PPGECM

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Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Renoen

SOBRE A RENOEN

 Na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do ano de 2019, foi aprovada a Proposta do Doutorado Acadêmico em Rede (Renoen – Rede Nordeste de Ensino) na área de Ensino da Capes.

De acordo com o coordenador geral, Prof. Dr. Edson José Wartha (UFS), “a proposta para de abertura desse doutorado se inseriu num cenário de um conjunto de necessidades de diversas ordens, a destacar inicialmente a ausência de um Doutorado em Ensino em Rede na região. Assim, a Associação em Rede (AR) de sete IES dos estados da região Nordeste (UFS, UFAL, UFC, IFCE, UEPB, UESB e UFRPE) construiu uma proposta de programa que visa proporcionar alternativas para oportunizar o acesso à formação em nível de excelência a mestres que querem estudar, mas, por conta do trabalho, não podem se deslocar para longe de suas atividades”.

A modalidade de Pós-Graduação em Rede oportuniza a formação de docentes pesquisadores, em nível doutoral, na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática, em termos teóricos e metodológicos de pesquisa. De acordo com a Proposta, essa formação promove uma atuação docente altamente qualificada e de produção de conhecimentos na Área, considerando as demandas regionais, mais especificamente do Nordeste, em sintonia com a produção de conhecimentos, em termos nacional e internacional.

“Acima de tudo, buscou-se contribuir efetivamente um programa de doutorado dedicado na formação de professores, em especial aos docentes que atuam nas licenciaturas em Química, Física, Biologia e Matemática e docentes que atuam na área em cursos de Pedagogia. Dessa forma, é possível formar um número de doutores da região capazes de propor e assumir a formação de professores em nível de Mestrado e em projetos de formação continuada para a educação básica, concorrendo, assim, para mudanças de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na região Nordeste”, afirma o professor Edson.

A Proposta da Renoen envolveu, desde o seu processo de estruturação, pesquisadores de sete instituições de ensino superior que pensaram em alternativas para superar as assimetrias regionais em um processo de cooperação entre os programas de mestrado já existentes. Os coordenadores dos polos são os professores Edson Wartha (UFS), José Joelson Pimentel de Almeida (UEPB), Wilmo Ernesto Francisco Junior (UFAL), Elton Fireman (UFAL), Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Benedito G. Eugênio (UESB), Carmem Roselaine de Oliveira Farias (UFRPE) e Francisco Regis Vieira Alves (IFCE).

Logo que houver uma definição por parte do Colegiado da Renoen, a partir da autorização do Ministério da Educação (MEC), divulgaremos informações acerca do processo seletivo para a formação da primeira turma.