Dissertações e Teses

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Discente TítuloOrientador
Antonio Dantas Lopes FilhoUMA ABORDAGEM TEMÁTICA DO CONTEÚDO PROTEÍNAS JUNTO A ESTUDANTES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO: a produção do queijo de coalho do mocó (Kerodon rupestres)Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.
David Severo do Nascimento JúniorGeometriRA: PROPOSTA DIDÁTICA UNINDO REALIDADE AUMENTADA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, LUDICIDADE E GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTALHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Fernanda Abrantes de AlmeidaESTUDO DAS SOLUÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DE UM LIVRO DIGITAL NAS AULAS REMOTASZélia Maria de Arruda Santiago
Greyce Michelinne Rocha MartinsCONJUNTOS NUMÉRICOS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAJohn Andrew Fossa
Joelma Rejane dos Santos Nascimento de MirandaATIVIDADE DE MATEMÁTICA COM ALUNOS SURDOS NA SALA DE AEE: Experiências pedagógicas no atendimentoEduardo Gomes Onofre
Leonardo Lucio CarvalhoA CULTURA DA BANANA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DIÁLOGO ENTRE SABERES POPULARES, CIENTIFÍCOS E ESCOLARESFrancisco Ferreira Dantas Filho
Littyanni Marcela Brito Vilar de AndradePRODUTOS EDUCACIONAIS ENVOLVENDO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINOJosé Joelson Pimentel de Almeida
Luciano Gomes SoaresPRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Fabiano Oliveira MangueiraUMA ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA USO DO RECURSO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICACibelle de Fátima Castro de Assis
Maria Elisabeth de Oliveira FélixCONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DE TEMAS GERADORES: proposta para inserção na formação inicial de professores de QuímicaFrancisco Ferreira Dantas Filho
Renato Duarte GomesPERFORMANCE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO 2o GRAU, UM ESTUDO DOS MÉTODOS DE FATORAÇÃO E DO MÉTODO DE PO-SHEN LOHRoger Ruben Huaman Huanca
Silmara Benigno SoaresCOMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DO RECURSO TANGRAM À PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIACibelle de Fátima Castro de Assis
Vilalba Andréa Vieira de LucenaMATEMÁTICA E LEITURA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICAPedro Lucio Barboza
DiscenteTítuloOrientador
Fernando Rodrigues TavaresPEDAGOGIA VISUAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS COM SURDOS: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de LibrasZélia Maria de Arruda
Santiago
Francisco Diniz JúniorFORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PANFLETOS E PROPAGANDAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO PERSPECTIVA PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICOCibelle de Fátima Castro Assis
Genilson Viana da SilvaUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAPedro Lucio Barboza
Janaina Guedes da SilvaAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DE FÍSICAAna Raquel Pereira de Ataíde
Janaína Teodoro dos Santos GalvãoO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E UMA PROPOSTA DE ABORDAGEMPedro Lucio Barboza
João Pedro Gomes Alves FerreiraUMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM EDUCAÇÃO REMOTAMarcelo Gomes Germano
Magna Cely Cardoso de Lima AlmeidaASTRONOMIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM TEATRO DE FANTOCHESAlessandro Frederico da Silveira
Marcelo Gomes dos SantosOBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃOAna Raquel Pereira de Ataíde
Marcos dos Santos NascimentoARQUITETURA INDÍGENA NO ESPAÇO URBANO: DOS TRAÇOS URBANOS AOS TRAÇADOS GEOMÉTRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICAZélia Maria de Arruda
Santiago
Maria Aparecida Almeida ArrudaA GEOMETRIA NO CONTEXTO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA DO BIOMA CAATINGAHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Maria Zilanda de Andrade LeonardoMETODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETROHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Stephanie Karine Guerra VasconcelosPROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)Paulo César Geglio
Yuri Demis Wanderley Santos AraújoENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCidoval Moraes de Sousa
DiscenteTítuloOrientador
Andrezza Farias VianaA PROFISSÃO DOCENTE: ENSINO DE MATEMÁTICA E CONDIÇÕES DE EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAISJosé Joelson
Pimentel de Almeida
Edmaylson Jóia LeandroO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIAPaulo César Geglio
Edson Américo da SilvaAS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO GEOGEBRA EM PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIALRoger Ruben Huaman
Huanca
Eduardo Adelino FerreiraREFLEXÕES SOBRE USO DE WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Geraldo Damião de MedeirosSABERES POPULARES NO CURTIMENTO ARTESANAL DE PELE ANIMAL: Diálogos com os saberes científicos e escolaresFrancisco Ferreira Dantas Filho
Lidiana Dos SantosMATÉRIA E ENERGIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALAna Raquel Pereira de
Ataíde
Mariana de Souza GomesPROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UEPBMárcia Adelino
da Silva Dias
Noemita Rodrigues da SilvaDO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA À BNCC: ALTERAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALJosé Joelson Pimentel de
Almeida
Osilene Bezerra GrangeiroENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO VIA EXPLORAÇÃO-RESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Paulo Deyvity Rodrigues de SousaMÚSICA E ENSINO DE QUÍMICA: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gasesFrancisco Ferreira Dantas Filho
Rafaela Medeiros da SilvaA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DISCUTINDO/TECENDO OS DESAFIOS PRESENTES NA DISCALCULIAPedro Lúcio Barboza
Renata Ranielly Cabral da SilvaENSINO E APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Vanessa Lays Oliveira dos SantosANÁLISE SOBRE O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM A INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO EM UMA SALA DE AULA REGULARMarcus Bessa de Menezes
Vilmara Luiza Almeida CabralSABERES DOCENTES EM MATEMÁTICA MOBILIZADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIOMaria Alves de Azerêdo
Wanderlânyo de Lira BarbozaO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BAYEUX- PB: UM CASO EM ESTUDOJosé Joelson Pimentel de Almeida
Wellson de Azevedo AraújoLABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA E A PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM ESTUDO DO MULTIPLANO EM CONEXÃO COM A BNCCAníbal de Menezes Maciel
DiscenteTítuloOrientador
Alberto Ferreira de OliveiraANÁLISE DE UM ESTUDO DE CASO DO USO DA FERRAMENTA COLABORATIVA (SCREENCAST) NO ENSINO DE FÍSICA COM O CONTEÚDO DE REFRAÇÃOMarcos Antônio Barros Santos
Alecio Soares SilvaINDUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS QUESTÕES DAS PROVAS DA OBMEPJosé Lamartine da Costa Barbosa
Ana Paula Florencio Ferreira PontesTECNOLOGIAS E O PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO, INTEGRAÇÃO E ENTRAVES Pedro Lúcio Barboza
Aridelson Joabson Almeida de OliveiraTECNOLOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E PRÁTICA DOCENTE: Superando os desafios na formação continuadaZélia Maria de Arruda Santiago
Carla Valéria Ferreira TavaresONDAS SONORAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVASMarcelo Gomes Germano
Dustimar de Oliveira BatistaHERANÇA BIOLÓGICA E CONSANGUINIDADE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICOMárcia Adelino da Silva Dias
Gilmar Bezerra de LimaA MATEMÁTICA APLICADA NA CONFECÇÃO DE ROUPAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAníbal de Menezes Maciel.
Isnara Mendes LinsO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIOSilvanio de Andrade
Janaina Alves BotelhoOS RECURSOS LIVRO DIDÁTICO E A BNCC NO PLANEJAMENTO DE AULAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTALCibelle de Fátima Castro de Assis
João Genarte de Araújo Cavalcante NetoPROJOVEM URBANO: DISCUTINDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ITAPORANGAEduardo Gomes Onofre
José Nilson de AraújoVIDA COTIDIANA E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOSSilvanio de Andrade
Kleber Jorge CanutoRACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO NO JOGO DE XADREZ: uma experiência com alunos surdosEduardo Gomes Onofre
Maria das Neves de Araújo LisboaEDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMINHO DA INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA COM ALUNOS SURDOSEduardo Gomes Onofre
Maria Elidiana Onofre Costa Lira BatistaPRODUÇÃO ARTESANAL DE QUEIJO DE COALHO: UMA TEMÁTICA SOCIOCIENTÍFICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTALFrancisco Ferreira Dantas Filho
Maria Islany Caetano de SouzaTEXTOS DE OUTROS CONTEXTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
Marivânia Cavalcanti FerreiraENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental Eduardo Gomes Onofre
Misleide Silva SantiagoEDUCAÇÃO FINANCEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA (LDM): CONCEPÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICAZélia Maria de Arruda Santiago
Railson Cidennys Lourenço LeiteIDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBAPaulo César Geglio
Sídney Moreira da CostaTANGRAM E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADESSilvanio de Andrade
Simone Nóbrega CatãoEDUCAÇÃO INCLUSIVA COM CEGOS: PRÁTICA DE LEITURA DE LEDORES EM ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICAEduardo Gomes Onofre
Thaís Silva AraújoO TRATAMENTO DOS NÚMEROS REAIS NA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL NA LICENCIATURA: UM OLHAR A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOSSilvanio de Andrade
Ubiratan Leal de OliveiraABORDAGEM DA RADIOATIVIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015-2018Marcos Antônio Barros Santos
Wellison Gomes CasadoA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POS-SIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGENSPedro Lucio Barboza
DiscenteTítuloOrientador
Amanda Ricelli de Almeida Nunes GomesFORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E CIENTÍFICOSMárcia Adelino da Silva Dias
Ana Lúcia da SilvaMUNDO VIRTUAL MINECRAFT: UM CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DE CONCEITOS GEOMÉTRICOSFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Ana Patrícia Martins BarrosRECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR Á ALUNOS CEGOS EM CLASSES INCLUSIVASFrancisco Ferreira Dantas Filho
Christianne Torres Lira FariasUMA ANÁLISE DAS ABRODAGENS DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NO CONTEÚDO DE FUNCÕES QUADRÁTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Cybelle Diniz Cavalcanti TravassosUM ESTUDO SOBRE SENTIMENTOS AVERSIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Daiana Estrela Ferreira BarbosaA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTEPedro Lucio Barboza
Danielly Silva Ramos AlmeidaNECESSIDADES FORMATIVAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTALMárcia Adelino da Silva Dias
Elcio Silva Batista OS CONTEÚDOS SOBRE SAÚDE NO ENEM E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIAMárcia Adelino da Silva Dias
Elionora Ramos FariasA Utilização de Jogos por Licenciados em Matemática como Recurso Pedagógico em Aulas de Matemática em um Museu Silvanio de Andrade
Elson Fernando Damaso de AraujoCONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DE BIOT E SAVARTMarcos Antônio Barros Santos
Francisco Guimarães de AssisFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ÁREA DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)José Joelson Pimentel de Almeida
Genailson Fernandes da CostaAPRENDIZAGEM COLABORATIVA COM USO DE UM BLOG: ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSZélia Maria de Arruda Santiago
Ivaldy José Nóbrega BarretoFOGÃO SOLAR DO TIPO CAIXA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROPAGAÇÃO DO CALORMarcelo Gomes Germano
Ivan Bezerra de SousaPRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS: FUNÇÃO AFIM E CONTEXTOS COTIDIANOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
José Laelson Gomes Cruz UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM ATIVIDADES DE GEOMETRIAJosé Joelson Pimentel de Almeida
José Nilson de AraújoVIDA COTIDIANA E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOSSilvanio de Andrade
Lijecson Souza dos SantosENSINO DE GEOMETRIA: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS COM ALUNOS SURDOS E OUVINTESEduardo Gomes Onofre
Luiz Carlos Carneiro GenuinoESTUDO HISTÓRICO DO PRINCÍPIO DA LUZ: CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A NATUREZA DOS FENÔMENOS LUMINOSOS QUE OPUSERAM FERMAT & DESCARTESMarcos Antônio Barros Santos
Maelson da Silva OliveiraO MODELO EUCLIDIANO NAS ABORDAGENS DOS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA?José Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Antônio Petrucci de AssisRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E GRUPO DE ESTUDOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICORoger Ruben Huaman Huanca
Marinaldo Magalhães DantasJogos Pedagógicos no Ensino de Genética: Um Estudo PsicométricoKarla Patrícia de Oliveira Luna
Michelly de Carvalho FerreiraOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NAS PROVAS DO ENEM: REFLEXÕES COM BASE NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZAMárcia Adelino da Silva Dias
Pedro Eduardo Duarte PereiraMÚSICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Jovens musicalizando o conteúdo números naturaisZélia Maria de Arruda Santiago
Rejane Maria da Silva FariasO Legado Científico de Marie Curie: Desafios e Perspectivas da Mulher na CiênciaMarcos Antônio Barros Santos
Valdecir Manoel da SilvaMúsica na Formação Inicial e no Ensino de Química: Saberes, Práticas e AprendisagensFrancisco Ferreira Dantas Filho
Valdson Davi Moura SilvaA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA PROBABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Virgínia Eugênia da SilvaA Formação Inicial de Pedagogos na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva: A Educação de Surdos em FocoEduardo Gomes Onofre
Wellton Cardoso PereiraA Matemática e o Consumo de Água na Escola: Formulação e Resolução de Problemas no Contexto do Projeto Agente JovemCibelle de Fátima de Castro Assis
DiscenteTítuloOrientador
Adriana da Silva Velozo BezerraCONCEITO E REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÃO VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: UM TRABALHO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃOSilvanio de Andrade
Ailton Diniz de OliveiraROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESPECTIVA TECNOLOGICA ASSOCIADA AO ENSINO DE FUNÇÕESJosé Lamartine da Costa Barbosa
Alan de Angeles Guedes da SilvaO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOQUÍMICA CELULARMárcia Adelino da Silva Dias
Albanery Rejane Cordeiro de Araújo CostaATIVIDADE EXPERIMENTAL NO CONTEXTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIASMorgana Lígia de Farias Freire
Alexandre Vieira BeltrãoATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAAna Raquel Pereira de Ataíde
Anderson de Araújo NascimentoANÁLISE DOS TIPOS DE PROVAS MATEMÁTICAS E PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIOKátia Maria de Medeiros
Bruna Tayane da Silva LimaPROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENHANDO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVAEduardo Gomes Onofre
Carlos Helaidio Chaves da CostaAS TICs MARVINSKETCH E CHEMSKETCH E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO−APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIOFrancisco Ferreira Dantas Filho
Christiano Cordeiro SoaresTecendo saberes etnomatemáticos: um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-LesteEduardo Gomes Onofre
Dennefe Vicencia BenditoMAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo centrado em dissertações e tesesPaulo César Geglio
Fábio Alexandre SantosEXPRESSÕES QUÍMICAS SINALIZADAS NAS MÃOS DE INTÉRPRETES DE LIBRASEduardo Gomes Onofre
Francisco Michell Silva ZacariasO USO DAS TIC COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ELETROQUÍMICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Hebber Kennady Martins dos SantosPONTO, RETA E PLANO EM AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRA: CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS – PARÁAbigail Fregni Lins
Joselito Elias de AraújoUM ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APLICADO À PROBLEMAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)José Lamartine da Costa Barbosa
Karla Cristina AvelinoSEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS SONORASAna Raquel Pereira de Ataíde
Kátia Pereira DuarteUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICAPedro Lúcio Barboza
Késia de Mélo HermenegildoOS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA A INTEGRAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO EM MATEMÁTICA COM RECURSOS DA GEOMETRIA DINÂMICACibelle de Fátima Castro Assis
Leonardo Augusto de Figueiredo GomesAPLICATIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: APLICATIVOS E JOGOS DIGITAISMarcus Bessa de Menezes
Ligiane Gomes Marinho SalvinoTECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UM ALUNO CEGO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADESEduardo Gomes Onofre
Luiz Eduardo Paulino da SilvaINTER-RELAÇÃO DOS SABERES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E AS DO TÉCNICO AGROPECUÁRIA NO PROEJA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCANDOS(AS)Zélia Maria de Arruda Santiago
Maria José Rodrigues De FariasESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROEMI: INSERÇÃO E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE - PBMarcia Adelino da Silva Dias
Nívia Maria Rodrigues dos SantosAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUBATI/PBMarcia Adelino da Silva Dias
Sergio Nilson De FaustinoAS TICS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA COM ENFOQUE CTSAFrancisco Ferreira Dantas Filho
DiscenteTítuloOrientador
Andrelly Iris Silva de AraújoENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Angela Maria Barbosa FernandesA HISTÓRIA DA CIÊNCIA POR MEIO DO TEATRO: A TEORIA DO CALÓRICO CONTADA EM CENAAlessandro Frederico da Silveira
Aylla Gabriela Paiva de AraújoMODELAGEM E APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONFECÇÃO DO MOLDE DE VESTUÁRIO: UM CASO EM ESTUDOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Vieira AmaralREFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): LIMITAÇÕES, INOVAÇÕES E CONTRIBUIÇÕESJosé Joelson Pimentel de Almeida
Fabio Pessoa AlencarOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE FÍSICA DO PARFOR NO ESTADO DO MARANHÃOMorgana Lígia de Farias Freire
Felipe de Lima AlmeidaLEGO® EDUCATION: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS ARTRÓPODES QUELICERADOSFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Frabrício André Lima CavalcanteO ENSINO POR PROBLEMA DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE - PBMárcia Adelino da Silva Dias
Francília de Fátima Silva QueirozLINGUAGEM MATEMÁTICA E GÊNEROS DO DISCURSO: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LEITURA E ESCRITA DE PANFLETOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
Francinaldo Marciel de BritoUMA PROPOSTA DE ENSINO ACERCA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS: AÇÕES A PARTIR DO KIT DE ROBÓTICAAlessandro Frederico da Silveira
Joseane Mirtis de Queiroz PinheiroA PERGUNTA E SEUS CONTRIBUTOS PARA AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA ALGÉBRICO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOKátia Maria de Medeiros
Josemberto Rosendo da CostaUMA PROPOSTA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-EXPERIMENTAL: O TELÉGRAFOAlessandro Frederico da Silveira
Miguel de Brito SantosEDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM EDUCANDOS PRIVADOS DE LIBERDADE: UM TRABALHO COM A METODOLOGIA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Paulo Robson Leite de OliveiraUMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL UTILIZANDO UM BLOG DE ESTUDO COMO FERRAMENTA DE APOIOAna Raquel Pereira de Ataíde
Renally Gonçalves da SilvaA Resolução de Problemas como Estratégia Didática para a Compreensão de Conceitos de Física no Ensino MédioAna Raquel Pereira de Ataíde
Renan Gomes Trindade da SilvaGAME-BASED LEARNING: Brincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPOREFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Rosemberg Gomes Trindade da SilvaMobile learning Uma nova forma de aprender matemática nos Cursos de AdministraçãoFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Samilly Alexandre de SouzaA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COM BASE EM SÓLIDOS GEOMÉTRICOSKátia Maria de Medeiros
Tony Regy Ferreira da SilvaINVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O CASO DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULOMarcus Bessa de Menezes
DiscenteTítuloOrientador
Adrielly Soraya Gonçalves RodriguesEXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DE ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICAAbigail Fregni Lins
Albertina de Farias SilvaTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: COMO OS PROFESSORES DO ESTADO DA PARAÍBA LIDAM COM ISSO?Cidoval Morais de Sousa
Ana Luiza Araújo CostaMATEMÁTICA FINANCEIRA E CIDADANIA: INTERLOCUÇÃO, LEITURAS E EXPERIÊNCIASCidoval Morais de Sousa
Andrea de Andrade MouraSaberes docentes de professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio em uma abordagem inclusiva de alunos deficientes visuais: Realidades e possibilidadesAbigail Fregni Lins
Carlos Alex AlvesOS SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A FUNÇÃO AFIMCibelle de Fátima
Castro de Assis
Celina José FreitasSaberes e fazeres na prática pedagógica dos professores de Matemática de Timor-Leste no contexto das tecnologias digitaisFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Edvanilson Santos de OliveiraROBÓTICA EDUCACIONAL E RACIOCINIO PROPORCIONAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABERAbigail Fregni Lins
Elisafi Lino DonatoUMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE VÍDEO-AULAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Érick Macedo CarvalhoO USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICARômulo Marinho do Rêgo
Gilmara Gomes MeiraCOMUNICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO O MODELO VAN HIELE PARA A EXPLORAÇÃO GEOMÉTRICA EM SALA DE AULAKátia Maria de Medeiros
Janaína Cardoso da SilvaEXPLORANDO SIGNIFICADOS SOBRE CÁLCULO DE VOLUMES POR MEIO DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR FUTUROS PROFESSORESKátia Maria de Medeiros
José Adauto Andrade JúniorEPISÓDIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ENERGIA NUCLEAR E SUA UTILIZAÇÃOMarcelo Gomes Germano
Marcella Luanna da Silva LimaSOBRE PENSAMENTO GEOMÉTRICO, PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NOS AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRAAbigail Fregni Lins
Marconi Coelho dos SantosInvestigando provas e demonstrações matemáticas por alunos do Ensino Médio: Realidades e necessidadesAbigail Fregni Lins
Mirian Raquel Alves da SilvaREFLETINDO A PARTIR DA PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOKátia Maria de Medeiros
Rodrigo Raposo da SilvaA EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE FÍSICA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOJean Paulo Spinelly
Syana Monteiro de Alencar RamosA CONCEPÇÃO DE ERRO ENTRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TENSÕES ENTRE FALIBILISMO E ABSOLUTISMOCidoval Morais de Sousa
Tiêgo dos Santos FreitasLÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOSSilvanio de Andrade
Veralúcia Severina da SilvaProposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de MatemáticaSilvanio de Andrade
DiscenteTítuloOrientador
Afonso Araujo LopesPRÁTICA BILÍNGUE DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO TIMOR-LESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇASSilvanio de Andrade
Alexandre José da SilvaA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Alexsandro Coelho AlencarHISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS DISCURSIVASJosé Lamartine da Costa Barbosa
Bruno Barros CamêloUMA APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA DE CLIFFORD PARA O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITAMorgana Lígia de Farias Freire
Charles Max Sudério Cavalcanti dos SantosMODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONETÚDOS ALGÉBRICOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Erika Carla Alves CanutoO SABER SER E O PENSAR FAZER NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Humberto da Silva OliveiraUMA INVESTIGAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Isabelle Priscila Carneiro de LimaO USO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: O CASO DO PRINCÍPIO DE AÇÃO MÍNIMARoberto de Andrade Martins
Isaias Pessoa da SilvaESTILOS DE APRENDIZAGEM E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jailson Alves das NevesUMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DA RELATIVIDADE RESTRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Jefferson Dagmar Pessoa BrandãoENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLASSilvanio de Andrade
José Antonio Ferreira PintoFEIRA DE CIÊNCIAS, INICIAÇÃO A PESQUISA E COMUNICAÇÃO DE SABERES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAMarcelo Gomes Germano
José Fernando de MeloTÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL DOS MODELOS ATÔMICOSAlessandro Frederico da Silveira
Marcos Edson Alves deSousaA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS CONCEITOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIARômulo Marinho do Rêgo
Mauricio Alves NascimentoENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS E COTIDIANO ESCOLARSilvanio de Andrade
Oberlan da SilvaUMA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE OPÇÕES METODOLÓGICAS E ORGANIZAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPOCidoval Morais de Sousa
Rafaelle da Silva SouzaDESAFIOS DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CADERNO DE CAMPO E UMA LEITURA DAS CONCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTEAna Paula Bispo da Silva
Rilavia Almeida de OliveiraEXPLORANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA:O CALOR COMO RADIAÇÃO EM FINS DO SÉCULO XVIIIAna Paula Bispo da Silva
Ronnylson Cesar de Oliveira FonsecaUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIOMarcus Bessa de Menezes
Verônica Lima de Almeida CaldeiraO ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COM APOIO DO DIGITAL AO ANALÓGICO E O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
DiscenteTítuloOrientador
Airlan Arnaldo Nascimento De LimaINTRODUZINDO O CONCEITO DE DERIVADA A PARTIR DA IDÉIA DE VARIAÇÃOSilvanio de Andrade
Débora Janaína Ribeiro e SilvaABORDAGEM CTS E ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTESCidoval Morais de Sousa
Helder Gustavo Pequeno dos ReisCompreensão dos conceitos perímetro da circunferência e área do círculo com o auxílio do GeoGebraAbigail Fregni Lins
Inácio Mamede da SilvaEXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULAMarcelo Gomes Germano
Jaene Guimarães PereiraO BLOGUE COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O EXPERIMENTO DE CAVENDISHAna Paula Bispo da Silva
Joab dos Santos SilvaHISTÓRIA ORAL DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICARômulo Marinho do Rêgo
Lafaiete Silva FranciscoONDAS TRANSVERSAIS: UMA APLICAÇÃO COM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Maria Aldia da SilvaO FAZER E O PENSAR DOS PROFESSORES DE FÍSICA EGRESSOS DO MECM: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Michelly Cássia de Azevedo MarquesAvaliação como processo de comunicação e regulação da aprendizagem de equações do 1º grau: contribuições da produção escritaRômulo Marinho do Rêgo
Nelson Roberto Cardoso de OliveiraAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO DOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE CAMPINA GRANDEAbigail Fregni Lins
Rômulo Alexandre SilvaO USO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Salvino Izidro de Araujo SegundoDO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA AO ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1° GRAU: REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLASSilvanio de Andrade
DiscenteTítuloOrientador
Cícero da Silva PereiraAPRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVARômulo Marinho do Rego
Claudio Rejane da Silva DantasAS TICS E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE FÍSICAMarcelo Gomes Germano
Edelweis José Tavares BarbosaEquação do primeiro grau em livros didáticos sob a ótica da teoria antropológica do didáticoAbigail Fregni Lins
Flavianne Alexandre MonteiroDISCUTINDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS: O CASO DOS RAIOS-X E DA RADIOATIVIDADEAna Paula Bispo da Silva
Geraldo Da Mota DantasCINEMA E O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOB OLHAR CTSCidoval Morais de Sousa
Hélder Alves de OliveiraPLANILHA ELETRÔNICA EXCEL E A MATEMÁTICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE MATRIZESFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jair Stefanini Pereira de AtaídeAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DE DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA PARAÍBAMorgana Lígia de Farias Freire
José Jefferson Aguiar dos SantosENSINO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
José Luiz CavalcanteRESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIARômulo Marinho do Rêgo
Jozeildo José da SilvaO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Luciano Feitosa Do NascimentoHISTÓRIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ROTEIRO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOSAna Paula Bispo da Silva
Maria José Neves de Amorim MouraO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: DE FORA PARA DENTRO DA SALA DE AULAAbigail Fregni Lins
Marília Lidiane Chaves da CostaCOLABORAÇÃO E GRUPO DE ESTUDOS: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO USO DE TECNOLOGIAAbigail Fregni Lins
Nahum Isaque dos Santos CavalcanteFORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A (IN)VISIBILIDADE DOS SABERES DOCENTESSilvanio de Andrade
Ruth Brito de Figueiredo MeloO SOFTWARE MODELLUS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Valdenes Carvalho GomesO USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Valdir de Sousa CavalcantiCOMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIAAbigail Fregni Lins
DiscenteTítuloOrientador
Altamir Souto DiasO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM EXEMPLO DE ELUCIDAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA CARTA DE GALILEU À GRÃ-DUQUESA DE LORENAAna Paula Bispo da Silva
Danielly Barbosa de SousaModelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos geométricos no 7º Ano do ensino fundamentalRômulo Marinho do Rêgo
Eliane Farias AnaniasASPECTOS COGNITIVOS SOBRE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E O CÁLCULO MENTALAbigail Fregni Lins
Fábio Ferreira Nunes De AraújoOS GAMES E AS FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UMA APLICABILIDADE DO TRIBAL WARS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Flavio Roberto Guimarães De OliveiraVÍDEO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CTS SOBRE A PRODUÇÃO DOS ALUNOSCidoval Morais de Sousa
Humberto José Gama da SilvaA ÁLGEBRA DE CLIFFORD: UMA APLICAÇÃO PARA A FORÇA MAGNÉTICAMorgana Lígia de Farias Freire
Jose Nivaldo Mangueira de AssisTópicos de astronomia no ensino médio: uma investigação a partir de um curso informalMarcelo Gomes Germano
José Wantuir Queiroz de AlmeidaO JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COMO E ONDE NO AMBIENTE ESCOLARAbigail Fregni Lins
Jozan Medeiros UMA ABORDAGEM DE ENSINO DOS NÚMEROS REAISAldo Bezerra Maciel
Kalina Lígia de Sousa AlbuquerqueSISTEMA ESPECIALISTA EM TERMODINÂMICA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS MEDIADA POR INTERFACES VIRTUAISFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Kalinka Walderea Almeida MeiraO MONITOR, SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO NO MUSEU SUPER ESTAÇÃO DE ENERGIA- PBMarcelo Gomes Germano
Kleber Mendes VieiraO ENSINO DE CONCEITOS DE ÂNGULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDERômulo Marinho do Rêgo
Leonardo Diego LinsCONSTRUINDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE DINÂMICAEládio José de Góes Brennand
Márcio Tavares LourençoA INSERÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Walber Santiago ColaçoMOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA AOS TEMPOS ATUAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOBRE EXPLICITAÇÃO E EXPLORAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE OPERAÇÕESAbigail Fregni Lins
Wertse dos Santos VieiraCONCEBENDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA NEWTONIANAEládio José de Góes Brennand

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática

DiscenteTítuloOrientador
Ana Beatriz Afonso de SousaPESQUISAS EM PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS: CONVERGÊNCIAS E POTENCIALIDADESSilvanio de Andrade
Ana Cristina de Souza LimaESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE LICENCIANDOS E DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSPedro Lucio Barboza
Arethusa Sinéia Tavares de FreitasOS SAGUIS-DE-TUFO-BRANCO (Callithrix jacchus) E AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICOMárcia Adelino da Silva Dias
Claudson Eduardo Araújo Barbosa BarrosCONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O PARADOXO DE EPR: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESMarcos Antônio Barros Santos
Daniela Gomes SoaresA IMAGEM FOTOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: uma análise com base na semióticaPaulo César Géglio
Darnley Dias CamposSABERES DA TRADIÇÃO E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DA COMUNIDADE RURAL DE CHÃ DA PIA, AREIA-PBMárcia Adelino da Silva Dias
Diego Lopes BezerraA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021Marcos Antônio Barros Santos
Elídio Raimundo da Silva JúniorUM ESTUDO SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO, ARQUIMEDES, CATALAN E KEPLER-POINSOT E SUAS CONSTRUÇÕES NO GEOGEBRAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Gleiza Jordânia Alves Lucena MarquesEPISÓDIOS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEMAnibal de Menezes Maciel
Luanna Barbara Apolinario RibeiroPENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DO CONHECIMENTO DE FUTUROS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIASRogéria Gaudêncio do Rêgo
Rafael Pereira da SilvaCONTRIBUIÇÕES DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DE FRAÇÕESMaria Betania Sabino Fernandes
Samara Maria Sousa de MeloENSINO INCLUSIVO DE GEOMETRIA: NARRATIVAS DE PROFESSOR, INTÉRPRETE E ALUNO SURDOZélia Maria de Arruda Santiago
Suzana Oliveira da SilvaEDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA: CAMINHOS DOS DIREITOS HUMANOSEduardo Gomes Onofre
MARESA RADASSA VEIGA DE SOUSAA CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBIOLOGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES (2008 – 2020)Paulo César Geglio
Thales Pessoa de Souza SilvaÁREA DE FIGURAS PLANAS: decisões didáticas de um professor nas aulas de MatemáticaMarcus Bessa de Menezes
DiscenteTítuloOrientador
Amanda Rafaela Ferreira SouzaO CONCEITO DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: um percurso pela históriaMárcia Adelino da Silva Dias
Caio Bruno Diniz MouraQUÍMICA NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS DA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE- UATI: inclusão, saberes e práticasFrancisco Ferreira Dantas Filho
Cícero Félix da SilvaENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COM O USO DO APLICATIVO DESMOS EM CONTEXTO REMOTOSilvanio de Andrade
