PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Grupos de Pesquisa

Metodologias para a Educação em Química


O Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química – GPMEQ,  teve início em 2014, juntamente com a aprovação da linha de pesquisa em Ensino de Química no Mestrado Acadêmico e Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB. Atualmente conta com a participação de docentes do Departamento de Química e discentes de graduação e mestrado.

Tem como objetivos desenvolver novas metodologias para o ensino de química nos cursos de formação e inicial e continuada do professor. É notório o crescimento de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior em relação ao ensino de ciências. E neste contexto, as metodologias de ensino-aprendizagem, em espaço de educação formal e não formal, em consonância com os princípios da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) nesta perspectiva contribuirá com o processo de ensino e aprendizagem do educado de forma crítica e reflexiva.

Diretório CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9255485686461566

Grupo de história da ciência e ensino


O Grupo de História das Ciências e Ensino teve início em 2007, juntamente com a aprovação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB. Atualmente conta com a participação de docentes dos Departamentos de Física, Educação e Psicologia e discentes de graduação, mestrado e doutorado.

Tem como objetivo o estudo da História e Filosofia da Ciência sob diferentes perspectivas, como forma de contribuir para o ensino-aprendizagem de ciências, bem como para a formação científica de um modo geral.

Homepage do grupo (provisória): http://sites.google.com/site/ghceuepb/home

Diretório CNPq:
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=43197089IPZBKS

Leitura e Escrita em Educação Matemática – LEEMAT


O LEEMAT tem por objetivo problematizar questões relativas à leitura e escrita em Educação Matemática, mormente aquelas concernentes à linguagem matemática, à produção de significados em aulas de Matemática, inclusive na formação de professores, no âmbito escolar e na universidade. Em sua metodologia, inclui a pesquisa teórica acerca destas questões e alguns desdobramentos direcionados para o trabalho em sala de aula.

Diretório CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2056465554689409

Tecnologia digital e aquisição do conhecimento


Realização de pesquisas sobre Juventude e tecnologias digitais. A palavra chave que o grupo tem em mente é: Emergência! Diz respeito a Palavra que aponta para a necessidade de pesquisas sobre o potencial das diferentes interfaces digitais para o processo de ensinar e aprender nas diferentes áreas e em especial em ciências e Matemática uma vez que esse fazer faz parte do viver um mundo contemporâneo com suas mudanças, aceitando mudar para colaborar com a educação das novas gerações. Uma temática que necessita um estudo com diferentes olhares, pelo que o grupo vem construindo seu conhecimento através das trocas que vem estabelecendo com pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Tanto dentro como fora da instituição, no Brasil e no exterior. Assim como tem-se feito representar em participações em congressos regionais, nacionais e internacionais e em publicações: livros e periódicos. Além de participação na Rede Brasileira de Jogos e Educação, eventos específicos da área de ciências, Matemática , Educação e de Games como o SBGAMES, Luso brasileiro para questões curriculares entre outros, Editais como: Propesq, iniciação científica e FINEP.

Home page do grupo: http://www.grupotdac.com

Diretório CNPq:
http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=4319708OPME0BF

Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática


O Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática – GPRPEM – desenvolve suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPB – Campina Grande e no Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB – Monteiro. Inicialmente foi formado e constituído por alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Monteiro/PB e por professores de Matemática da região do Cariri Paraibano em 2008, sempre coordenado pelo Prof. Dr. Roger Huanca. Está inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Home page do grupo: http://grupos.uepb.edu.br/gprpem/

Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida – GRECOMVIDA


Nos anos de existência do GRECOMVIDA realizamos três congressos, nos quais os produtos desenvolvidos, em consonância com as suas linhas de pesquisa, estão publicizados nos Cadernos de Memórias, tanto daqueles realizados por pesquisadores do GRECOMVIDA, como dos integrantes dos GRECOMs co-irmãos. As reuniões de estudo do GRECOMVIDA acontecem semanalmente, tendo a participação dos estudantes dos cursos de Graduação e de PósGraduação nos quais estão associados os pesquisadores que compõem o Grupo. A produção bibliográfica do GRECOMVIDA contempla em torno de quarenta artigos, vinte e seis monografias e cinco dissertações, frutos das pesquisas realizadas por estudantes da Graduação em Ciências Biológicas (Iniciação Científica e Iniciação a Docência) e do Mestrado em Ensino de Ciências da UEPB. Destacamos a relevância dos intercâmbios com os GRECOMs das IES parceiras (UFRN, IFRN, UFPB e UFCG), as quais também têm acolhido os nossos egressos em seus cursos de Pós-Graduação.

Diretório CNPq:

https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3111869751292654