PPGECM

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Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Renoen

RENOEN – Rede Nordeste de Ensino

Curso ofertado: Doutorado em Ensino
Ano de criação: doutorado aprovado pela CAPES em julho de 2020 e homologado em 28/12/2020 pelo MEC.
√Ārea de concentra√ß√£o:¬†Ensino, curr√≠culo e processos de ensino-aprendizagem
Linhas de pesquisa: I. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática e II. Ensino, Currículo e Cultura.

Para saber mais, clique aqui.

 

Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino divulga edital de seleção para curso de Doutorado

28 de abril de 2021

A Coordena√ß√£o Geral do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), do qual a Universidade Estadual da Para√≠ba (UEPB) faz parte, divulgou edital e abriu inscri√ß√Ķes para o processo de sele√ß√£o e admiss√£o no Curso de Doutorado em Ensino. O Programa torna p√ļblicas as normas gerais do processo seletivo para admiss√£o ao corpo discente nos semestres letivos 2021.2 e 2022.1. Ao todo, est√£o sendo oferecidas 152 vagas para as IES associadas, sendo 14 delas para a UEPB.

Por conta da pandemia, o processo será realizado inteiramente de forma remota. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, pela IES Associada/Polo Acadêmico, onde fará a seleção, bem como pela entrada nos semestres letivos indicados, não havendo possibilidade de mudança durante o processo seletivo, nem posteriormente.

As inscri√ß√Ķes ser√£o efetuadas, exclusivamente, pela internet, no per√≠odo de 30 de abril a 29 de maio, por meio do endere√ßo eletr√īnico dispon√≠vel no Portal de administra√ß√£o acad√™mica de cada Polo. No caso da UEPB, o endere√ßo √© o seguinte:¬†https://academico.uepb.edu.br/mestrado/index.php/inscricoes. A sele√ß√£o ser√° realizada em quatro etapas: inscri√ß√£o; an√°lise do pr√©-projeto de pesquisa; defesa do pr√©-projeto e argui√ß√£o; e avalia√ß√£o do curr√≠culo¬†lattes.

O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto. A data de matrícula e início das aulas será definida posteriormente pela IES associada. A matrícula será realizada seguindo o calendário e normas de cada Instituição associada à RENOEN, para candidatos ingressantes nos semestres 2021.2 e 2022.1.

Confira o edital clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

 

SOBRE A RENOEN

(Publicada em 27 de agosto de 2020)

¬†Na √ļltima reuni√£o do Conselho T√©cnico-Cient√≠fico da Educa√ß√£o Superior (CTC-ES), da Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior (Capes), do ano de 2019, foi aprovada a Proposta do Doutorado Acad√™mico em Rede (Renoen ‚Äď Rede Nordeste de Ensino) na √°rea de Ensino da Capes.

De acordo com o coordenador geral, Prof. Dr. Edson Jos√© Wartha (UFS), ‚Äúa proposta para de abertura desse doutorado se inseriu num cen√°rio de um conjunto de necessidades de diversas ordens, a destacar inicialmente a aus√™ncia de um Doutorado em Ensino em Rede na regi√£o. Assim, a Associa√ß√£o em Rede (AR) de sete IES dos estados da regi√£o Nordeste (UFS, UFAL, UFC, IFCE, UEPB, UESB e UFRPE) construiu uma proposta de programa que visa proporcionar alternativas para oportunizar o acesso √† forma√ß√£o em n√≠vel de excel√™ncia a mestres que querem estudar, mas, por conta do trabalho, n√£o podem se deslocar para longe de suas atividades”.

A modalidade de P√≥s-Gradua√ß√£o em Rede oportuniza a forma√ß√£o de docentes pesquisadores, em n√≠vel doutoral, na √°rea de Ensino de Ci√™ncias e Educa√ß√£o Matem√°tica, em termos te√≥ricos e metodol√≥gicos de pesquisa. De acordo com a Proposta, essa forma√ß√£o promove uma atua√ß√£o docente altamente qualificada e de produ√ß√£o de conhecimentos na √Ārea, considerando as demandas regionais, mais especificamente do Nordeste, em sintonia com a produ√ß√£o de conhecimentos, em termos nacional e internacional.

“Acima de tudo, buscou-se contribuir efetivamente um programa de doutorado dedicado na forma√ß√£o de professores, em especial aos docentes que atuam nas licenciaturas em Qu√≠mica, F√≠sica, Biologia e Matem√°tica e docentes que atuam na √°rea em cursos de Pedagogia. Dessa forma, √© poss√≠vel formar um n√ļmero de doutores da regi√£o capazes de propor e assumir a forma√ß√£o de professores em n√≠vel de Mestrado e em projetos de forma√ß√£o continuada para a educa√ß√£o b√°sica, concorrendo, assim, para mudan√ßas de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na regi√£o Nordeste‚ÄĚ, afirma o professor Edson.

A Proposta da Renoen envolveu, desde o seu processo de estrutura√ß√£o, pesquisadores de sete institui√ß√Ķes de ensino superior que pensaram em alternativas para superar as assimetrias regionais em um processo de coopera√ß√£o entre os programas de mestrado j√° existentes. Os coordenadores dos polos s√£o os professores Edson Wartha (UFS), Jos√© Joelson Pimentel de Almeida (UEPB), Wilmo Ernesto Francisco Junior (UFAL), Elton Fireman (UFAL), Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Benedito G. Eug√™nio (UESB), Carmem Roselaine de Oliveira Farias (UFRPE) e Francisco Regis Vieira Alves (IFCE).

Logo que houver uma defini√ß√£o por parte do Colegiado da Renoen, a partir da autoriza√ß√£o do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC), divulgaremos informa√ß√Ķes acerca do processo seletivo para a forma√ß√£o da primeira turma.