AO ANALÓGICO E O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

2013


DiscenteTítuloOrientador
Adeilson Pereira da SilvaENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM OLHAR PARA A SALA DE AULASilvanio de Andrade
Alessandra UchoaA HISTÓRIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ANTES DE EINSTEIN: ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIORRoberto de Andrade Martins
Débora Cristina SantosRESIGNIFICANDO O SABER DOCENTE PELO OLHAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE PROFESSORES PELA UEPBAbigail Fregni Lins
Edna Cristina FerreiraPRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OBJETOS DE ESTUDO: ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PROGRAMA DE MESTRADO DA UEPB NOS ANOS DE 2007 E 2008Abigail Fregni Lins
José Leandro de Albuquerque Macedo Costa GomesCONCEITO DE CALOR: CONTEXTO HISTÓRICO E PROPOSTA PARA SALA DE AULAAna Paula Bispo da Silva
José Praxedes de Oliveira NetoCONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAISRômulo Marinho do Rêgo
Josenildo Maria de LimaLITERATURA DE CORDEL E ENSINO DE FÍSICA: UMA APROXIMAÇÃO PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAMarcelo Gomes Germano
Ledevande Martins da SilvCOMPREENSÃO DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Rodolfo Rodrigues de PontesA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA: DELINEANDO TRILHAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES BÁSICASFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

2012


DiscenteTítuloOrientador
Maria Aldia da SilvaGuia Pedagógico para elaboração de fogão solar, relógio solar, luneta astronômica e vídeos didáticosFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

2011


DiscenteTítuloOrientador
José Jefferson Aguiar dos SantosPROBABIGUDEFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jozeildo José da SilvaO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Ruth Brito de Figueiredo MeloGUIA DO PROFESSOR DAS ATIVIDADES AUXILIATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUSFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

2010


DiscenteTítuloOrientador
Fábio Ferreira Nunes De AraújoOS GAMES E AS FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UMA APLICABILIDADE DO TRIBAL WARS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

2009


DiscenteTítuloOrientador
Kalina Lígia de Sousa AlbuquerqueSistema Especialista em TermodinâmicaFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita