PPGCA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Universidade Estadual promove 3º Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido

19 de dezembro de 2017

Três dias de intensas atividades científicas com relevantes discussões sobre o tema “Uso Sustentável do Semiárido: desafios e progressos”. Esta é a proposta da terceira edição do Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS), que será realizado entre os dias 7 e 9 de maio de 2018, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande.

Realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), em parceria com a Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro, o SINPROVS é considerado um dos principais eventos da área e, nesta edição, trará diversas novidades na programação, com o intuito de debater os problemas enfrentados pela produtividade agrícola no Semiárido Brasileiro.

Entre os assuntos discutidos estão: manejo de água e solo; exploração de espécies agrícolas e nativas; tecnologias na pós-colheita de produtos agrícolas e impactos dos fatores bióticos e abióticos na Produção Vegetal. Haverá ainda lançamentos de livros, homenagens, assembleias de associados e uma intensa programação cultural noturna para os congressistas.

O evento acontece com a colaboração do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através de seu Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, unidade Serra Talhada.

Atividades

Além da tradicional recepção de resumos simples e expandidos para publicação em Anais, apresentações de trabalhos orais e na forma de painéis, minicursos, palestras e mesas redondas, o SINPROVS trará três palestrantes internacionais, bem como palestrantes nacionais e de relevante impacto científico.

Em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UEPB e a Lozen Consultoria, será promovida uma sessão com discussões sobre inovação tecnológica e parcerias entre empresas consolidadas e StartUPs voltadas para o segmento agrícola nacional. Os doze melhores trabalhos do SINPROVS receberão como prêmio a publicação na Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa que resulta da parceria feita com o Grupo Verde de Agroecologia e Abelha.

Outra novidade será liderada pela Ufersa, Instituição que proporcionará conversas e possíveis acordos sobre a consolidação de uma rede interdisciplinar e interinstitucional de colaboração científica e tecnológica entre os Programas de Pós-Graduações do Semiárido Brasileiro.

Outras informações podem ser conferidas no site do evento www.sinprovs.com.br. As inscrições e submissão de trabalhos devem ser realizadas até o final de abril.

Traduza este site