Danielle Raissa Silva MarquesA UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIASMárcia Adelino da Silva Dias
Fabiana Araújo BatistaCONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALMaria Betânia Sabino Fernandes
Francisco Daniel de Pontes SilvaPARADOXO EPR E PSEUDO-HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEAMarcos Antônio Barros
Igor Raphael Silva de MeloEQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASRoger Ruben Huaman
Huanca
Izamara Rafaela Ramos‘SCR-ÁLGEBRA’: AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INVERTIDA PARA DESENVOLVER OS PENSAMENTOS COMPUTACIONAL E ALGÉBRICOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jacqueline Pereira GomesPALMA FORRAGEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: Diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolaresFrancisco Ferreira Dantas Filho
Jesse Silva BarrosUM OLHAR NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUIMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM IES PÚBLICAS DA PARAÍBAEduardo Gomes Onofre
Jessica Almeida AraújoAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS NA PERSPECTIVA DA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
João Luiz Galvão de CarvalhoIDENTIFICAÇÃO E BUSCA DE SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO USO DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICAAníbal de Menezes Maciel
José Maria de Queiroz AiresA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES NA GRADUAÇÃOPedro Lúcio Barboza
Juan Felipe Azevedo FalcãoA UTILIZAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA NO ENSINO DOS NÚMEROS REAISJohn Andrew Fossa
Karina Vicente de Oliveira RochaO TEXTO E O CONTEXTO DO ENSINO DE FRAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICAAníbal de Menezes Maciel
Lucicleide Maria de Andrade SilvaTABELA PERIÓDICA COM ELEMENTOS CODIFICADOS: auxílio da tecnologia assistiva como ferramenta para o ensino aprendizagem de conteúdos químicos Francisco Ferreira Dantas Filho
Magiane do Rêgo SantosA CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ABORDANDO O TEMA BIOTECNOLOGIAMárcia Adelino da Silva Dias
Manoel Pedro da Silva NetoDIÁRIOS DE VIAGEM À TERRA-MÉDIA: LITERATURA FANTÁSTICA, ECOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIASKarla Patrícia de Oliveira Luna
Mayara Gomes SoaresEDUCAÇÃO CIENTÍFICA E COMPLEXIDADE: DA TERMODINÂMICA DA VIDA À PÓS-VERDADE EM TEMPOS DE PANDEMIAKarla Patrícia de Oliveira Luna
Saul Barbosa de OliveiraENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPAÇOS VETORIAIS VIA EXPLORAÇÃORESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Tayse Raquel Gomes dos Santos SousaA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIASAna Raquel Pereira de Ataíde
Terezinha Nair Alves PereiraO ENSINO DOS INSETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE MÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA. CAMPINA GRANDE 2021Karla Patrícia de Oliveira Luna
Ticiany Marques da SIlvaENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH E TEAEduardo Gomes Onofre
DiscenteTítuloOrientador
Aluska Souza SantosUMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE EM CAMPINA GRANDE - PB: UM CASO EM ESTUDOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Diogo Cabral de SousaTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICOMarcus Bessa de Menezes
Eliane Pereira AlvesO ENSINO DA CINEMÁTICA BASEADO NO ENFOQUE CTS: O olhar de professores da EJAAlessandro Frederico da
Silveira
Francisco Ivanildo de SousaA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: um estudo de caso com professores da educação básica do estado do Ceará Ana Raquel Pereira de Ataíde
José Ferreira dos Santos JuniorA ANÁLISE DIDÁTICA DE ERROS: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAUPedro Lucio Barboza
José Jorge de SousaMEDIAÇÃO LÚDICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ALGÉBRICOSSilvanio de Andrade
Letícia Maria da SilvaO EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE SELEÇÃO HIERARQUIZADASilvanio de Andrade
Lucas Henrique VianaO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS SUAS CONEXÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIAFilomena Maria
Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Maria Aparecida Marcelino PatrícioALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICAEduardo Gomes Onofre
Maria de Fátima Caldas de FigueiredoMEMÓRIAS DE PEDAGOGAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Repensando saberes e fazeres na prática docenteZélia Maria de Arruda
Santiago
Maria Ruthe Gomes da SIlvaIMAGENS QUE REPRESENTAM PESSOAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE IMAGENS PARA ESTUDANTES A PARTIR DA SEMIÓTICA PEIRCEANAAna Paula Bispo da Silva
Matheus Marques de AraújoA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASRoger Ruben Huaman
Huanca
Paulo Vidal Guanabara de AzevedoINCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO ACERCA DA CONCEPÇÃO DOCENTEEduardo Gomes Onofre
Tayná Maria Amorim Monteiro XavierALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ENSINANDO MATEMÁTICA A ALUNOS VIDENTES: O plano cartesiano no jogo Batalha Naval.Zélia Maria de Arruda Santiago
DiscenteTítuloOrientador
Alceni de Brito GomesPROFESSORES DE QUÍMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: Formação e PráticaEduardo Gomes Onofre
Denise Aparecida Enes RibeiroHISTÓRIA DA MATEMÁTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICAJosé Lamartine da Costa Barbosa
Emily de Vasconcelos SantosCONTRIBUIÇOES DA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALSilvanio de Andrade
Fabíola da Cruz MartinsENSINO-APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Fernanda Monteiro BarbosaENSINO DE QUÍMICA E O USO DE AGROTÓXICOS: SABERES CONJUNTOS ENTRE ESCOLA E COMUNIDADEFrancisco Ferreira Dantas Filho
Jane Cleide de Almeida CordeiroENTRE MITOS E INTERDITOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A SEGREGAÇÃO FEMININA NA MATEMÁTICAPedro Lúcio Barboza
Jonatas de Sousa MarquesPRÁTICA DE PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSORSilvanio de Andrade
Juscelino de Araújo SilvaRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITASSilvanio de Andrade
Leossandra Cabral de LunaA QUÍMICA DOS CHÁS: UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOQUÍMICA E OS SABERES POPULARES EM UM CLUBE DE MÃESFrancisco Ferreira Dantas Filho
Luciano Gomes SoaresIMAGENS VIRTUAIS E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA PÁGINA DO FACEBOOK MATEMÁTICA COM PROCÓPIO José Joelson Pimentel de Almeida
Maitê Patrine Sobreira de LimaPROPOSTA METODOLÓGICA INCLUSIVA NO ENSINO DO CONTEÚDO REAÇÕES METABÓLICAS COM ALUNOS SURDOSEduardo Gomes Onofre
Mayra Lindslay Vieira VérasInvestigação da Compreensão de Conceitos de Cinemática por Estudantes a Partir da Resolução de ProblemasAna Raquel Pereira de Ataíde
Mozart Edson Lopes GuimarãesANÁLISE DE DISCURSOS MATEMÁTICOS A PARTIR DE CONCEITOS BAKHTINIANOS E RESGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICASJosé Joelson Pimentel de Almeida.
