PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Dissertações e Teses

Mestrado Profissional Ensino de Ciências e Matemática

 

2018

DiscenteTítuloOrientador
Rejane Maria da Silva FariasO Legado Científico de Marie Curie: Desafios e Perspectivas da Mulher na CiênciaMarcos Antônio Barros Santos
Wellton Cardoso PereiraA Matemática e o Consumo de Água na Escola: Formulação e Resolução de Problemas no Contexto do Projeto Agente JovemCibelle de Fátima de Castro Assis
Virgínia Eugênia da SilvaA Formação Inicial de Pedagogos na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva: A Educação de Surdos em FocoEduardo Gomes Onofre
Valdecir Manoel da SilvaMúsica na Formação Inicial e no Ensino de Química: Saberes, Práticas e AprendisagensFrancisco Ferreira Dantas Filho
Elionora Ramos FariasA Utilização de Jogos por Licenciados em Matemática como Recurso Pedagógico em Aulas de Matemática em um Museu Silvanio de Andrade
Luiz Carlos Carneiro GenuinoESTUDO HISTÓRICO DO PRINCÍPIO DA LUZ: CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A NATUREZA DOS FENÔMENOS LUMINOSOS QUE OPUSERAM FERMAT & DESCARTESMarcos Antônio Barros Santos
Cybelle Diniz Cavalcanti TravassosUM ESTUDO SOBRE SENTIMENTOS AVERSIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAJosé Joelson Pimentel de Almeida

2017

DiscenteTítuloOrientador
Adriana da Silva Velozo BezerraCONCEITO E REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÃO VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: UM TRABALHO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃOSilvanio de Andrade
Ailton Diniz de OliveiraROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESPECTIVA TECNOLOGICA ASSOCIADA AO ENSINO DE FUNÇÕESJosé Lamartine da Costa Barbosa
Alan de Angeles Guedes da SilvaO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOQUÍMICA CELULARMárcia Adelino da Silva Dias
Albanery Rejane Cordeiro de Araújo CostaATIVIDADE EXPERIMENTAL NO CONTEXTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIASMorgana Lígia de Farias Freire
Alexandre Vieira BeltrãoATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAAna Raquel Pereira de Ataíde
Bruna Tayane da Silva LimaPROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENHANDO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVAEduardo Gomes Onofre
Carlos Helaidio Chaves da CostaAS TICs MARVINSKETCH E CHEMSKETCH E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO−APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIOFrancisco Ferreira Dantas Filho
Christiano Cordeiro SoaresTecendo saberes etnomatemáticos: um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-LesteEduardo Gomes Onofre
Dennefe Vicencia BenditoMAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo centrado em dissertações e tesesPaulo César Geglio
Francisco Michell Silva ZacariasO USO DAS TIC COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ELETROQUÍMICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Hebber Kennady Martins dos SantosPONTO, RETA E PLANO EM AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRA: CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS – PARÁAbigail Fregni Lins
Joselito Elias de AraújoUM ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APLICADO À PROBLEMAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)José Lamartine da Costa Barbosa
Karla Cristina AvelinoSEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS SONORASAna Raquel Pereira de Ataíde
Késia de Mélo HermenegildoOS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA A INTEGRAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO EM MATEMÁTICA COM RECURSOS DA GEOMETRIA DINÂMICACibelle de Fátima Castro Assis
Leonardo Augusto de Figueiredo GomesAPLICATIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: APLICATIVOS E JOGOS DIGITAISMarcus Bessa de Menezes
Ligiane Gomes Marinho SalvinoTECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UM ALUNO CEGO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADESEduardo Gomes Onofre
Luiz Eduardo Paulino da SilvaINTER-RELAÇÃO DOS SABERES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E AS DO TÉCNICO AGROPECUÁRIA NO PROEJA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCANDOS(AS)Zélia Maria de Arruda Santiago
Maria José Rodrigues De FariasESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROEMI: INSERÇÃO E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE - PBMarcia Adelino da Silva Dias
Sergio Nilson De FaustinoAS TICS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA COM ENFOQUE CTSAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Fábio Alexandre SantosEXPRESSÕES QUÍMICAS SINALIZADAS NAS MÃOS DE INTÉRPRETES DE LIBRASEduardo Gomes Onofre
Anderson de Araújo NascimentoANÁLISE DOS TIPOS DE PROVAS MATEMÁTICAS E PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIOKátia Maria de Medeiros

2016

DiscenteTítuloOrientador
Amdrelly Iris Silva de AraújoENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Angela Maria Barbosa FernandesA HISTÓRIA DA CIÊNCIA POR MEIO DO TEATRO: A TEORIA DO CALÓRICO CONTADA EM CENAAlessandro Frederico da Silveira
Aylla Gabriela Paiva de AraújoMODELAGEM E APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONFECÇÃO DO MOLDE DE VESTUÁRIO: UM CASO EM ESTUDOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Vieira AmaralREFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): LIMITAÇÕES, INOVAÇÕES E CONTRIBUIÇÕESJosé Joelson Pimentel de Almeida
Fabio Pessoa AlencarOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE FÍSICA DO PARFOR NO ESTADO DO MARANHÃOMorgana Lígia de Farias Freire
Felipe de Lime AlmeidaLEGO® EDUCATION: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS ARTRÓPODES QUELICERADOSFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Frabrício André Lima CavalcanteO ENSINO POR PROBLEMA DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE - PBMárcia Adelino da Silva Dias
Francília de Fátima Silva QueirozLINGUAGEM MATEMÁTICA E GÊNEROS DO DISCURSO: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LEITURA E ESCRITA DE PANFLETOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
Francinaldo Marciel de BritoUMA PROPOSTA DE ENSINO ACERCA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS: AÇÕES A PARTIR DO KIT DE ROBÓTICAAlessandro Frederico da Silveira
Joseane Mirtis de Queiroz PinheiroA PERGUNTA E SEUS CONTRIBUTOS PARA AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA ALGÉBRICO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOKátia Maria de Medeiros
Josemberto Rosendo da CostaUMA PROPOSTA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-EXPERIMENTAL: O TELÉGRAFOAlessandro Frederico da Silveira
Miguel de Brito SantosEDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM EDUCANDOS PRIVADOS DE LIBERDADE: UM TRABALHO COM A METODOLOGIA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Paulo Robson Leite de OliveiraUMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL UTILIZANDO UM BLOG DE ESTUDO COMO FERRAMENTA DE APOIOAna Raquel Pereira de Ataíde
Renally Gonçalves da SilvaA Resolução de Problemas como Estratégia Didática para a Compreensão de Conceitos de Física no Ensino MédioAna Raquel Pereira de Ataíde
Renan Gomes Trindade da SilvaGAME-BASED LEARNING: Brincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPOREFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Rosemberg Gomes Trindade da SilvaMobile learning Uma nova forma de aprender matemática nos Cursos de AdministraçãoFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Samilly Alexandre de SouzaA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COM BASE EM SÓLIDOS GEOMÉTRICOSKátia Maria de Medeiros
Tony Regy Ferreira da SilvaINVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O CASO DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULOMarcus Bessa de Menezes

2015

DiscenteTítuloOrientador
Adrielly Soraya Gonçalves RodriguesEXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DE ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICAAbigail Fregni Lins
Albertina de Farias SilvaTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: COMO OS PROFESSORES DO ESTADO DA PARAÍBA LIDAM COM ISSO?Cidoval Morais de Sousa
Aluska da Silva MatiasOs estágios supervisionados e prática de ensino à luz das novas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada de professores da Educação BásicaSilvana Cristina dos Santos
Ana Luiza Araújo CostaMATEMÁTICA FINANCEIRA E CIDADANIA: INTERLOCUÇÃO, LEITURAS E EXPERIÊNCIASCidoval Morais de Sousa
Carlos Alex AlvesOS SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A FUNÇÃO AFIMCibelle de Fátima
Castro de Assis
Celina José FreitasSaberes e fazeres na prática pedagógica dos professores de Matemática de Timor-Leste no contexto das tecnologias digitaisFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Edvanilson Santos de OliveiraROBÓTICA EDUCACIONAL E RACIOCINIO PROPORCIONAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABERAbigail Fregni Lins
Elisafi Lino DonatoUMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE VÍDEO-AULAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Érick Macedo CarvalhoO USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICARômulo Marinho do Rêgo
Gilmara Gomes MeiraCOMUNICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO O MODELO VAN HIELE PARA A EXPLORAÇÃO GEOMÉTRICA EM SALA DE AULAKátia Maria de Medeiros
Isaias Pessoa da SilvaESTILOS DE APRENDIZAGEM E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Janaína Cardoso da SilvaEXPLORANDO SIGNIFICADOS SOBRE CÁLCULO DE VOLUMES POR MEIO DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR FUTUROS PROFESSORESKátia Maria de Medeiros
João Bosco Abrantes JúniorANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICAMorgana Lígia de Farias Freire
José Adauto Andrade JúniorEPISÓDIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ENERGIA NUCLEAR E SUA UTILIZAÇÃOMarcelo Gomes Germano
Marcella Luanna da Silva LimaSOBRE PENSAMENTO GEOMÉTRICO, PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NOS AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRAAbigail Fregni Lins
Mirian Raquel Alves da SilvaREFLETINDO A PARTIR DA PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOKátia Maria de Medeiros
Rodrigo Raposo da SilvaA EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE FÍSICA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOJean Paulo Spinelly
Syana Monteiro de Alencar RamosA CONCEPÇÃO DE ERRO ENTRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TENSÕES ENTRE FALIBILISMO E ABSOLUTISMOCidoval Morais de Sousa
Tiêgo dos Santos FreitasLÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOSSilvanio de Andrade

2014

DiscenteTítuloOrientador
Afonso Araujo LopesPRÁTICA BILÍNGUE DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO TIMOR-LESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇASSilvanio de Andrade
Alexandre José da SilvaA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Alexsandro Coelho AlencarHISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS DISCURSIVASJosé Lamartine da Costa Barbosa
Bruno Barros CamêloUMA APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA DE CLIFFORD PARA O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITAMorgana Lígia de Farias Freire
Charles Max Sudério Cavalcanti dos SantosMODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONETÚDOS ALGÉBRICOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Erika Carla Alves CanutoO SABER SER E O PENSAR FAZER NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Humberto da Silva OliveiraUMA INVESTIGAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Isabelle Priscila Carneiro de LimaO USO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: O CASO DO PRINCÍPIO DE AÇÃO MÍNIMARoberto de Andrade Martins
Jailson Alves das NevesUMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DA RELATIVIDADE RESTRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Jefferson Dagmar Pessoa BrandãoENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLASSilvanio de Andrade
José Antonio Ferreira PintoFEIRA DE CIÊNCIAS, INICIAÇÃO A PESQUISA E COMUNICAÇÃO DE SABERES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAMarcelo Gomes Germano
José Fernando de MeloTÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL DOS MODELOS ATÔMICOSAlessandro Frederico da Silveira
Marcos Edson Alves deSousaA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS CONCEITOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIARômulo Marinho do Rêgo
Mauricio Alves NascimentoENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS E COTIDIANO ESCOLARSilvanio de Andrade
Oberlan da SilvaUMA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE OPÇÕES METODOLÓGICAS E ORGANIZAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPOCidoval Morais de Sousa
Rafaelle da Silva SouzaDESAFIOS DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CADERNO DE CAMPO E UMA LEITURA DAS CONCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTEAna Paula Bispo da Silva
Rilavia Almeida de OliveiraEXPLORANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA:O CALOR COMO RADIAÇÃO EM FINS DO SÉCULO XVIIIAna Paula Bispo da Silva
Ronnylson Cesar de Oliveira FonsecaUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIOMarcus Bessa de Menezes
Verônica Lima de Almeida CaldeiraO ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COM APOIO DO DIGITAL AO ANALÓGICO E O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

2013

DiscenteTítuloOrientador
Adeilson Pereira da SilvaENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM OLHAR PARA A SALA DE AULASilvanio de Andrade
Alessandra UchoaA HISTÓRIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ANTES DE EINSTEIN: ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIORRoberto de Andrade Martins
Débora Cristina SantosRESIGNIFICANDO O SABER DOCENTE PELO OLHAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE PROFESSORES PELA UEPBAbigail Fregni Lins
Edna Cristina FerreiraPRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OBJETOS DE ESTUDO: ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PROGRAMA DE MESTRADO DA UEPB NOS ANOS DE 2007 E 2008Abigail Fregni Lins
José Leandro de Albuquerque Macedo Costa GomesCONCEITO DE CALOR: CONTEXTO HISTÓRICO E PROPOSTA PARA SALA DE AULAAna Paula Bispo da Silva
José Praxedes de Oliveira NetoCONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAISRômulo Marinho do Rêgo
Josenildo Maria de LimaLITERATURA DE CORDEL E ENSINO DE FÍSICA: UMA APROXIMAÇÃO PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAMarcelo Gomes Germano
Ledevande Martins da SilvCOMPREENSÃO DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Rodolfo Rodrigues de PontesA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA: DELINEANDO TRILHAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES BÁSICASFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

