PPGO

PPGO

Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), pertencente à modalidade acadêmica e com Área de Concentração em Clínica Odontológica, iniciou suas atividades em Agosto de 2009. Contando com um Curso de Mestrado, homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2012 (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p.25), as diversas atividades do PPGO estavam organizadas em três linhas de pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia; Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático; e Estudo das Terapias Complementares em Odontologia.

No primeiro processo seletivo para o Curso de Mestrado em Odontologia da UEPB, que constou de prova escrita, prova de proficiência em língua inglesa, análise curricular e entrevista, foram aprovados 12 candidatos. A Coordenação do Curso de Mestrado ficou a cargo do professor Gustavo Pina Godoy e a Coordenação Adjunta com a professora Edja Maria Melo de Brito Costa. A primeira defesa de dissertação aconteceu no dia 13 de maio de 2011. Até Outubro de 2022, foram titulados 135 Mestres no PPGO.

Parcerias com Programas de Pós-Graduação de excelência foram criadas e consolidadas, especialmente no contexto dos Programas de Cooperação Acadêmica, com destaque para o PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O primeiro PROCAD (2010-2013), realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), fortaleceu as linhas de Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia e Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático. Em sequência (2012-2016), no âmbito do Programa Casadinho/PROCAD (CNPq/CAPES), o PPGO estabeleceu uma importante parceria com a UNICAMP, fortalecendo a linha de pesquisa “Estudo das Terapias Complementares em Odontologia”.

Essas parcerias, caracterizadas por intensa mobilidade acadêmica, foram importantes para a qualificação do Corpo Docente do Mestrado em Odontologia da UEPB. Além disso, por envolverem a execução de projetos metodologicamente mais robustos, contribuíram significativamente para o amadurecimento das pesquisas desenvolvidas no Mestrado. Como resultado desse processo, em dezembro de 2013, a APCN do Curso de Doutorado do PPGO foi aprovada pela CAPES.

O Curso de Doutorado do PPGO, homologado pelo CNE em 2014 (Port. MEC 794, de 11/09/2014, DOU 12/09/2014, seç. 1, p. 28), possui Área de Concentração em Clínica Odontológica. Em sua proposta original, o Curso de Doutorado apresentava duas linhas de pesquisa distintas do Mestrado: Diagnóstico, Distribuição e Fatores Associados aos Agravos à Saúde; e Desenvolvimento de Produtos e Otimização de Processos Relacionados ao Tratamento de Agravos à Saúde Bucal.

O primeiro processo seletivo do Curso de Doutorado do PPGO se deu em meados de maio de 2014, com início do semestre letivo em 18 de agosto do mesmo ano. A aula inaugural foi ministrada pela Profa. Dra. Isabela de Almeida Pordeus, na época Coordenadora da Área de Odontologia na CAPES, contando com a presença dos seis novos discentes de Doutorado. A primeira defesa de tese foi realizada no dia 25 de agosto de 2017. Até Outubro de 2022, foram titulados 44 Doutores no PPGO.

Ao longo dos anos de funcionamento do Curso de Doutorado houve um amadurecimento importante do Corpo Docente do Programa. Nesse processo, intensas reflexões e discussões sobre as atividades desenvolvidas resultaram no entendimento que as linhas de pesquisa do Programa deveriam ser comuns aos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, a partir de 2019, o PPGO passou a contar com as seguintes linhas de pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia; Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático; e Estudo dos Processos e Terapias Relacionadas aos Agravos à Saúde Bucal. As diversas atividades desenvolvidas no Programa se organizam sob esses três núcleos temáticos.