Curso de Ecologia Política no Contexto do Desenvolvimento, de 11 a 13 de agosto de 2014.

14 de julho de 2014

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade Estadual da Paraíba,  oferecerá, de 11 a 13 de agosto, em caráter concentrado, a disciplina Ecologia Política no Contexto do Desenvolvimento, ministrada pelo Professor Doutor José Esteban Castro, da Universidade de New Castle (Inglaterra). A disciplina é aberta. Podem se inscrever alunos de pós-graduação de todos os cursos da UEPB e de outras instituições e graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em cursá-la na condição de especial e/ou ouvinte. Alunos de graduação, integrantes de projetos de iniciação científica, também podem participar, mas neste caso só na condição de ouvinte.

As inscrições estão sendo feitas na secretaria do MDR – Mestrado em Desenvolvimento Regional, no Centro de Integração Acadêmica, 3° andar, sala 311, no campus de Bodocongó, de 08:00hs às 12:00hs, de 14:00hs às 16:30hs, de segunda-feira à sexta-feira, do dia 15 de julho até o dia 08 de agosto de 2014. Para isso os interessados devem entregar cópias dos documentos pessoais (RG, CPF), cópias dos comprovantes do processo de formação acadêmica (certificados e/ou declarações para o caso dos alunos de IC) e a ficha de inscrição preenchida. As aulas serão realizadas na sala 318 do Centro de Integração Acadêmica, nos dias 11 e 12 de agosto , das 09:00hs as 12:00hs e de 14:00hs as 17:00hs, e no dia 13 de agosto, das 09:00hs as 12:00hs, do corrente ano. O PPGDR atribui 02 (dois) créditos à disciplina.

O curso, de acordo com a coordenação, promoverá uma introdução à ecologia política, entendida como um estudo interdisciplinar dos conflitos sociais no que se refere aos processos ecológicos e ambientais, inseridos no contexto do debate sobre o desenvolvimento. Assim, os temas das aulas contemplam as relações entre o progresso e meio ambiente em perspectiva histórica, a ecologia política como estudo dos conflitos ambientais, os debates centrais da ecologia política e a ecologia política da água.

A abordagem, segundo o professor José Esteban Castro, pode ser caracterizada como uma ecologia política crítica, com ênfase para a discussão interdisciplinar, envolvendo áreas como Sociologia, Geografia, Antropologia, Economia Ecológica e Ciência Política, além da História, nas vertentes sociais e ambientais, percorrendo, ainda, as contribuições provenientes do segmento das ciências naturais, física e tecnológica. Informações: (83) 3344-5305, mdr@uepb.edu.br.

Ficha de Inscrição – Ecologia Política no Contexto do Desenvolvimento

José Luciano Albino Barbosa