PPGCA

PPGCA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Linhas de pesquisa

O Mestrado em Ciências Agrárias estrutura-se na área de Concentração: Agrobioenergia e Agricultura Familiar, com as linhas de pesquisa:

  • Agricultura Familiar e Sustentabilidade: Aumentar a competitividade do processo produtivo regional a partir do entendimento dos meios de produção e gestão da propriedade agrícola. Aprofundar o conhecimento em sistemas de produção de plantas bioenergéticas e alimentares de base familiar.
  • Biotecnologia e Melhoramento Vegetal: Visa a prospecção de biomoléculas para a defesa de plantas; expressão de genes funcionais em sistemas transcriptômicos de alterações climáticas; seleção assistida por marcadores moleculares funcionais; adoção de métodos multivariados para estimativa de diversidade em bancos de germoplasma e populações de pré-melhoramento.
  • Energias Renováveis e Biocombustíveis: Objetiva desenvolver, aprimorar e transferir conhecimentos técnico-científicos em torno da produção de culturas bioenergéticas adaptadas à regiao semiárida brasileira e avaliar os processos de biomassa na produção de energia não-convencional.

Traduza este site