PROGRAMA PROFISSIONAL

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

  • Teses e Produtos Educacionais

Em construção.

Em construção.

Em construção.

  • Dissertações e e Produtos Educacionais

Em construção.

Em construção.

Em construção.

Discente TítuloOrientador
Antonio Dantas Lopes FilhoUMA ABORDAGEM TEMÁTICA DO CONTEÚDO PROTEÍNAS JUNTO A ESTUDANTES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO: a produção do queijo de coalho do mocó (Kerodon rupestres)Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.
David Severo do Nascimento JúniorGeometriRA: PROPOSTA DIDÁTICA UNINDO REALIDADE AUMENTADA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, LUDICIDADE E GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTALHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Fernanda Abrantes de AlmeidaESTUDO DAS SOLUÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DE UM LIVRO DIGITAL NAS AULAS REMOTASZélia Maria de Arruda Santiago
Greyce Michelinne Rocha MartinsCONJUNTOS NUMÉRICOS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAJohn Andrew Fossa
Joelma Rejane dos Santos Nascimento de MirandaATIVIDADE DE MATEMÁTICA COM ALUNOS SURDOS NA SALA DE AEE: Experiências pedagógicas no atendimentoEduardo Gomes Onofre
Leonardo Lucio CarvalhoA CULTURA DA BANANA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DIÁLOGO ENTRE SABERES POPULARES, CIENTIFÍCOS E ESCOLARESFrancisco Ferreira Dantas Filho
Littyanni Marcela Brito Vilar de AndradePRODUTOS EDUCACIONAIS ENVOLVENDO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINOJosé Joelson Pimentel de Almeida
Luciano Gomes SoaresPRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Fabiano Oliveira MangueiraUMA ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA USO DO RECURSO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICACibelle de Fátima Castro de Assis
Maria Elisabeth de Oliveira FélixCONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DE TEMAS GERADORES: proposta para inserção na formação inicial de professores de QuímicaFrancisco Ferreira Dantas Filho
Renato Duarte GomesPERFORMANCE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO 2o GRAU, UM ESTUDO DOS MÉTODOS DE FATORAÇÃO E DO MÉTODO DE PO-SHEN LOHRoger Ruben Huaman Huanca
Silmara Benigno SoaresCOMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DO RECURSO TANGRAM À PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIACibelle de Fátima Castro de Assis
Vilalba Andréa Vieira de LucenaMATEMÁTICA E LEITURA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICAPedro Lucio Barboza
DiscenteTítuloOrientador
Fernando Rodrigues TavaresPEDAGOGIA VISUAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS COM SURDOS: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de LibrasZélia Maria de Arruda
Santiago
Francisco Diniz JúniorFORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PANFLETOS E PROPAGANDAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO PERSPECTIVA PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICOCibelle de Fátima Castro Assis
Genilson Viana da SilvaUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAPedro Lucio Barboza
Janaina Guedes da SilvaAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DE FÍSICAAna Raquel Pereira de Ataíde
Janaína Teodoro dos Santos GalvãoO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E UMA PROPOSTA DE ABORDAGEMPedro Lucio Barboza
João Pedro Gomes Alves FerreiraUMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM EDUCAÇÃO REMOTAMarcelo Gomes Germano
Magna Cely Cardoso de Lima AlmeidaASTRONOMIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM TEATRO DE FANTOCHESAlessandro Frederico da Silveira
Marcelo Gomes dos SantosOBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃOAna Raquel Pereira de Ataíde
Marcos dos Santos NascimentoARQUITETURA INDÍGENA NO ESPAÇO URBANO: DOS TRAÇOS URBANOS AOS TRAÇADOS GEOMÉTRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICAZélia Maria de Arruda
Santiago
Maria Aparecida Almeida ArrudaA GEOMETRIA NO CONTEXTO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA DO BIOMA CAATINGAHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Maria Zilanda de Andrade LeonardoMETODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETROHelber Rangel Formiga Leite de Almeida
Stephanie Karine Guerra VasconcelosPROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)Paulo César Geglio
Yuri Demis Wanderley Santos AraújoENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCidoval Moraes de Sousa
DiscenteTítuloOrientador
Andrezza Farias VianaA PROFISSÃO DOCENTE: ENSINO DE MATEMÁTICA E CONDIÇÕES DE EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAISJosé Joelson
Pimentel de Almeida
Edmaylson Jóia LeandroO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIAPaulo César Geglio
Edson Américo da SilvaAS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO GEOGEBRA EM PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIALRoger Ruben Huaman
Huanca
Eduardo Adelino FerreiraREFLEXÕES SOBRE USO DE WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Geraldo Damião de MedeirosSABERES POPULARES NO CURTIMENTO ARTESANAL DE PELE ANIMAL: Diálogos com os saberes científicos e escolaresFrancisco Ferreira Dantas Filho
Lidiana Dos SantosMATÉRIA E ENERGIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALAna Raquel Pereira de
Ataíde
Mariana de Souza GomesPROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UEPBMárcia Adelino
da Silva Dias
Noemita Rodrigues da SilvaDO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA À BNCC: ALTERAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALJosé Joelson Pimentel de
Almeida
Osilene Bezerra GrangeiroENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO VIA EXPLORAÇÃO-RESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Paulo Deyvity Rodrigues de SousaMÚSICA E ENSINO DE QUÍMICA: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gasesFrancisco Ferreira Dantas Filho
Rafaela Medeiros da SilvaA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DISCUTINDO/TECENDO OS DESAFIOS PRESENTES NA DISCALCULIAPedro Lúcio Barboza
Renata Ranielly Cabral da SilvaENSINO E APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Vanessa Lays Oliveira dos SantosANÁLISE SOBRE O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM A INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO EM UMA SALA DE AULA REGULARMarcus Bessa de Menezes
Vilmara Luiza Almeida CabralSABERES DOCENTES EM MATEMÁTICA MOBILIZADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIOMaria Alves de Azerêdo
Wanderlânyo de Lira BarbozaO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BAYEUX- PB: UM CASO EM ESTUDOJosé Joelson Pimentel de Almeida
Wellson de Azevedo AraújoLABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA E A PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM ESTUDO DO MULTIPLANO EM CONEXÃO COM A BNCCAníbal de Menezes Maciel
DiscenteTítuloOrientador
Alberto Ferreira de OliveiraANÁLISE DE UM ESTUDO DE CASO DO USO DA FERRAMENTA COLABORATIVA (SCREENCAST) NO ENSINO DE FÍSICA COM O CONTEÚDO DE REFRAÇÃOMarcos Antônio Barros Santos
Alecio Soares SilvaINDUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS QUESTÕES DAS PROVAS DA OBMEPJosé Lamartine da Costa Barbosa
Ana Paula Florencio Ferreira PontesTECNOLOGIAS E O PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO, INTEGRAÇÃO E ENTRAVES Pedro Lúcio Barboza
Aridelson Joabson Almeida de OliveiraTECNOLOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E PRÁTICA DOCENTE: Superando os desafios na formação continuadaZélia Maria de Arruda Santiago
Carla Valéria Ferreira TavaresONDAS SONORAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVASMarcelo Gomes Germano
Dustimar de Oliveira BatistaHERANÇA BIOLÓGICA E CONSANGUINIDADE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICOMárcia Adelino da Silva Dias
Gilmar Bezerra de LimaA MATEMÁTICA APLICADA NA CONFECÇÃO DE ROUPAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAníbal de Menezes Maciel.