2012

DiscenteTítuloOrientador
Airlan Arnaldo Nascimento De LimaINTRODUZINDO O CONCEITO DE DERIVADA A PARTIR DA IDÉIA DE VARIAÇÃOSilvanio de Andrade
Débora Janaína Ribeiro e SilvaABORDAGEM CTS E ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTESCidoval Morais de Sousa
Inácio Mamede da SilvaEXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULAMarcelo Gomes Germano
Jaene Guimarães PereiraO BLOGUE COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O EXPERIMENTO DE CAVENDISHAna Paula Bispo da Silva
Joab dos Santos SilvaHISTÓRIA ORAL DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICARômulo Marinho do Rêgo
Lafaiete Silva FranciscoONDAS TRANSVERSAIS: UMA APLICAÇÃO COM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Maria Aldia da SilvaO FAZER E O PENSAR DOS PROFESSORES DE FÍSICA EGRESSOS DO MECM: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Nelson Roberto Cardoso de OliveiraAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO DOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE CAMPINA GRANDEAbigail Fregni Lins
Rômulo Alexandre SilvaO USO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Salvino Izidro de Araujo SegundoDO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA AO ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1° GRAU: REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLASSilvanio de Andrade

2011

DiscenteTítuloOrientador
Cícero da Silva PereiraAPRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVARômulo Marinho do Rego
Claudio Rejane da Silva DantasAS TICS E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE FÍSICAMarcelo Gomes Germano
Flavianne Alexandre MonteiroDISCUTINDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS: O CASO DOS RAIOS-X E DA RADIOATIVIDADEAna Paula Bispo da Silva
Geraldo Da Mota DantasCINEMA E O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOB OLHAR CTSCidoval Morais de Sousa
Hélder Alves de OliveiraPLANILHA ELETRÔNICA EXCEL E A MATEMÁTICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE MATRIZESFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jair Stefanini Pereira de AtaídeAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DE DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA PARAÍBAMorgana Lígia de Farias Freire
José Jefferson Aguiar dos SantosENSINO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
José Luiz CavalcanteRESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIARômulo Marinho do Rêgo
Jozeildo José da SilvaO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Luciano Feitosa Do NascimentoHISTÓRIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ROTEIRO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOSAna Paula Bispo da Silva
Maria José Neves de Amorim MouraO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: DE FORA PARA DENTRO DA SALA DE AULAAbigail Fregni Lins
Marília Lidiane Chaves da CostaCOLABORAÇÃO E GRUPO DE ESTUDOS: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO USO DE TECNOLOGIAAbigail Fregni Lins
Nahum Isaque dos Santos CavalcanteFORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A (IN)VISIBILIDADE DOS SABERES DOCENTESSilvanio de Andrade
Ruth Brito de Figueiredo MeloO SOFTWARE MODELLUS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Valdenes Carvalho GomesO USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Valdir de Sousa CavalcantiCOMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIAAbigail Fregni Lins

2010

DiscenteTítuloOrientador
Altamir Souto DiasO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM EXEMPLO DE ELUCIDAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA CARTA DE GALILEU À GRÃ-DUQUESA DE LORENAAna Paula Bispo da Silva
Wertse dos Santos VieiraCONCEBENDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA NEWTONIANAEládio José de Góes Brennand
Kalinka Walderea Almeida MeiraO MONITOR, SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO NO MUSEU SUPER ESTAÇÃO DE ENERGIA- PBMarcelo Gomes Germano
Leonardo Diego LinsCONSTRUINDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE DINÂMICAEládio José de Góes Brennand
Kleber Mendes VieiraO ENSINO DE CONCEITOS DE ÂNGULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDERômulo Marinho do Rêgo
Kalina Lígia de Sousa AlbuquerqueSISTEMA ESPECIALISTA EM TERMODINÂMICA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS MEDIADA POR INTERFACES VIRTUAISFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jozan Medeiros UMA ABORDAGEM DE ENSINO DOS NÚMEROS REAISAldo Bezerra Maciel
José Wantuir Queiroz de AlmeidaO JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COMO E ONDE NO AMBIENTE ESCOLARAbigail Fregni Lins
Humberto José Gama da SilvaA ÁLGEBRA DE CLIFFORD: UMA APLICAÇÃO PARA A FORÇA MAGNÉTICAMorgana Lígia de Farias Freire
Flavio Roberto Guimarães De OliveiraVÍDEO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CTS SOBRE A PRODUÇÃO DOS ALUNOSCidoval Morais de Sousa
Fábio Ferreira Nunes De AraújoOS GAMES E AS FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UMA APLICABILIDADE DO TRIBAL WARS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Eliane Farias AnaniasASPECTOS COGNITIVOS SOBRE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E O CÁLCULO MENTALAbigail Fregni Lins
Márcio Tavares LourençoA INSERÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Walber Santiago ColaçoMOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA AOS TEMPOS ATUAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOBRE EXPLICITAÇÃO E EXPLORAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE OPERAÇÕESAbigail Fregni Lins

 

Mestrado Acadêmico Ensino de Ciências e Matemática

 

 

2018

DiscenteTítuloOrientador
Jair Dias de AbrelAprendizagem Móvel: Explorando a Matemática por Meio de Aplicativos Educacionais em SmartphonesDr. Silvanio de Andrade

2017

DiscenteTítuloOrientador
Allessio da SilvaMATERIAL DOURADO DIGITAL Software Educativo para o Ensino de Operações Fundamentais MatemáticasFilomena Maria Gonçalves da Silva
Cordeiro Moita
André Santos da CostaO uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo Soluções no projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas na Paraíba"Francisco Ferreira Dantas Filho
Bruno Oliveira de LimaHumor e a Teoria de Flow Uma Forma Inovadora de Ensinar BiologiaFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Claudia Niedes da Silva SousaGames na escola como estratégia de promoção da saúde e combate ao Aedes AegyptiFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Danilo Wagner de Souza Gomes GaldinoA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE PROCESSO CIVILIZADOR DE NORBERT ELIASJosé Lamartine da Costa Barbosa
Elivelton Serafim SilvaA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS À LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DO PROFESSOR FORMADOR SOBRE DIFICULDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIALSilvanio de Andrade
Ewerton Moraes LunaA CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE ENERGIA NUCLEAR PELAS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE MATÉRIAS ON-LINEMarcos Antônio Barros Santos
Francisco Adeilton da SilvaPOTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIASilvanio de Andrade
Gabriel dos Santos Souza GomesA Função Afim Através da Resolução de Problemas: Um Estudo de Caso Analisando os Registros de Representação SemióticaKátia Maria de Medeiros
Joel Silva de OliveiraA Engenharia Didática como Referencial para a Ação Pedagógica Reflexiva: O Caso da Área de Figuras Planas Irregulares com o GeogebraCibelle de Fátima Castro de Assis
José Márcio da Silva Ramos DinizA CONSTITUIÇÃO DE UM CLUBE DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: ALGUMAS REFLEXÕES POR MEIO DA TEORIA DA ATIVIDADEJosé Joelson Pimentel de Almeida
Jucilene Braz da CostaDESENHANDO LINHAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA REGULAR COM UMA ALUNA CEGAEduardo Gomes Onofre
Júlio Pereira da SilvaJogos e Avaliação da Aprendizagem em Matemática: Percepções Docentes Sobre o Avaliar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino FundamentalJosé Joelson
Pimentel de Almeida
Leonardo Lira de BritoLABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO MUSEU: USOS E PERSPECTIVASSilvanio de Andrade
Leonardo Silva SantosUMA ABORDAGEM HISTÓRICA E METODOLÓGICA DOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU DESENVOLVIDOS POR AL-KHWARIZMIJohn Andrew Fossa
Liliane Silva Câmara de OliveiraA POLUIÇÃO EM MANANCIAIS PODEM DESENCADEAR EFEITOS TÓXICOS EM PEIXES? UM ESTUDO DE CASO PARA O GÊNERO TILÁPIA NO RIO MAXARANGUAPE, PUREZA/RN - 2016 Karla Patrícia de Oliveira Luna
Macilene Pereira de AraújoTEIAS CURRÍCULARES E ENSINO DE BIOLOGIA: Reflexões com Base nas questões do Enem a partir da ArgumentaçãoMárcia Adelino da Silva Dias
Maria Simone Medeiros de AraújoLEVANTAMENTO TOPOLÓGICO DE CONCEITOS: avaliação de uma metodologia de ensino na disciplina de BiologiaPaulo César Géglio
Mariana Silva LustosaA CONTRIBUIÇÃO DO PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: um estudo realizado com alunos de uma escola pública da ParaíbaPaulo César Geglio
Paulo Henrique Freitas SilvaENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS E PARA A SALA DE AULASilvanio de Andrade
Raissa Mirella Meneses AlvesO JOGO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: análise de uma prática realizada com alunos de ensino médio de uma escola pública da ParaíbaPaulo César Geglio
Rômulo Tonyathy da Silva MangueiraMATEMÁTICA NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS (PIs): MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICASZélia Maria de Arruda Santiago
Samya de Oliveira de LimaENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO PROCAMPO – URCAMarcus Bessa de Menezes
Thâmara Chaves BrasilO ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPLORANDO POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca

2016

DiscenteTítuloOrientador
Adjanny Vieira Brito de AraújoO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em ÓpticaAlessandro Frederico da Silveira
Adriano Alves da SilveiraANÁLISE COMBINATÓRIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Alexandre dos Santos PascoalA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MÁQUINA TÉRMICA DE CARNOT COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICAMarcos Antônio Barros Santos
Ariana Costa SilvaO USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM RECURSO AVALIATIVO DO CONCEITO DE FUNÇÃOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Souto MontenegroFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (QUÍMICA E FÍSICA) PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O SILENCIAMENTO DOS CURSOS FORMADORESAna Raquel Pereira de Ataíde
Estevão Luis Paiva da SilvaESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PARTILHAMarcus Bessa de Menezes
Gisane Fagundes RodriguesHISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAJosé Lamartine da Costa Barbosa
Janaína Matias RibeiroINTERVENÇÃO DIDÁTICA ABORDANDO A PERSPECTIVA CTSA COM ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR DO AGRESTE PARAIBANOCidoval Morais de Sousa
Joana Menara Souza SoaresANÁLISE DA HISTÓRIA DO EFEITO FOTOELÉTRICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA GRADUAÇÃOMarcos Antônio Barros Santos
Luciana Maria de Souza MacêdoPROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS TRILHAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAHEduardo Gomes Onofre
Luciano Lucena TrajanoPROPOSTA E ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADEFrancisco Ferreira Dantas Filho
Luciano Moreira da Silva JúniorO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E DAS RELAÇÕES FUNCIONAIS COM USO DE PADRÕES MATEMÁTICOS: UMA COMPREENSÃO À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICASCibelle de Fátima Castro de Assis
Lucimara de Freitas EleutérioUM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM RELAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Luiz Antônio Gonçalves da SilvaHISTÓRIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM COLÉGIOS MILITARES DE PERNAMBUCOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Patrícia Melo RochaA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
Rônero Márcio Cordeiro DomingosRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
Sheila Valéria Pereira da SilvaIDEIAS/SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALSilvanio de Andrade
Thiago da Silva SantosA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS INFLUÊNCIAS EXERCIDAS PELA ESCOLA, SOBRE AS ABORDAGENS MUSEAISMorgana Lígia de
Farias Freire
Vinícius de Sousa LinsA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NA VISÃO DE DELIZOICOV: APLICABILIDADE EM MODELOS ATÔMICOSPedro Lúcio Barbosa
Zuleide Ferreira de SousaGEOMETRIAS ESPACIAL E PLANA: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS REVELADOS POR MEIO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICASJosé Joelson Pimentel de Almeida

2015

DiscenteTítuloOrientador
Tafarel Fernandes Tavares de MeloO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO ESTRATÉGIA PARA REPENSAR A PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIASMárcia Adelino da Silva Dias
Mayara Larrys Gomes de AssisMAPA ABERTO PARA UMA ECOLOGIA CIENTÍFICO-POÉTICAMárcia Adelino da
Silva Dias
André Ferreira de LimaDO SENSÍVEL ÀS IDEIAS: UM ESTUDO DE GEOMETRIA A PARTIR DE ATIVIDADES ENVOLVENDO ESPAÇO E FORMAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Carla de AraújoIDENTIFICANDO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO, PEDAGÓGICO E DE CONTEÚDO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO AO UTILIZAR RECURSOS MULTIMÍDIASAbigail Fregni Lins
Eudes Henrique de SouzaCONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃOAbigail Fregni Lins
Gilberto Beserra da Silva FilhoGEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM CONCRETAJosé Joelson Pimentel de Almeida