Nathalya Marillya de Andrade SilvaO conceito de natureza a partir das representações sociais dos participantes da residência pedagógicaMárcia Adelino da Silva Dias
Pablo Tadeu da Silva PereiraO ensino de ciências e a contextualização com a perspectiva CTSA: Um olhas sobre as práticas de um grupo de professoresPaulo César Geglio
Rafaella Martins da SilvaINVESTIGANDO ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: DIÁLOGO ENTRE AS COMPETÊNCIAS PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO E NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE)Marcos Antônio Barros
Ricardo Araújo da SilvaO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL E O USO DO EXCEL: Um olhar para a Gênese InstrumentalCibele de Fátima Castro
de Assis
Robério de Oliveira SantosEDUCAÇÃO FISCAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA, CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Romário Felinto RafaelA TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NO EPISÓDIO 8 (OITO) DO DOCUMENTÁRIO COSMOS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES COMO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAMarcos Antônio Barros
Viviane Sousa RochaEducação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudesKarla Patrícia de Oliveira Luna
Wuallison Firmino dos SantosA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS PARA SURDOS: UM ESTUDO NUMA SALA DE AULA INCLUSIVAMarcus Bessa de Menezes
DiscenteTítuloOrientador
Alexsandro de Almeida Barros90 ANOS DO PRINCÍPIO DE INCERTEZA DE HEISENBERG: DAS GRANDEZAS NÃO COMUTÁVEIS AO ARTIGO DE 1927Marcos Antônio Barros Santos
Anna Karolina Fidelis da Silva RodriguesINTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: perspectivas do ENEM e implicações à prática do professor de ciênciasPaulo César Geglio
Flavia Aparecida Bezerra da SilvaINFLUÊNCIAS ILUMINISTAS NA PROPOSTA DE LACROIX PARA O ENSINO DE GEOMETRIAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Grazziany Moreira DautroRepresentações sociais de meio ambiente e balneabilidade: Um estudo no Balneário do Açude, em Santa Rita – PBKarla Patrícia de Oliveira Luna
Gustavo Kim Rodrigues AgraPRODUÇÃO DO JOGO α.β.ɣ.GAME E AVALIAÇÃO DE SUA EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO DE RADIOBIOLOGIA Karla Patrícia de Oliveira Luna
Izidio Silva SoaresLEITURA DO TEXTO ESCRITO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: Compreensão textual na interação professor-alunoZélia Maria de Arruda Santiago
Jair Dias de AbrelAprendizagem Móvel: Explorando a Matemática por Meio de Aplicativos Educacionais em SmartphonesSilvanio de Andrade
Jorge de Lima Assis ENSINO DE PROBABILIDADE: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CAMPINA GRANDE - PB 2018Rogéria Gaudencio do Rêgo
José Jorge Casimiro dos SantosMEMÓRIAS DA TABUADA EM NARRATIVAS INTERGERACIONAIS: Temporalizando saberes, repensando a prática docente CAMPINA GRANDE – PB 2018Zélia Maria de Arruda Santiago
Karen Alves XavierA CONTRIBUIÇÃO DA OLIMPÍADA PARAIBANA DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINOFrancisco Ferreira Dantas
Filho
Laís da Silva BarrosPERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO DE MULHERES LOIÇEIRAS DA COMUNIDADE DE CHÃ DA PIA/AREIA PBMárcia Adelino da Silva Dias
Leandro Mário LucasO “JOGO DA ONÇA”: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O COTIDIANO E O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAISFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Marlon Tardelly Morais CavalcanteO ENSINO DE MATEMÁTICA, A NEUROCIÊNCIA E OS GAMES: DESAFIOS E POSSIBILIDADESFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Silvana Formiga SarmentoA natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018Márcia Adelino da Silva Dias
DiscenteTítuloOrientador
Allessio da SilvaMATERIAL DOURADO DIGITAL Software Educativo para o Ensino de Operações Fundamentais MatemáticasFilomena Maria Gonçalves da Silva
Cordeiro Moita
André Santos da CostaO uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo Soluções no projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas na Paraíba"Francisco Ferreira Dantas Filho
Bruno Oliveira de LimaHumor e a Teoria de Flow Uma Forma Inovadora de Ensinar BiologiaFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Claudia Niedes da Silva SousaGames na escola como estratégia de promoção da saúde e combate ao Aedes AegyptiFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Danilo Wagner de Souza Gomes GaldinoA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE PROCESSO CIVILIZADOR DE NORBERT ELIASJosé Lamartine da Costa Barbosa
Diones Bento dos ReisCONHECIMENTO(S) DOS ALUNOS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA: uma sequência didática em focoPedro Lucio Barboza
Elivelton Serafim SilvaA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS À LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DO PROFESSOR FORMADOR SOBRE DIFICULDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIALSilvanio de Andrade
Ewerton Moraes LunaA CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE ENERGIA NUCLEAR PELAS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE MATÉRIAS ON-LINEMarcos Antônio Barros Santos
Francisco Adeilton da SilvaPOTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIASilvanio de Andrade
Gabriel dos Santos Souza GomesA Função Afim Através da Resolução de Problemas: Um Estudo de Caso Analisando os Registros de Representação SemióticaKátia Maria de Medeiros
Joel Silva de OliveiraA Engenharia Didática como Referencial para a Ação Pedagógica Reflexiva: O Caso da Área de Figuras Planas Irregulares com o GeogebraCibelle de Fátima Castro de Assis
Joellyton do Rozário CostaAS FOLHAS FORMANDO A GRANDE FORÇA: AS ERVAS NA RITUALÍSTICA EM TERREIROS DE CANDOMBLÉ EM CAMPINA GRANDE/PBMárcia Adelino da Silva Dias
José Márcio da Silva Ramos DinizA CONSTITUIÇÃO DE UM CLUBE DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: ALGUMAS REFLEXÕES POR MEIO DA TEORIA DA ATIVIDADEJosé Joelson Pimentel de Almeida
Josenilde Bezerra de Souza CostaUM ESTUDO ETNOBOTÂNICO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS COM BASE NOS SABERES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPaulo César Geglio
Jucilene Braz da CostaDESENHANDO LINHAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA REGULAR COM UMA ALUNA CEGAEduardo Gomes Onofre
Júlio Pereira da SilvaJogos e Avaliação da Aprendizagem em Matemática: Percepções Docentes Sobre o Avaliar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino FundamentalJosé Joelson
Pimentel de Almeida
Leonardo Silva SantosUMA ABORDAGEM HISTÓRICA E METODOLÓGICA DOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU DESENVOLVIDOS POR AL-KHWARIZMIJohn Andrew Fossa
Liliane Silva Câmara de OliveiraA POLUIÇÃO EM MANANCIAIS PODEM DESENCADEAR EFEITOS TÓXICOS EM PEIXES? UM ESTUDO DE CASO PARA O GÊNERO TILÁPIA NO RIO MAXARANGUAPE, PUREZA/RN - 2016 Karla Patrícia de Oliveira Luna
Macilene Pereira de AraújoTEIAS CURRÍCULARES E ENSINO DE BIOLOGIA: Reflexões com Base nas questões do Enem a partir da ArgumentaçãoMárcia Adelino da Silva Dias
Maria Simone Medeiros de AraújoLEVANTAMENTO TOPOLÓGICO DE CONCEITOS: avaliação de uma metodologia de ensino na disciplina de BiologiaPaulo César Géglio
Mariana Silva LustosaA CONTRIBUIÇÃO DO PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: um estudo realizado com alunos de uma escola pública da ParaíbaPaulo César Geglio
Paulo Henrique Freitas SilvaENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS E PARA A SALA DE AULASilvanio de Andrade
Raissa Mirella Meneses AlvesO JOGO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: análise de uma prática realizada com alunos de ensino médio de uma escola pública da ParaíbaPaulo César Geglio
Rômulo Tonyathy da Silva MangueiraMATEMÁTICA NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS (PIs): MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICASZélia Maria de Arruda Santiago
Samya de Oliveira de LimaENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO PROCAMPO – URCAMarcus Bessa de Menezes
Thâmara Chaves BrasilO ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPLORANDO POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
DiscenteTítuloOrientador
Adjanny Vieira Brito de AraújoO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em ÓpticaAlessandro Frederico da Silveira
Adriano Alves da SilveiraANÁLISE COMBINATÓRIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Alexandre dos Santos PascoalA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MÁQUINA TÉRMICA DE CARNOT COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICAMarcos Antônio Barros Santos
Ariana Costa SilvaO USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM RECURSO AVALIATIVO DO CONCEITO DE FUNÇÃOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Souto MontenegroFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (QUÍMICA E FÍSICA) PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O SILENCIAMENTO DOS CURSOS FORMADORESAna Raquel Pereira de Ataíde
Estevão Luis Paiva da SilvaESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PARTILHAMarcus Bessa de Menezes
Gisane Fagundes RodriguesHISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAJosé Lamartine da Costa Barbosa
Janaína Matias RibeiroINTERVENÇÃO DIDÁTICA ABORDANDO A PERSPECTIVA CTSA COM ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR DO AGRESTE PARAIBANOCidoval Morais de Sousa
Joana Menara Souza SoaresANÁLISE DA HISTÓRIA DO EFEITO FOTOELÉTRICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA GRADUAÇÃOMarcos Antônio Barros Santos
Leonardo Lira de BritoLABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO MUSEU: USOS E PERSPECTIVASSilvanio de Andrade
Luciana Maria de Souza MacêdoPROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS TRILHAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAHEduardo Gomes Onofre
Luciano Lucena TrajanoPROPOSTA E ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADEFrancisco Ferreira Dantas Filho
Luciano Moreira da Silva JúniorO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E DAS RELAÇÕES FUNCIONAIS COM USO DE PADRÕES MATEMÁTICOS: UMA COMPREENSÃO À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICASCibelle de Fátima Castro de Assis
Lucimara de Freitas EleutérioUM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM RELAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Luiz Antônio Gonçalves da SilvaHISTÓRIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM COLÉGIOS MILITARES DE PERNAMBUCOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Patrícia Melo RochaA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
Rônero Márcio Cordeiro DomingosRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
Sheila Valéria Pereira da SilvaIDEIAS/SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALSilvanio de Andrade
Thiago da Silva SantosA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS INFLUÊNCIAS EXERCIDAS PELA ESCOLA, SOBRE AS ABORDAGENS MUSEAISMorgana Lígia de
Farias Freire
Vinícius de Sousa LinsA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NA VISÃO DE DELIZOICOV: APLICABILIDADE EM MODELOS ATÔMICOSPedro Lúcio Barbosa
Zuleide Ferreira de SousaGEOMETRIAS ESPACIAL E PLANA: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS REVELADOS POR MEIO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICASJosé Joelson Pimentel de Almeida