Isnara Mendes LinsO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIOSilvanio de Andrade
Janaina Alves BotelhoOS RECURSOS LIVRO DIDÁTICO E A BNCC NO PLANEJAMENTO DE AULAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTALCibelle de Fátima Castro de Assis
João Genarte de Araújo Cavalcante NetoPROJOVEM URBANO: DISCUTINDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ITAPORANGAEduardo Gomes Onofre
José Nilson de AraújoVIDA COTIDIANA E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOSSilvanio de Andrade
Kleber Jorge CanutoRACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO NO JOGO DE XADREZ: uma experiência com alunos surdosEduardo Gomes Onofre
Maria das Neves de Araújo LisboaEDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMINHO DA INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA COM ALUNOS SURDOSEduardo Gomes Onofre
Maria Elidiana Onofre Costa Lira BatistaPRODUÇÃO ARTESANAL DE QUEIJO DE COALHO: UMA TEMÁTICA SOCIOCIENTÍFICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTALFrancisco Ferreira Dantas Filho
Maria Islany Caetano de SouzaTEXTOS DE OUTROS CONTEXTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
Marivânia Cavalcanti FerreiraENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental Eduardo Gomes Onofre
Misleide Silva SantiagoEDUCAÇÃO FINANCEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA (LDM): CONCEPÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICAZélia Maria de Arruda Santiago
Railson Cidennys Lourenço LeiteIDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBAPaulo César Geglio
Sídney Moreira da CostaTANGRAM E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADESSilvanio de Andrade
Simone Nóbrega CatãoEDUCAÇÃO INCLUSIVA COM CEGOS: PRÁTICA DE LEITURA DE LEDORES EM ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICAEduardo Gomes Onofre
Thaís Silva AraújoO TRATAMENTO DOS NÚMEROS REAIS NA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL NA LICENCIATURA: UM OLHAR A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOSSilvanio de Andrade
Ubiratan Leal de OliveiraABORDAGEM DA RADIOATIVIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015-2018Marcos Antônio Barros Santos
Wellison Gomes CasadoA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POS-SIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGENSPedro Lucio Barboza
DiscenteTítuloOrientador
Amanda Ricelli de Almeida Nunes GomesFORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E CIENTÍFICOSMárcia Adelino da Silva Dias
Ana Lúcia da SilvaMUNDO VIRTUAL MINECRAFT: UM CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DE CONCEITOS GEOMÉTRICOSFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Ana Patrícia Martins BarrosRECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR Á ALUNOS CEGOS EM CLASSES INCLUSIVASFrancisco Ferreira Dantas Filho
Christianne Torres Lira FariasUMA ANÁLISE DAS ABRODAGENS DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NO CONTEÚDO DE FUNCÕES QUADRÁTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Cybelle Diniz Cavalcanti TravassosUM ESTUDO SOBRE SENTIMENTOS AVERSIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Daiana Estrela Ferreira BarbosaA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTEPedro Lucio Barboza
Danielly Silva Ramos AlmeidaNECESSIDADES FORMATIVAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTALMárcia Adelino da Silva Dias
Elcio Silva Batista OS CONTEÚDOS SOBRE SAÚDE NO ENEM E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIAMárcia Adelino da Silva Dias
Elionora Ramos FariasA Utilização de Jogos por Licenciados em Matemática como Recurso Pedagógico em Aulas de Matemática em um Museu Silvanio de Andrade
Elson Fernando Damaso de AraujoCONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DE BIOT E SAVARTMarcos Antônio Barros Santos
Francisco Guimarães de AssisFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ÁREA DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)José Joelson Pimentel de Almeida
Genailson Fernandes da CostaAPRENDIZAGEM COLABORATIVA COM USO DE UM BLOG: ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSZélia Maria de Arruda Santiago
Ivaldy José Nóbrega BarretoFOGÃO SOLAR DO TIPO CAIXA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROPAGAÇÃO DO CALORMarcelo Gomes Germano
Ivan Bezerra de SousaPRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS: FUNÇÃO AFIM E CONTEXTOS COTIDIANOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
José Laelson Gomes Cruz UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM ATIVIDADES DE GEOMETRIAJosé Joelson Pimentel de Almeida
José Nilson de AraújoVIDA COTIDIANA E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOSSilvanio de Andrade
Lijecson Souza dos SantosENSINO DE GEOMETRIA: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS COM ALUNOS SURDOS E OUVINTESEduardo Gomes Onofre
Luiz Carlos Carneiro GenuinoESTUDO HISTÓRICO DO PRINCÍPIO DA LUZ: CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A NATUREZA DOS FENÔMENOS LUMINOSOS QUE OPUSERAM FERMAT & DESCARTESMarcos Antônio Barros Santos
Maelson da Silva OliveiraO MODELO EUCLIDIANO NAS ABORDAGENS DOS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA?José Joelson Pimentel de Almeida
Marcos Antônio Petrucci de AssisRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E GRUPO DE ESTUDOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICORoger Ruben Huaman Huanca
Marinaldo Magalhães DantasJogos Pedagógicos no Ensino de Genética: Um Estudo PsicométricoKarla Patrícia de Oliveira Luna
Michelly de Carvalho FerreiraOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NAS PROVAS DO ENEM: REFLEXÕES COM BASE NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZAMárcia Adelino da Silva Dias
Pedro Eduardo Duarte PereiraMÚSICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Jovens musicalizando o conteúdo números naturaisZélia Maria de Arruda Santiago
Rejane Maria da Silva FariasO Legado Científico de Marie Curie: Desafios e Perspectivas da Mulher na CiênciaMarcos Antônio Barros Santos
Valdecir Manoel da SilvaMúsica na Formação Inicial e no Ensino de Química: Saberes, Práticas e AprendisagensFrancisco Ferreira Dantas Filho
Valdson Davi Moura SilvaA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA PROBABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Virgínia Eugênia da SilvaA Formação Inicial de Pedagogos na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva: A Educação de Surdos em FocoEduardo Gomes Onofre
Wellton Cardoso PereiraA Matemática e o Consumo de Água na Escola: Formulação e Resolução de Problemas no Contexto do Projeto Agente JovemCibelle de Fátima de Castro Assis
DiscenteTítuloOrientador
Adriana da Silva Velozo BezerraCONCEITO E REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÃO VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: UM TRABALHO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃOSilvanio de Andrade
Ailton Diniz de OliveiraROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESPECTIVA TECNOLOGICA ASSOCIADA AO ENSINO DE FUNÇÕESJosé Lamartine da Costa Barbosa
Alan de Angeles Guedes da SilvaO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOQUÍMICA CELULARMárcia Adelino da Silva Dias
Albanery Rejane Cordeiro de Araújo CostaATIVIDADE EXPERIMENTAL NO CONTEXTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIASMorgana Lígia de Farias Freire
Alexandre Vieira BeltrãoATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAAna Raquel Pereira de Ataíde
Anderson de Araújo NascimentoANÁLISE DOS TIPOS DE PROVAS MATEMÁTICAS E PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIOKátia Maria de Medeiros
Bruna Tayane da Silva LimaPROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENHANDO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVAEduardo Gomes Onofre
Carlos Helaidio Chaves da CostaAS TICs MARVINSKETCH E CHEMSKETCH E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO−APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIOFrancisco Ferreira Dantas Filho
Christiano Cordeiro SoaresTecendo saberes etnomatemáticos: um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-LesteEduardo Gomes Onofre
Dennefe Vicencia BenditoMAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo centrado em dissertações e tesesPaulo César Geglio
Fábio Alexandre SantosEXPRESSÕES QUÍMICAS SINALIZADAS NAS MÃOS DE INTÉRPRETES DE LIBRASEduardo Gomes Onofre
Francisco Michell Silva ZacariasO USO DAS TIC COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ELETROQUÍMICAFrancisco Ferreira Dantas Filho
Hebber Kennady Martins dos SantosPONTO, RETA E PLANO EM AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRA: CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS – PARÁAbigail Fregni Lins
Joselito Elias de AraújoUM ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APLICADO À PROBLEMAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)José Lamartine da Costa Barbosa
