PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Mestrado Profissional

PERCURSO FORMATIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL

 

Para integralização do curso de Mestrado Profissional, o candidato deverá cumprir 66 créditos, sendo:

  • Disciplinas*: 30 cr√©ditos
  • Est√°gio Docente: 2 cr√©ditos
  • Produto ou Processo Educacional e Disserta√ß√£o de Mestrado: 34 cr√©ditos

 

* Os 30 créditos em disciplinas devem possuir, no mínimo, a seguinte composição:

  • Disciplinas obrigat√≥rias (OB): 8 cr√©ditos
  • Disciplinas de √Ārea de Concentra√ß√£o (AC): 8 cr√©ditos
  • Disciplinas de Linha de Pesquisa (LP): 4 cr√©ditos
  • Disciplinas Optativas (OP): 8 cr√©ditos
  • Semin√°rios Nacionais em Ensino de Ci√™ncias e Educa√ß√£o Matem√°tica (SENECEM): 2 cr√©ditos

 

Lembramos que:

  • Cada cr√©dito corresponde a 15 h/aula.
  • Os SENECEM s√£o oferecidos todos os semestres, equivalendo a um cr√©dito por semestre.
  • Qualquer disciplina de AC ou LP cursada adicionalmente pode ser contabilizada como OP.

 

Relação de disciplinas

 

SENECEM

  1. Seminários Nacionais de Ensino de Ciências e Educação Matemática

 

Disciplinas Obrigatórias (OB)

 

  1. Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
  2. Teorias da Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática

 

Disciplinas de Linha de Pesquisa (LP)

  1. História e Filosofia das Ciências e da Matemática
  2. Tecnologias de Informação e Comunicação e a Prática Docente
  3. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências e Matemática
  4. Tecnologias e Educação Matemática
  5. Filosofias da Matemática e da Educação Matemática

 

Disciplinas por √Ārea de Concentra√ß√£o (AC)

Educação Matemática

  1. Fundamentos de Teoria dos N√ļmeros
  2. Fundamentos de √Ālgebra
  3. Tópicos de Geometria
  4. Tópicos de Análise
  5. Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio

 

Ensino de Física

  1. Física no Ensino Médio.
  2. Tópicos de Física Clássica
  3. T√≥picos de F√≠sica Moderna e Contempor√Ęnea
  4. Laboratório Didático e Ensino de Física

 

Educação Biológica

  1. Epistemologia, História e Natureza da Ciência no Ensino de Biologia
  2. Pesquisa Qualitativa Aplicada ao Ensino de Biologia
  3. Práticas de Laboratório para o Ensino de Ciências
  4. Tópicos de Biologia РBiotecnologia

 

Educação Química

  1. Metodologias para o Ensino de Qu√≠mica Geral e Inorg√Ęnica na Educa√ß√£o B√°sica
  2. Instrumentalização para o Ensino de Físico-Química na Educação Básica
  3. Tópicos de Química

 

Disciplinas Optativas (OP)

  1. A Ci√™ncia e seus P√ļblicos
  2. Ambientes Virtuais e Colaborativos de Ensino-Aprendizagem
  3. Ciência, Tecnologia e Sociedade
  4. Comunicação e Resolução de Problemas no Ensino e na Aprendizagem da Matemática
  5. Discussão Critica de Artigos de Pesquisa em Ensino de Física e Educação Matemática
  6. Docência no Ensino Superior
  7. Educação Matemática Dentro da Pós-Modernidade
  8. Epistemologia da Ciência e Ensino de Física
  9. Estilos de Aprendizagem no Contexto Educativo de Uso das Tecnologias
  10. Formação Científica e Docência
  11. História Social das Ciências
  12. Laboratório de Matemática na Formação de Professores
  13. Modelagem Matem√°tica
  14. Objetos de Aprendizagem e o Ensino de Ciências e Matemática
  15. Produção de Material Didático Com o Uso de Textos de Divulgação Científica
  16. Redação Científica
  17. Resolução de Problemas e Construtivismo Social
  18. Simula√ß√Ķes no Ensino de F√≠sica
  19. Sociologia da Ciência
  20. Temáticas de Informação e Comunicação
  21. Tendências em Educação Matemática
  22. Tópicos de Biologia
  23. Tópicos de Ensino de Física
  24. Tópicos de Ensino de Matemática