Ir para o conteúdo
Ir para o menu
Ir para a busca
Ir para o rodapé
Acesso à Informação
Transparência
Transparência
Ouvidoria
Ouvidoria
UEPB
|
PPGECM
search
more_vert
search
Buscar no Portal da UEPB
contact_phone
Telefones
UEPB
/
PPGECM
/
PROGRAMA PROFISSIONAL
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Início
O Programa
Apresentação
Coordenação
Objetivos
Áreas de concentração
Corpo Docente
Corpo Discente
Calendário
Horários
Processos Seletivos
Percursos Formativos
Cursos oferecidos
Doutorado Profissional
Mestrado Profissional
Mestrado Acadêmico
Renoen
Projetos
Projetos
Grupos de Pesquisa
Publicações
PROGRAMA PROFISSIONAL
PROGRAMA ACADÊMICO
RENOEN
Documentos
Eventos
Alunos Egressos
Editais
Contatos
Ícone UEPB
Portal da UEPB
PROGRAMA PROFISSIONAL
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Teses e Produtos Educacionais
2025
2024
2023
2025
Em construção.
2024
Em construção.
2023
Em construção.
Dissertações e e Produtos Educacionais
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2025
Em construção.
2024
Em construção.
2023
Em construção.
2022
Discente
Título
Orientador
Antonio Dantas Lopes Filho
UMA ABORDAGEM TEMÁTICA DO CONTEÚDO PROTEÍNAS JUNTO A ESTUDANTES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO: a produção do queijo de coalho do mocó (Kerodon rupestres)
Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.
David Severo do Nascimento Júnior
GeometriRA: PROPOSTA DIDÁTICA UNINDO REALIDADE AUMENTADA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, LUDICIDADE E GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida
Fernanda Abrantes de Almeida
ESTUDO DAS SOLUÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DE UM LIVRO DIGITAL NAS AULAS REMOTAS
Zélia Maria de Arruda Santiago
Greyce Michelinne Rocha Martins
CONJUNTOS NUMÉRICOS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
John Andrew Fossa
Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA COM ALUNOS SURDOS NA SALA DE AEE: Experiências pedagógicas no atendimento
Eduardo Gomes Onofre
Leonardo Lucio Carvalho
A CULTURA DA BANANA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DIÁLOGO ENTRE SABERES POPULARES, CIENTIFÍCOS E ESCOLARES
Francisco Ferreira Dantas Filho
Littyanni Marcela Brito Vilar de Andrade
PRODUTOS EDUCACIONAIS ENVOLVENDO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO
José Joelson Pimentel de Almeida
Luciano Gomes Soares
PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA
José Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Fabiano Oliveira Mangueira
UMA ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA USO DO RECURSO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Cibelle de Fátima Castro de Assis
Maria Elisabeth de Oliveira Félix
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DE TEMAS GERADORES: proposta para inserção na formação inicial de professores de Química
Francisco Ferreira Dantas Filho
Renato Duarte Gomes
PERFORMANCE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO 2o GRAU, UM ESTUDO DOS MÉTODOS DE FATORAÇÃO E DO MÉTODO DE PO-SHEN LOH
Roger Ruben Huaman Huanca
Silmara Benigno Soares
COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DO RECURSO TANGRAM À PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Cibelle de Fátima Castro de Assis
Vilalba Andréa Vieira de Lucena
MATEMÁTICA E LEITURA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA
Pedro Lucio Barboza
2021
Discente
Título
Orientador
Fernando Rodrigues Tavares
PEDAGOGIA VISUAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS COM SURDOS: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
Zélia Maria de Arruda
Santiago
Francisco Diniz Júnior
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PANFLETOS E PROPAGANDAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO PERSPECTIVA PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO
Cibelle de Fátima Castro Assis
Genilson Viana da Silva
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Pedro Lucio Barboza
Janaina Guedes da Silva
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DE FÍSICA
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Janaína Teodoro dos Santos Galvão
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM
Pedro Lucio Barboza
João Pedro Gomes Alves Ferreira
UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM EDUCAÇÃO REMOTA
Marcelo Gomes Germano
Magna Cely Cardoso de Lima Almeida
ASTRONOMIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM TEATRO DE FANTOCHES
Alessandro Frederico da Silveira
Marcelo Gomes dos Santos
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Marcos dos Santos Nascimento
ARQUITETURA INDÍGENA NO ESPAÇO URBANO: DOS TRAÇOS URBANOS AOS TRAÇADOS GEOMÉTRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Zélia Maria de Arruda
Santiago
Maria Aparecida Almeida Arruda
A GEOMETRIA NO CONTEXTO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA DO BIOMA CAATINGA
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida
Maria Zilanda de Andrade Leonardo
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida
Stephanie Karine Guerra Vasconcelos
PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
Paulo César Geglio
Yuri Demis Wanderley Santos Araújo
ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Cidoval Moraes de Sousa
2020
Discente
Título
Orientador
Andrezza Farias Viana
A PROFISSÃO DOCENTE: ENSINO DE MATEMÁTICA E CONDIÇÕES DE EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
José Joelson
Pimentel de Almeida
Edmaylson Jóia Leandro
O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA
Paulo César Geglio
Edson Américo da Silva
AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO GEOGEBRA EM PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL
Roger Ruben Huaman
Huanca
Eduardo Adelino Ferreira
REFLEXÕES SOBRE USO DE WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Francisco Ferreira Dantas Filho
Geraldo Damião de Medeiros
SABERES POPULARES NO CURTIMENTO ARTESANAL DE PELE ANIMAL: Diálogos com os saberes científicos e escolares
Francisco Ferreira Dantas Filho
Lidiana Dos Santos
MATÉRIA E ENERGIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Raquel Pereira de
Ataíde
Mariana de Souza Gomes
PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UEPB
Márcia Adelino
da Silva Dias
Noemita Rodrigues da Silva
DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA À BNCC: ALTERAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
José Joelson Pimentel de
Almeida
Osilene Bezerra Grangeiro
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO VIA EXPLORAÇÃO-RESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa
MÚSICA E ENSINO DE QUÍMICA: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
Francisco Ferreira Dantas Filho
Rafaela Medeiros da Silva
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DISCUTINDO/TECENDO OS DESAFIOS PRESENTES NA DISCALCULIA
Pedro Lúcio Barboza
Renata Ranielly Cabral da Silva
ENSINO E APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Vanessa Lays Oliveira dos Santos
ANÁLISE SOBRE O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM A INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO EM UMA SALA DE AULA REGULAR
Marcus Bessa de Menezes
Vilmara Luiza Almeida Cabral
SABERES DOCENTES EM MATEMÁTICA MOBILIZADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
Maria Alves de Azerêdo
Wanderlânyo de Lira Barboza
O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BAYEUX- PB: UM CASO EM ESTUDO
José Joelson Pimentel de Almeida
Wellson de Azevedo Araújo
LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA E A PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM ESTUDO DO MULTIPLANO EM CONEXÃO COM A BNCC
Aníbal de Menezes Maciel
2019
Discente
Título
Orientador
Alberto Ferreira de Oliveira
ANÁLISE DE UM ESTUDO DE CASO DO USO DA FERRAMENTA COLABORATIVA (SCREENCAST) NO ENSINO DE FÍSICA COM O CONTEÚDO DE REFRAÇÃO
Marcos Antônio Barros Santos
Alecio Soares Silva
INDUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS QUESTÕES DAS PROVAS DA OBMEP
José Lamartine da Costa Barbosa
Ana Paula Florencio Ferreira Pontes
TECNOLOGIAS E O PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO, INTEGRAÇÃO E ENTRAVES
Pedro Lúcio Barboza
Aridelson Joabson Almeida de Oliveira
TECNOLOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E PRÁTICA DOCENTE: Superando os desafios na formação continuada
Zélia Maria de Arruda Santiago
Carla Valéria Ferreira Tavares
ONDAS SONORAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS
Marcelo Gomes Germano
Dustimar de Oliveira Batista
HERANÇA BIOLÓGICA E CONSANGUINIDADE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO
Márcia Adelino da Silva Dias
Gilmar Bezerra de Lima
A MATEMÁTICA APLICADA NA CONFECÇÃO DE ROUPAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aníbal de Menezes Maciel.
Isnara Mendes Lins
O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Silvanio de Andrade
Janaina Alves Botelho
OS RECURSOS LIVRO DIDÁTICO E A BNCC NO PLANEJAMENTO DE AULAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cibelle de Fátima Castro de Assis
João Genarte de Araújo Cavalcante Neto
PROJOVEM URBANO: DISCUTINDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ITAPORANGA
Eduardo Gomes Onofre
José Nilson de Araújo
VIDA COTIDIANA E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS
Silvanio de Andrade
Kleber Jorge Canuto
RACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO NO JOGO DE XADREZ: uma experiência com alunos surdos
Eduardo Gomes Onofre
Maria das Neves de Araújo Lisboa
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMINHO DA INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA COM ALUNOS SURDOS
Eduardo Gomes Onofre
Maria Elidiana Onofre Costa Lira Batista
PRODUÇÃO ARTESANAL DE QUEIJO DE COALHO: UMA TEMÁTICA SOCIOCIENTÍFICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Francisco Ferreira Dantas Filho
Maria Islany Caetano de Souza
TEXTOS DE OUTROS CONTEXTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
José Joelson Pimentel de Almeida
Marivânia Cavalcanti Ferreira
ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental
Eduardo Gomes Onofre
Misleide Silva Santiago
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA (LDM): CONCEPÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Zélia Maria de Arruda Santiago
Railson Cidennys Lourenço Leite
IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBA
Paulo César Geglio
Sídney Moreira da Costa
TANGRAM E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Silvanio de Andrade
Simone Nóbrega Catão
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM CEGOS: PRÁTICA DE LEITURA DE LEDORES EM ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Eduardo Gomes Onofre
Thaís Silva Araújo
O TRATAMENTO DOS NÚMEROS REAIS NA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL NA LICENCIATURA: UM OLHAR A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS
Silvanio de Andrade
Ubiratan Leal de Oliveira
ABORDAGEM DA RADIOATIVIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015-2018
Marcos Antônio Barros Santos
Wellison Gomes Casado
A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POS-SIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGENS
Pedro Lucio Barboza
2018
Discente
Título
Orientador
Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E CIENTÍFICOS
Márcia Adelino da Silva Dias
Ana Lúcia da Silva
MUNDO VIRTUAL MINECRAFT: UM CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Ana Patrícia Martins Barros
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR Á ALUNOS CEGOS EM CLASSES INCLUSIVAS
Francisco Ferreira Dantas Filho
Christianne Torres Lira Farias
UMA ANÁLISE DAS ABRODAGENS DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NO CONTEÚDO DE FUNCÕES QUADRÁTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
José Lamartine da Costa Barbosa
Cybelle Diniz Cavalcanti Travassos
UM ESTUDO SOBRE SENTIMENTOS AVERSIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
José Joelson Pimentel de Almeida
Daiana Estrela Ferreira Barbosa
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE
Pedro Lucio Barboza
Danielly Silva Ramos Almeida
NECESSIDADES FORMATIVAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Márcia Adelino da Silva Dias
Elcio Silva Batista
OS CONTEÚDOS SOBRE SAÚDE NO ENEM E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA
Márcia Adelino da Silva Dias
Elionora Ramos Farias
A Utilização de Jogos por Licenciados em Matemática como Recurso Pedagógico em Aulas de Matemática em um Museu
Silvanio de Andrade
Elson Fernando Damaso de Araujo
CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DE BIOT E SAVART
Marcos Antônio Barros Santos
Francisco Guimarães de Assis
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ÁREA DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)
José Joelson Pimentel de Almeida
Genailson Fernandes da Costa
APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM USO DE UM BLOG: ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Zélia Maria de Arruda Santiago
Ivaldy José Nóbrega Barreto
FOGÃO SOLAR DO TIPO CAIXA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROPAGAÇÃO DO CALOR
Marcelo Gomes Germano
Ivan Bezerra de Sousa
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS: FUNÇÃO AFIM E CONTEXTOS COTIDIANOS
José Joelson Pimentel de Almeida
José Laelson Gomes Cruz
UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA
José Joelson Pimentel de Almeida
José Nilson de Araújo
VIDA COTIDIANA E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS
Silvanio de Andrade
Lijecson Souza dos Santos
ENSINO DE GEOMETRIA: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES
Eduardo Gomes Onofre
Luiz Carlos Carneiro Genuino
ESTUDO HISTÓRICO DO PRINCÍPIO DA LUZ: CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A NATUREZA DOS FENÔMENOS LUMINOSOS QUE OPUSERAM FERMAT & DESCARTES
Marcos Antônio Barros Santos
Maelson da Silva Oliveira
O MODELO EUCLIDIANO NAS ABORDAGENS DOS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA?
José Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Antônio Petrucci de Assis
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E GRUPO DE ESTUDOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO
Roger Ruben Huaman Huanca
Marinaldo Magalhães Dantas
Jogos Pedagógicos no Ensino de Genética: Um Estudo Psicométrico
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Michelly de Carvalho Ferreira
OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NAS PROVAS DO ENEM: REFLEXÕES COM BASE NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Márcia Adelino da Silva Dias
Pedro Eduardo Duarte Pereira
MÚSICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
Zélia Maria de Arruda Santiago
Rejane Maria da Silva Farias
O Legado Científico de Marie Curie: Desafios e Perspectivas da Mulher na Ciência
Marcos Antônio Barros Santos
Valdecir Manoel da Silva
Música na Formação Inicial e no Ensino de Química: Saberes, Práticas e Aprendisagens
Francisco Ferreira Dantas Filho
Valdson Davi Moura Silva
A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA PROBABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
José Lamartine da Costa Barbosa
Virgínia Eugênia da Silva
A Formação Inicial de Pedagogos na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva: A Educação de Surdos em Foco
Eduardo Gomes Onofre
Wellton Cardoso Pereira
A Matemática e o Consumo de Água na Escola: Formulação e Resolução de Problemas no Contexto do Projeto Agente Jovem
Cibelle de Fátima de Castro Assis
2017
Discente
Título
Orientador
Adriana da Silva Velozo Bezerra
CONCEITO E REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÃO VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: UM TRABALHO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Silvanio de Andrade
Ailton Diniz de Oliveira
ROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESPECTIVA TECNOLOGICA ASSOCIADA AO ENSINO DE FUNÇÕES
José Lamartine da Costa Barbosa
Alan de Angeles Guedes da Silva
O ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOQUÍMICA CELULAR
Márcia Adelino da Silva Dias
Albanery Rejane Cordeiro de Araújo Costa
ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO CONTEXTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
Morgana Lígia de Farias Freire
Alexandre Vieira Beltrão
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Anderson de Araújo Nascimento
ANÁLISE DOS TIPOS DE PROVAS MATEMÁTICAS E PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Kátia Maria de Medeiros
Bruna Tayane da Silva Lima
PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENHANDO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Eduardo Gomes Onofre
Carlos Helaidio Chaves da Costa
AS TICs MARVINSKETCH E CHEMSKETCH E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO−APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Francisco Ferreira Dantas Filho
Christiano Cordeiro Soares
Tecendo saberes etnomatemáticos: um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-Leste
Eduardo Gomes Onofre
Dennefe Vicencia Bendito
MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo centrado em dissertações e teses
Paulo César Geglio
Fábio Alexandre Santos
EXPRESSÕES QUÍMICAS SINALIZADAS NAS MÃOS DE INTÉRPRETES DE LIBRAS
Eduardo Gomes Onofre
Francisco Michell Silva Zacarias
O USO DAS TIC COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ELETROQUÍMICA
Francisco Ferreira Dantas Filho
Hebber Kennady Martins dos Santos
PONTO, RETA E PLANO EM AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRA: CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS – PARÁ
Abigail Fregni Lins
Joselito Elias de Araújo
UM ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APLICADO À PROBLEMAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)
José Lamartine da Costa Barbosa
Karla Cristina Avelino
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS SONORAS
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Kátia Pereira Duarte
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Pedro Lúcio Barboza
Késia de Mélo Hermenegildo
OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA A INTEGRAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO EM MATEMÁTICA COM RECURSOS DA GEOMETRIA DINÂMICA
Cibelle de Fátima Castro Assis
Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes
APLICATIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: APLICATIVOS E JOGOS DIGITAIS
Marcus Bessa de Menezes
Ligiane Gomes Marinho Salvino
TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UM ALUNO CEGO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Eduardo Gomes Onofre
Luiz Eduardo Paulino da Silva
INTER-RELAÇÃO DOS SABERES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E AS DO TÉCNICO AGROPECUÁRIA NO PROEJA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCANDOS(AS)
Zélia Maria de Arruda Santiago
Maria José Rodrigues De Farias
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROEMI: INSERÇÃO E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE - PB
Marcia Adelino da Silva Dias
Nívia Maria Rodrigues dos Santos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUBATI/PB
Marcia Adelino da Silva Dias
Sergio Nilson De Faustino
AS TICS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA COM ENFOQUE CTSA
Francisco Ferreira Dantas Filho
2016
Discente
Título
Orientador
Andrelly Iris Silva de Araújo
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Angela Maria Barbosa Fernandes
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA POR MEIO DO TEATRO: A TEORIA DO CALÓRICO CONTADA EM CENA
Alessandro Frederico da Silveira
Aylla Gabriela Paiva de Araújo
MODELAGEM E APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONFECÇÃO DO MOLDE DE VESTUÁRIO: UM CASO EM ESTUDO
José Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Vieira Amaral
REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): LIMITAÇÕES, INOVAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES
José Joelson Pimentel de Almeida
Fabio Pessoa Alencar
OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE FÍSICA DO PARFOR NO ESTADO DO MARANHÃO
Morgana Lígia de Farias Freire
Felipe de Lima Almeida
LEGO® EDUCATION: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS ARTRÓPODES QUELICERADOS
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Frabrício André Lima Cavalcante
O ENSINO POR PROBLEMA DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE - PB
Márcia Adelino da Silva Dias
Francília de Fátima Silva Queiroz
LINGUAGEM MATEMÁTICA E GÊNEROS DO DISCURSO: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LEITURA E ESCRITA DE PANFLETOS
José Joelson Pimentel de Almeida
Francinaldo Marciel de Brito
UMA PROPOSTA DE ENSINO ACERCA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS: AÇÕES A PARTIR DO KIT DE ROBÓTICA
Alessandro Frederico da Silveira
Joseane Mirtis de Queiroz Pinheiro
A PERGUNTA E SEUS CONTRIBUTOS PARA AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA ALGÉBRICO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Kátia Maria de Medeiros
Josemberto Rosendo da Costa
UMA PROPOSTA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-EXPERIMENTAL: O TELÉGRAFO
Alessandro Frederico da Silveira
Miguel de Brito Santos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM EDUCANDOS PRIVADOS DE LIBERDADE: UM TRABALHO COM A METODOLOGIA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Paulo Robson Leite de Oliveira
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL UTILIZANDO UM BLOG DE ESTUDO COMO FERRAMENTA DE APOIO
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Renally Gonçalves da Silva
A Resolução de Problemas como Estratégia Didática para a Compreensão de Conceitos de Física no Ensino Médio
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Renan Gomes Trindade da Silva
GAME-BASED LEARNING: Brincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPORE
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Rosemberg Gomes Trindade da Silva
Mobile learning Uma nova forma de aprender matemática nos Cursos de Administração
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Samilly Alexandre de Souza
A FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COM BASE EM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Kátia Maria de Medeiros
Tony Regy Ferreira da Silva
INVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O CASO DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULO
Marcus Bessa de Menezes
2015
Discente
Título
Orientador
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues
EXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DE ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Abigail Fregni Lins
Albertina de Farias Silva
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: COMO OS PROFESSORES DO ESTADO DA PARAÍBA LIDAM COM ISSO?
Cidoval Morais de Sousa
Ana Luiza Araújo Costa
MATEMÁTICA FINANCEIRA E CIDADANIA: INTERLOCUÇÃO, LEITURAS E EXPERIÊNCIAS
Cidoval Morais de Sousa
Andrea de Andrade Moura
Saberes docentes de professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio em uma abordagem inclusiva de alunos deficientes visuais: Realidades e possibilidades
Abigail Fregni Lins
Carlos Alex Alves
OS SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A FUNÇÃO AFIM
Cibelle de Fátima
Castro de Assis
Celina José Freitas
Saberes e fazeres na prática pedagógica dos professores de Matemática de Timor-Leste no contexto das tecnologias digitais
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Edvanilson Santos de Oliveira
ROBÓTICA EDUCACIONAL E RACIOCINIO PROPORCIONAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER
Abigail Fregni Lins
Elisafi Lino Donato
UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE VÍDEO-AULAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA
Morgana Lígia de Farias Freire
Érick Macedo Carvalho
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rômulo Marinho do Rêgo
Gilmara Gomes Meira
COMUNICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO O MODELO VAN HIELE PARA A EXPLORAÇÃO GEOMÉTRICA EM SALA DE AULA
Kátia Maria de Medeiros
Janaína Cardoso da Silva
EXPLORANDO SIGNIFICADOS SOBRE CÁLCULO DE VOLUMES POR MEIO DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR FUTUROS PROFESSORES
Kátia Maria de Medeiros
José Adauto Andrade Júnior
EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ENERGIA NUCLEAR E SUA UTILIZAÇÃO
Marcelo Gomes Germano
Marcella Luanna da Silva Lima
SOBRE PENSAMENTO GEOMÉTRICO, PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NOS AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRA
Abigail Fregni Lins
Marconi Coelho dos Santos
Investigando provas e demonstrações matemáticas por alunos do Ensino Médio: Realidades e necessidades
Abigail Fregni Lins
Mirian Raquel Alves da Silva
REFLETINDO A PARTIR DA PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Kátia Maria de Medeiros
Rodrigo Raposo da Silva
A EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE FÍSICA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Jean Paulo Spinelly
Syana Monteiro de Alencar Ramos
A CONCEPÇÃO DE ERRO ENTRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TENSÕES ENTRE FALIBILISMO E ABSOLUTISMO
Cidoval Morais de Sousa
Tiêgo dos Santos Freitas
LÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Silvanio de Andrade
Veralúcia Severina da Silva
Proposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de Matemática
Silvanio de Andrade
2014
Discente
Título
Orientador
Afonso Araujo Lopes
PRÁTICA BILÍNGUE DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO TIMOR-LESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS
Silvanio de Andrade
Alexandre José da Silva
A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rômulo Marinho do Rêgo
Alexsandro Coelho Alencar
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS DISCURSIVAS
José Lamartine da Costa Barbosa
Bruno Barros Camêlo
UMA APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA DE CLIFFORD PARA O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
Morgana Lígia de Farias Freire
Charles Max Sudério Cavalcanti dos Santos
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONETÚDOS ALGÉBRICOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rômulo Marinho do Rêgo
Erika Carla Alves Canuto
O SABER SER E O PENSAR FAZER NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Humberto da Silva Oliveira
UMA INVESTIGAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA
Morgana Lígia de Farias Freire
Isabelle Priscila Carneiro de Lima
O USO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: O CASO DO PRINCÍPIO DE AÇÃO MÍNIMA
Roberto de Andrade Martins
Isaias Pessoa da Silva
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jailson Alves das Neves
UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DA RELATIVIDADE RESTRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Morgana Lígia de Farias Freire
Jefferson Dagmar Pessoa Brandão
ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS
Silvanio de Andrade
José Antonio Ferreira Pinto
FEIRA DE CIÊNCIAS, INICIAÇÃO A PESQUISA E COMUNICAÇÃO DE SABERES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Marcelo Gomes Germano
José Fernando de Melo
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL DOS MODELOS ATÔMICOS
Alessandro Frederico da Silveira
Marcos Edson Alves deSousa