Karla Cristina AvelinoSEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS SONORASAna Raquel Pereira de Ataíde
Kátia Pereira DuarteUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICAPedro Lúcio Barboza
Késia de Mélo HermenegildoOS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA A INTEGRAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO EM MATEMÁTICA COM RECURSOS DA GEOMETRIA DINÂMICACibelle de Fátima Castro Assis
Leonardo Augusto de Figueiredo GomesAPLICATIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: APLICATIVOS E JOGOS DIGITAISMarcus Bessa de Menezes
Ligiane Gomes Marinho SalvinoTECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UM ALUNO CEGO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADESEduardo Gomes Onofre
Luiz Eduardo Paulino da SilvaINTER-RELAÇÃO DOS SABERES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E AS DO TÉCNICO AGROPECUÁRIA NO PROEJA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCANDOS(AS)Zélia Maria de Arruda Santiago
Maria José Rodrigues De FariasESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROEMI: INSERÇÃO E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE - PBMarcia Adelino da Silva Dias
Nívia Maria Rodrigues dos SantosAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUBATI/PBMarcia Adelino da Silva Dias
Sergio Nilson De FaustinoAS TICS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA COM ENFOQUE CTSAFrancisco Ferreira Dantas Filho
DiscenteTítuloOrientador
Andrelly Iris Silva de AraújoENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Angela Maria Barbosa FernandesA HISTÓRIA DA CIÊNCIA POR MEIO DO TEATRO: A TEORIA DO CALÓRICO CONTADA EM CENAAlessandro Frederico da Silveira
Aylla Gabriela Paiva de AraújoMODELAGEM E APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONFECÇÃO DO MOLDE DE VESTUÁRIO: UM CASO EM ESTUDOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Vieira AmaralREFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): LIMITAÇÕES, INOVAÇÕES E CONTRIBUIÇÕESJosé Joelson Pimentel de Almeida
Fabio Pessoa AlencarOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE FÍSICA DO PARFOR NO ESTADO DO MARANHÃOMorgana Lígia de Farias Freire
Felipe de Lima AlmeidaLEGO® EDUCATION: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS ARTRÓPODES QUELICERADOSFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Frabrício André Lima CavalcanteO ENSINO POR PROBLEMA DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE - PBMárcia Adelino da Silva Dias
Francília de Fátima Silva QueirozLINGUAGEM MATEMÁTICA E GÊNEROS DO DISCURSO: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LEITURA E ESCRITA DE PANFLETOSJosé Joelson Pimentel de Almeida
Francinaldo Marciel de BritoUMA PROPOSTA DE ENSINO ACERCA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS: AÇÕES A PARTIR DO KIT DE ROBÓTICAAlessandro Frederico da Silveira
Joseane Mirtis de Queiroz PinheiroA PERGUNTA E SEUS CONTRIBUTOS PARA AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA ALGÉBRICO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOKátia Maria de Medeiros
Josemberto Rosendo da CostaUMA PROPOSTA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-EXPERIMENTAL: O TELÉGRAFOAlessandro Frederico da Silveira
Miguel de Brito SantosEDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM EDUCANDOS PRIVADOS DE LIBERDADE: UM TRABALHO COM A METODOLOGIA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Paulo Robson Leite de OliveiraUMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL UTILIZANDO UM BLOG DE ESTUDO COMO FERRAMENTA DE APOIOAna Raquel Pereira de Ataíde
Renally Gonçalves da SilvaA Resolução de Problemas como Estratégia Didática para a Compreensão de Conceitos de Física no Ensino MédioAna Raquel Pereira de Ataíde
Renan Gomes Trindade da SilvaGAME-BASED LEARNING: Brincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPOREFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Rosemberg Gomes Trindade da SilvaMobile learning Uma nova forma de aprender matemática nos Cursos de AdministraçãoFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Samilly Alexandre de SouzaA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COM BASE EM SÓLIDOS GEOMÉTRICOSKátia Maria de Medeiros
Tony Regy Ferreira da SilvaINVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O CASO DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULOMarcus Bessa de Menezes
