PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Dissertações e Teses

Mestrado Profissional Ensino de Ciências e Matemática

2010


Aluno Título Orientador Data
01 Altamir Souto Dias O ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM EXEMPLO DE ELUCIDAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA CARTA DE GALILEU À GRÃ-DUQUESA DE LORENA Ana Paula Bispo da Silva 17/12/2010
02 Eliane Farias Ananias ASPECTOS COGNITIVOS SOBRE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E O CÁLCULO MENTAL Abigail Fregni Lins 13/12/2010
03 Fábio Ferreira Nunes De Araújo OS GAMES E AS FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UMA APLICABILIDADE DO TRIBAL WARS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 22/06/2010
04 Flavio Roberto Guimarães De Oliveira VÍDEO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CTS SOBRE A PRODUÇÃO DOS ALUNOS Cidoval Morais de Sousa 20/12/2010
05 Humberto José Gama da Silva A ÁLGEBRA DE CLIFFORD: UMA APLICAÇÃO PARA A FORÇA MAGNÉTICA Morgana Lígia de Farias Freire 17/12/2010
06 José Wantuir Queiroz de Almeida O JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COMO E ONDE NO AMBIENTE ESCOLAR Abigail Fregni Lins 13/12/2010
07 Jozan Medeiros UMA ABORDAGEM DE ENSINO DOS NÚMEROS REAIS Aldo Bezerra Maciel 23/12/2010
08 Kalina Lígia de Sousa Albuquerque SISTEMA ESPECIALISTA EM TERMODINÂMICA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS MEDIADA POR INTERFACES VIRTUAIS Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 22/06/2010
09 Kalinka Walderea Almeida Meira O MONITOR, SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO NO MUSEU SUPER ESTAÇÃO DE ENERGIA- PB Marcelo Gomes Germano 30/07/2010
10 Kleber Mendes Vieira O ENSINO DE CONCEITOS DE ÂNGULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE Rômulo Marinho do Rêgo 17/12/2010
11 Leonardo Diego Lins CONSTRUINDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE DINÂMICA Eládio José de Góes Brennand 14/10/2010
12 Márcio Tavares Lourenço A INSERÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE FÍSICA Morgana Lígia de Farias Freire 17/12/2010
13 Walber Santiago Colaço MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA AOS TEMPOS ATUAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOBRE EXPLICITAÇÃO E EXPLORAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE OPERAÇÕES Abigail Fregni Lins 13/12/2010
14 Wertse dos Santos Vieira CONCEBENDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA NEWTONIANA Eládio José de Góes Brennand 14/10/2010

2011


Aluno Título Orientador Data
17 Cícero da Silva Pereira APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA Rômulo Marinho do Rego 11/11/2011
18 Claudio Rejane da Silva Dantas AS TICS E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA Marcelo Gomes Germano 08/04/2011
19 Flavianne Alexandre Monteiro DISCUTINDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS: O CASO DOS RAIOS-X E DA RADIOATIVIDADE Ana Paula Bispo da Silva 08/04/2011
20 Geraldo Da Mota Dantas CINEMA E O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOB OLHAR CTS. Cidoval Morais de Sousa 22/09/2011
21 Hélder Alves de Oliveira PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL E A MATEMÁTICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE MATRIZES Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 16/09/2011
22 Jair Stefanini Pereira de Ataíde AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DE DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA PARAÍBA Morgana Lígia de Farias Freire 14/10/2011
23 José Jefferson Aguiar dos Santos ENSINO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 25/07/2011
24 José Luiz Cavalcante A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Rômulo Marinho do Rêgo 11/11/2011
25 Jozeildo José da Silva O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICA Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 24/10/2011
26 Luciano Feitosa Do Nascimento HISTÓRIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ROTEIRO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS Ana Paula Bispo da Silva 12/08/2011
27 Maria José Neves de Amorim Moura O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: DE FORA PARA DENTRO DA SALA DE AULA Abigail Fregni Lins 09/09/2011
28 Marília Lidiane Chaves da Costa COLABORAÇÃO E GRUPO DE ESTUDOS: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO USO DE TECNOLOGIA Abigail Fregni Lins 08/09/2011
29 Nahum Isaque dos Santos Cavalcante FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A (IN)VISIBILIDADE DOS SABERES DOCENTES Silvanio de Andrade 12/12/2011
30 Ruth Brito de Figueiredo Melo O SOFTWARE MODELLUS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADO Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 25/07/2011
31 Valdenes Carvalho Gomes O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO Morgana Lígia de Farias Freire 14/10/2011
32 Valdir de Sousa Cavalcanti COMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA Abigail Fregni Lins 09/09/2011

2012


Aluno Título Orientador Data
34 Airlan Arnaldo Nascimento De Lima INTRODUZINDO O CONCEITO DE DERIVADA A PARTIR DA IDÉIA DE VARIAÇÃO Silvanio de Andrade 11/12/2012
35 Débora Janaína Ribeiro e Silva ABORDAGEM CTS E ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTES Cidoval Morais de Sousa 08/05/2012
36 Inácio Mamede da Silva EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA Marcelo Gomes Germano 02/03/2012
37 Jaene Guimarães Pereira O BLOGUE COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O EXPERIMENTO DE CAVENDISH Ana Paula Bispo da Silva 17/12/2012
38 Joab dos Santos Silva HISTÓRIA ORAL DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Rômulo Marinho do Rêgo 24/08/2012
39 Lafaiete Silva Francisco ONDAS TRANSVERSAIS: UMA APLICAÇÃO COM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO MÉDIO Morgana Lígia de Farias Freire 03/08/2012
40 Maria Aldia da Silva O FAZER E O PENSAR DOS PROFESSORES DE FÍSICA EGRESSOS DO MECM: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 30/03/2012
41 Nelson Roberto Cardoso de Oliveira AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO DOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE Abigail Fregni Lins 02/07/2012
42 Rômulo Alexandre Silva O USO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Silvanio de Andrade 21/05/2012
43 Salvino Izidro de Araujo Segundo DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA AO ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1° GRAU: REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS Silvanio de Andrade 18/06/2012

2013


Aluno Título Orientador Data
45 Adeilson Pereira da Silva ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM OLHAR PARA A SALA DE AULA Silvanio de Andrade 09/07/2013
46 Alessandra Uchoa A HISTÓRIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ANTES DE EINSTEIN: ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIOR Roberto de Andrade Martins 05/11/2013
47 Débora Cristina Santos RESIGNIFICANDO O SABER DOCENTE PELO OLHAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE PROFESSORES PELA UEPB Abigail Fregni Lins 11/11/2013
48 Edna Cristina Ferreira PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OBJETOS DE ESTUDO: ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PROGRAMA DE MESTRADO DA UEPB NOS ANOS DE 2007 E 2008 Abigail Fregni Lins 27/03/2013
49 José Leandro de Albuquerque Macedo Costa Gomes CONCEITO DE CALOR: CONTEXTO HISTÓRICO E PROPOSTA PARA SALA DE AULA Ana Paula Bispo da Silva 25/07/2013
50 José Praxedes de Oliveira Neto CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS Rômulo Marinho do Rêgo 13/09/2013
51 Josenildo Maria de Lima LITERATURA DE CORDEL E ENSINO DE FÍSICA: UMA APROXIMAÇÃO PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Marcelo Gomes Germano 17/04/2013
52 Ledevande Martins da Silva COMPREENSÃO DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS Silvanio de Andrade 27/05/2013
53 Rodolfo Rodrigues de Pontes A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA: DELINEANDO TRILHAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES BÁSICAS Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 24/09/2013

2014


Aluno Título Orientador Data
54 Isabelle Priscila Carneiro de Lima O USO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: O CASO DO PRINCÍPIO DE AÇÃO MÍNIMA Roberto de Andrade Martins 07/02/2014
55 Erika Carla Alves Canuto O SABER SER E O PENSAR FAZER NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 10/03/2014
56 Jailson Alves das Neves UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DA RELATIVIDADE RESTRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Morgana Lígia de Farias Freire 14/05/2014
57 Alexandre José da Silva A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL Rômulo Marinho do Rêgo 31/03/2014
58 Alexsandro Coelho Alencar HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS DISCURSIVAS José Lamartine da Costa Barbosa 14/07/2014
59 José Antonio Ferreira Pinto FEIRA DE CIÊNCIAS, INICIAÇÃO A PESQUISA E COMUNICAÇÃO DE SABERES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Marcelo Gomes Germano 10/04/2014
60 Oberlan da Silva UMA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE OPÇÕES METODOLÓGICAS E ORGANIZAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO Cidoval Morais de Sousa 04/04/2014
61 Mauricio Alves Nascimento ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS E COTIDIANO ESCOLAR Silvanio de Andrade 19/05/2014
62 Marcos Edson Alves deSousa A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS CONCEITOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA Rômulo Marinho do Rêgo 31/03/2014
63 Jefferson Dagmar Pessoa Brandão ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS Silvanio de Andrade 29/09/2014
64 Charles Max Sudério Cavalcanti dos Santos MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONETÚDOS ALGÉBRICOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rômulo Marinho do Rêgo 28/03/2014
65 Ronnylson Cesar de Oliveira Fonseca UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO Marcus Bessa de Menezes 29/04/2014
66 Rilavia Almeida de Oliveira EXPLORANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA:O CALOR COMO RADIAÇÃO EM FINS DO SÉCULO XVIII Ana Paula Bispo da Silva 01/12/2014
67 Rafaelle da Silva Souza DESAFIOS DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CADERNO DE CAMPO E UMA LEITURA DAS CONCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTE Ana Paula Bispo da Silva 01/12/2014
68 Afonso Araujo Lopes PRÁTICA BILÍNGUE DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO TIMOR-LESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS Silvanio de Andrade 11/12/2014
69 Humberto da Silva Oliveira UMA INVESTIGAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA Morgana Lígia de Farias Freire 17/12/2014
70 Isaias Pessoa da Silva ESTILOS DE APRENDIZAGEM E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 01/12/2014
71 Verônica Lima de Almeida Caldeira O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COM APOIO DO DIGITAL AO ANALÓGICO E O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita 01/12/2014
73 José Fernando de Melo TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL DOS MODELOS ATÔMICOS Alessandro Frederico da Silveira 26/05/2014

2015


Aluno Título Orientador Data

 

Mestrado Acadêmico Ensino de Ciências e Matemática

2015