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS CONCEITOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA
Rômulo Marinho do Rêgo
Mauricio Alves Nascimento
ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS E COTIDIANO ESCOLAR
Silvanio de Andrade
Oberlan da Silva
UMA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE OPÇÕES METODOLÓGICAS E ORGANIZAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO
Cidoval Morais de Sousa
Rafaelle da Silva Souza
DESAFIOS DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CADERNO DE CAMPO E UMA LEITURA DAS CONCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTE
Ana Paula Bispo da Silva
Rilavia Almeida de Oliveira
EXPLORANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA:O CALOR COMO RADIAÇÃO EM FINS DO SÉCULO XVIII
Ana Paula Bispo da Silva
Ronnylson Cesar de Oliveira Fonseca
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
Marcus Bessa de Menezes
Verônica Lima de Almeida Caldeira
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COM APOIO DO DIGITAL AO ANALÓGICO E O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
2013
Discente
Título
Orientador
Adeilson Pereira da Silva
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM OLHAR PARA A SALA DE AULA
Silvanio de Andrade
Alessandra Uchoa
A HISTÓRIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ANTES DE EINSTEIN: ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIOR
Roberto de Andrade Martins
Débora Cristina Santos
RESIGNIFICANDO O SABER DOCENTE PELO OLHAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE PROFESSORES PELA UEPB
Abigail Fregni Lins
Edna Cristina Ferreira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OBJETOS DE ESTUDO: ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PROGRAMA DE MESTRADO DA UEPB NOS ANOS DE 2007 E 2008
Abigail Fregni Lins
José Leandro de Albuquerque Macedo Costa Gomes
CONCEITO DE CALOR: CONTEXTO HISTÓRICO E PROPOSTA PARA SALA DE AULA
Ana Paula Bispo da Silva
José Praxedes de Oliveira Neto
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS
Rômulo Marinho do Rêgo
Josenildo Maria de Lima
LITERATURA DE CORDEL E ENSINO DE FÍSICA: UMA APROXIMAÇÃO PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Marcelo Gomes Germano
Ledevande Martins da Silv
COMPREENSÃO DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Rodolfo Rodrigues de Pontes
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA: DELINEANDO TRILHAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES BÁSICAS
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
2012
Discente
Título
Orientador
Airlan Arnaldo Nascimento De Lima
INTRODUZINDO O CONCEITO DE DERIVADA A PARTIR DA IDÉIA DE VARIAÇÃO
Silvanio de Andrade
Débora Janaína Ribeiro e Silva
ABORDAGEM CTS E ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTES
Cidoval Morais de Sousa
Helder Gustavo Pequeno dos Reis
Compreensão dos conceitos perímetro da circunferência e área do círculo com o auxílio do GeoGebra
Abigail Fregni Lins
Inácio Mamede da Silva
EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA
Marcelo Gomes Germano
Jaene Guimarães Pereira
O BLOGUE COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O EXPERIMENTO DE CAVENDISH
Ana Paula Bispo da Silva
Joab dos Santos Silva
HISTÓRIA ORAL DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Rômulo Marinho do Rêgo
Lafaiete Silva Francisco
ONDAS TRANSVERSAIS: UMA APLICAÇÃO COM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
Morgana Lígia de Farias Freire
Maria Aldia da Silva
O FAZER E O PENSAR DOS PROFESSORES DE FÍSICA EGRESSOS DO MECM: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Michelly Cássia de Azevedo Marques
Avaliação como processo de comunicação e regulação da aprendizagem de equações do 1º grau: contribuições da produção escrita
Rômulo Marinho do Rêgo
Nelson Roberto Cardoso de Oliveira
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO DOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE
Abigail Fregni Lins
Rômulo Alexandre Silva
O USO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Silvanio de Andrade
Salvino Izidro de Araujo Segundo
DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA AO ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1° GRAU: REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS
Silvanio de Andrade
2011
Discente
Título
Orientador
Cícero da Silva Pereira
APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA
Rômulo Marinho do Rego
Claudio Rejane da Silva Dantas
AS TICS E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Marcelo Gomes Germano
Edelweis José Tavares Barbosa
Equação do primeiro grau em livros didáticos sob a ótica da teoria antropológica do didático
Abigail Fregni Lins
Flavianne Alexandre Monteiro
DISCUTINDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS: O CASO DOS RAIOS-X E DA RADIOATIVIDADE
Ana Paula Bispo da Silva
Geraldo Da Mota Dantas
CINEMA E O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOB OLHAR CTS
Cidoval Morais de Sousa
Hélder Alves de Oliveira
PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL E A MATEMÁTICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE MATRIZES
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jair Stefanini Pereira de Ataíde
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DE DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA PARAÍBA
Morgana Lígia de Farias Freire
José Jefferson Aguiar dos Santos
ENSINO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
José Luiz Cavalcante
RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Rômulo Marinho do Rêgo
Jozeildo José da Silva
O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICA
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Luciano Feitosa Do Nascimento
HISTÓRIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ROTEIRO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Ana Paula Bispo da Silva
Maria José Neves de Amorim Moura
O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: DE FORA PARA DENTRO DA SALA DE AULA
Abigail Fregni Lins
Marília Lidiane Chaves da Costa
COLABORAÇÃO E GRUPO DE ESTUDOS: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO USO DE TECNOLOGIA
Abigail Fregni Lins
Nahum Isaque dos Santos Cavalcante
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A (IN)VISIBILIDADE DOS SABERES DOCENTES
Silvanio de Andrade
Ruth Brito de Figueiredo Melo
O SOFTWARE MODELLUS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADO
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Valdenes Carvalho Gomes
O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO
Morgana Lígia de Farias Freire
Valdir de Sousa Cavalcanti
COMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA
Abigail Fregni Lins
2010
Discente
Título
Orientador
Altamir Souto Dias
O ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM EXEMPLO DE ELUCIDAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA CARTA DE GALILEU À GRÃ-DUQUESA DE LORENA
Ana Paula Bispo da Silva
Danielly Barbosa de Sousa
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos geométricos no 7º Ano do ensino fundamental
Rômulo Marinho do Rêgo
Eliane Farias Ananias
ASPECTOS COGNITIVOS SOBRE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E O CÁLCULO MENTAL
Abigail Fregni Lins
Fábio Ferreira Nunes De Araújo
OS GAMES E AS FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UMA APLICABILIDADE DO TRIBAL WARS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Flavio Roberto Guimarães De Oliveira
VÍDEO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CTS SOBRE A PRODUÇÃO DOS ALUNOS
Cidoval Morais de Sousa
Humberto José Gama da Silva
A ÁLGEBRA DE CLIFFORD: UMA APLICAÇÃO PARA A FORÇA MAGNÉTICA
Morgana Lígia de Farias Freire
Jose Nivaldo Mangueira de Assis
Tópicos de astronomia no ensino médio: uma investigação a partir de um curso informal
Marcelo Gomes Germano
José Wantuir Queiroz de Almeida
O JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COMO E ONDE NO AMBIENTE ESCOLAR
Abigail Fregni Lins
Jozan Medeiros
UMA ABORDAGEM DE ENSINO DOS NÚMEROS REAIS
Aldo Bezerra Maciel
Kalina Lígia de Sousa Albuquerque
SISTEMA ESPECIALISTA EM TERMODINÂMICA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS MEDIADA POR INTERFACES VIRTUAIS
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Kalinka Walderea Almeida Meira
O MONITOR, SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO NO MUSEU SUPER ESTAÇÃO DE ENERGIA- PB
Marcelo Gomes Germano
Kleber Mendes Vieira
O ENSINO DE CONCEITOS DE ÂNGULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE
Rômulo Marinho do Rêgo
Leonardo Diego Lins
CONSTRUINDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE DINÂMICA
Eládio José de Góes Brennand
Márcio Tavares Lourenço
A INSERÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE FÍSICA
Morgana Lígia de Farias Freire
Walber Santiago Colaço
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA AOS TEMPOS ATUAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOBRE EXPLICITAÇÃO E EXPLORAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE OPERAÇÕES
Abigail Fregni Lins
Wertse dos Santos Vieira
CONCEBENDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA NEWTONIANA
Eládio José de Góes Brennand