DiscenteTítuloOrientador
Adrielly Soraya Gonçalves RodriguesEXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DE ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICAAbigail Fregni Lins
Albertina de Farias SilvaTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: COMO OS PROFESSORES DO ESTADO DA PARAÍBA LIDAM COM ISSO?Cidoval Morais de Sousa
Ana Luiza Araújo CostaMATEMÁTICA FINANCEIRA E CIDADANIA: INTERLOCUÇÃO, LEITURAS E EXPERIÊNCIASCidoval Morais de Sousa
Andrea de Andrade MouraSaberes docentes de professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio em uma abordagem inclusiva de alunos deficientes visuais: Realidades e possibilidadesAbigail Fregni Lins
Carlos Alex AlvesOS SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A FUNÇÃO AFIMCibelle de Fátima
Castro de Assis
Celina José FreitasSaberes e fazeres na prática pedagógica dos professores de Matemática de Timor-Leste no contexto das tecnologias digitaisFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Edvanilson Santos de OliveiraROBÓTICA EDUCACIONAL E RACIOCINIO PROPORCIONAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABERAbigail Fregni Lins
Elisafi Lino DonatoUMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE VÍDEO-AULAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Érick Macedo CarvalhoO USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICARômulo Marinho do Rêgo
Gilmara Gomes MeiraCOMUNICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO O MODELO VAN HIELE PARA A EXPLORAÇÃO GEOMÉTRICA EM SALA DE AULAKátia Maria de Medeiros
Janaína Cardoso da SilvaEXPLORANDO SIGNIFICADOS SOBRE CÁLCULO DE VOLUMES POR MEIO DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR FUTUROS PROFESSORESKátia Maria de Medeiros
José Adauto Andrade JúniorEPISÓDIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ENERGIA NUCLEAR E SUA UTILIZAÇÃOMarcelo Gomes Germano
Marcella Luanna da Silva LimaSOBRE PENSAMENTO GEOMÉTRICO, PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NOS AMBIENTES LÁPIS E PAPEL E GEOGEBRAAbigail Fregni Lins
Marconi Coelho dos SantosInvestigando provas e demonstrações matemáticas por alunos do Ensino Médio: Realidades e necessidadesAbigail Fregni Lins
Mirian Raquel Alves da SilvaREFLETINDO A PARTIR DA PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOKátia Maria de Medeiros
Rodrigo Raposo da SilvaA EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE FÍSICA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOJean Paulo Spinelly
Syana Monteiro de Alencar RamosA CONCEPÇÃO DE ERRO ENTRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TENSÕES ENTRE FALIBILISMO E ABSOLUTISMOCidoval Morais de Sousa
Tiêgo dos Santos FreitasLÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOSSilvanio de Andrade
Veralúcia Severina da SilvaProposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de MatemáticaSilvanio de Andrade
DiscenteTítuloOrientador
Afonso Araujo LopesPRÁTICA BILÍNGUE DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO TIMOR-LESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇASSilvanio de Andrade
Alexandre José da SilvaA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Alexsandro Coelho AlencarHISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS DISCURSIVASJosé Lamartine da Costa Barbosa
Bruno Barros CamêloUMA APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA DE CLIFFORD PARA O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITAMorgana Lígia de Farias Freire
Charles Max Sudério Cavalcanti dos SantosMODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONETÚDOS ALGÉBRICOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALRômulo Marinho do Rêgo
Erika Carla Alves CanutoO SABER SER E O PENSAR FAZER NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Humberto da Silva OliveiraUMA INVESTIGAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Isabelle Priscila Carneiro de LimaO USO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: O CASO DO PRINCÍPIO DE AÇÃO MÍNIMARoberto de Andrade Martins
Isaias Pessoa da SilvaESTILOS DE APRENDIZAGEM E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jailson Alves das NevesUMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DA RELATIVIDADE RESTRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Jefferson Dagmar Pessoa BrandãoENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLASSilvanio de