PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Objetivos

O PPGECEM-UEPB tem por objetivo formar docentes/pesquisadores de alto nível, qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de suas realidades profissionais, a partir da atenção a demandas de instituições de ensino e de pesquisa, da educação infantil ao ensino superior. Esta busca se dá por meio de um processo envolvendo interconexões que visam à compreensão dos processos de ensino e aprendizagem das Ciências (Física, Química e Biologia) e da Matemática, sempre envolvendo o diálogo entre a Universidade e os locais de atuação dos protagonistas dos projetos desenvolvidos. A proposta é que haja uma interlocução a partir do estado da arte da própria área de Ensino de Ciências (compreendendo Educação Biológica, Educação Química e
Ensino de Física) e Educação Matemática com campos como os da Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História, Linguística e Filosofia, tomando como base estudos, pesquisas, práticas, avanços e inovações da área nas esferas local, nacional e internacional.

Desta forma, propõe-se um diálogo que envolva a transposição de conhecimentos, atendendo demandas específicas com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local, promovendo uma articulação integrada da formação profissional com as redes e instituições de pesquisa e ensino.

Os cursos de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional cumprem esse papel ao articular o desenvolvimento de um produto ou processo educacional como forma de promover esta formação para os profissionais das áreas envolvidas. De maneira análoga, o curso de Mestrado Acadêmico propõe uma discussão acerca de problemáticas importantes que, em sua maioria, têm origem na prática profissional, sempre envolvendo relações com os debates acadêmicos de alto nível.