PPGCA

PPGCA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Corpo Docente

Docentes Permanentes:

Dr. Alberto Soares de Melo (UEPB)


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2007). Foi bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq e Professor de Fruticultura, Agricultura I e Olericultura na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Engenharia Agronômica. É professor da Universidade Estadual da Paraíba; atualmente é coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias da UEPB/Embrapa Algodão. Tem experiência na área de Agronomia/Irrigação, atua nos seguintes temas: Fisiologia de Plantas Cultivadas em Ecossistema do Semiárido, Manejo da Irrigação em Fruticultura Tropical, com ênfase no Uso Eficiente da Água e no Estresse Hídrico.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Carlos Alberto Domingues da Silva (Embrapa)


Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1986) possuí mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e especialização em gestão pela Fundação Dom Cabral (2009). Aprovado no concurso público da Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (FAMESF) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em 21 de março de 1994 desempenhou a função de professor assistente ensinando fitossanidade por um ano, quando se desligou para assumir o cargo de pesquisador da Embrapa. É pesquisador da Embrapa Algodão desde 22 de dezembro de 1994 até os dias atuais. Nessa instituição de pesquisa desempenhou a função de Chefe Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento no período de março de 2008 até julho de 2013. Convidado para atuar como professor do curso de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em agosto de 2010 ensina entomologia agrícola dentro da disciplina de fitossanidade de plantas bioenergéticas. Coordenou, participou e participa de diversos projetos de pesquisa relacionados ao manejo integrado de pragas do algodoeiro em parceria com empresas públicas e privadas do Brasil, além de colaborar com projetos de cooperação internacional com países da África. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente com controle biológico e resistência de plantas a insetos. Sua produção bibliográfica inclui dois livros, cinco capítulos de livro, 26 artigos em periódicos indexados, 23 publicações técnicas e 76 trabalhos em congresso.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Carlos Henrique Salvino Gadelha Meneses (UEPB)


Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Bolsista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Agrobiologia) tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente no seguinte tema: Genômica funcional de microorganismos. Atualmente tem desenvolvido pesquisas na área de genômica, onde participou do projeto Riogene que sequenciou o genoma da bactéria diazotrófica endofítica Gluconacetobacter diazotrophicus e hoje atua em projetos que envolvem a fase pós-genômica da interação da bactéria com cana-de-açúcar.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Diogo Gonçalves Neder (UEPB)


Engenheiro Agrônomo (2003), Mestre (2005) e Doutor (2008) em Genética e melhoramento de plantas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Doutor A do Departamento de Agroecologia e Agropecuária do Centro de Ciências Agrarias e Ambientais/ Universidade Estadual da Paraíba. Têm experiências nas área de Recursos Genéticos, Fitomelhoramento, Estatística Genética e Modelagem e Simulação de Sistemas Agrícolas.

Clique aqui – Currículo Lattes

Drª. Elida Barbosa Corrêa (UEPB)

Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2006). Realizou o doutorado pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências Agronômicas, na área de concentração de Proteção de Plantas com doutorado sanduíche na University of Guelph, Canadá. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia. Atualmente é professora na Universidade Estadual da Paraíba.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Francisco José Correia Farias (Embrapa)

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão (1983), Especialização em Genética de Arroz pelo International Rice Reaserch Institute(1988), Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (1995), Doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós Doc pela Texas A&M University, USA (2011). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: gossypium hirsutum, algodoeiro, melhoramento genético, doenças do algodoeiro, precocidade, qualidade de fibras e estabilidade produtiva.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. José Félix de Brito Neto (UEPB)

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (2006), Mestre em Manejo de Solo e Água pelo Centro de Ciências Agrárias-UFPB (2009), Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Faculdade de Ciências Agronômicas (2011) campus de Botucatu-SP. Atuando na área de Química e Fertilidade, Manejo e Conservação do Solo, Fitotecnia e Salinidade do Solo. Atualmente é professor adjunto Dr. T-40 da Universidade Estadual da Paraíba, Campus II, Lagoa Seca.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. José Jaime Vasconcelos Cavalcanti (Embrapa)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1987), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1997) e doutorado em Biologia molecular – University of Reading, Inglaterra (2004). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando como coordenador do programa de melhoramento do algodoeiro para o semiárido, e professor do curso de pós-graduação em ciências agrárias, da disciplina de Genética Quantitativa, da Universidade Estadual da Paraíba. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em melhoramento genético de plantas, principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético do algodão, genética quantitativa, genética molecular e estatística genômica.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Josemir Moura Maia (UEPB)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2001), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Bioquímica Vegetal pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é professor do Departamento de Agrárias e Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal, com ênfase em Bioquímica Vegetal e Metabolismo Antioxidante, atuando principalmente nos seguintes temas: antioxidantes, estresse salino, estresse hídrico, agronomia e educação.

Clique aqui – Currículo Lattes

Drª. Liziane Maria de Lima (Embrapa)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (1996), especialização em Bioquímica da Nutrição (1998) e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Estágio Complementar – Research Institute Rothamsted (2002). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Algodão. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: clonagem gênica, isolamento de promotores de plantas, genes de tolerância e estresses bióticos e abióticos, transformação genética de plantas, proteínas de defesa de plantas e enzimas digestivas de insetos e marcadores moleculares.

Clique aqui – Currículo Lattes

Drª. Nair Helena Castro Arrirel (Embrapa)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Em 1987 ingressou como pesquisadora na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, exerceu o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (08/2007 a 03/2008) e Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios (03/2009 a 05/2010). Atuou como responsável junto ao MAPA fornecendo informações sobre zoneamento da cultivar de algodão (2009 a 2013), Supervisora III do Núcleo Temático de Agricultura Familiar da Embrapa Algodão (03/2008 a 02/2009) e Supervisora II do Núcleo de Pesquisa de Gergelim (04/2011) a 02/2012). Presidente da Comissão Interna de Iniciação Científica ? bolsas PIBIC/Embrapa Algodão, 2007/2008. Presidente da Comissão de Auditoria Técnica do Projeto Produção Integrada de Amendoim nos Estados de SP, CE e PB (06 a 08/2007). Presidente por duas vezes do Comitê Local de Propriedade Intelectual da Embrapa Algodão (de 09/2007 a 04/2008; 08/2009 a 05/2010). Curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de Cártamo, Gergelim, Pinhão manso. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Coordena vários projetos na área de Recursos Genéticos, Melhoramernto de plantas e Sistemas agroecológicos, atuando principalmente com as culturas do gergelim, pinhão manso, amendoim, algodão e mamona.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. Paulo Ivan Fernandes Júnior (Embrapa)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Concluiu o doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Agronomia -Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2009. Atualmente é pesquisador A da Embrapa atuando na Embrapa Semiárido em Petrolina, PE. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em microbiologia do solo e ambiental.

Clique aqui – Currículo Lattes

Drª. Roseane Cavalcanti dos Santos (Embrapa)

É agrônoma, possui mestrado em Melhoramento de plantas, pela UFRPE e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília. É pesquisadora da Empresa Algodão onde atua nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, ecofisiologia e defesa de plantas contra estresses biotico e abiótico, especialmente com as culturas do amendoim e algodão. Os principais temas de pesquisa são: expressão diferencial de plantas submetidas a estresse biótico e abiótico, prospecção de genes vegetais com potencial alelopático ou fungitoxico, seleção de germoplasma por meio de marcadores moleculares e bioquimicos, desenvolvimento de cultivares para o mercado de alimento e agroenergia, transgenia de plantas para resistência a pragas. É coordenadora de vários projetos nas áreas de P&D e de Difusão de tecnologia e professora nos Cursos de Pós Graduação em Ciências Agrárias, da UEPB, e de Agronomia, da UFPB.

Clique aqui – Currículo Lattes

Docentes Colaboradores:

Dr. Yuri Lima Melo (Bolsista PNPD/CAPES)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Ex-estagiário (pesquisador) da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) (2007-2009). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Fitotecnia (Agricultura Tropical) pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Ex-Professor Substituto do Magistério Superior da disciplina de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é bolsista PNPD-CAPES do Mestrado de Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro integrante do Laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidad de La Habana (Cuba) no Projeto de Cooperação Internacional CAPES/MES – Cuba 141/11 (2012-2013). Membro integrante da Base de Pesquisa de Estresses Ambientais em Plantas e Aplicações Biotecnológicas (CB-UFRN) e do Laboratório de Estudos em Biotecnologia Vegetal (CB-DBG-UFRN). Membro integrante do Laboratório de Ecofisiologia de Plantas Cultivadas (ECOLAB-UEPB). Tem experiência de docência na área da Biologia Geral, com ênfase na Biologia Celular e Molecular e experiência em pesquisas na área da Fitotecnia, com ênfase em Biotecnologia, Fisiologia Vegetal e Expressão Gênica.

Clique aqui – Currículo Lattes

Dr. João Henrique Zonta (Embrapa)

Engenheiro Agrônomo graduado pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola/Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Viçosa, atuando em pesquisas na área de engenharia de água e solo, com ênfase em modelagem de infiltração de água no solo e encrostamento superficial. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Algodão, atuando nas áreas de irrigação e drenagem, manejo e conservação de solos, integração lavoura-pecuária e agricultura de precisão. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da paraíba/Embrapa Algodão. É membro do comitê gestor do Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do Estado da Paraíba.

Clique aqui – Currículo Lattes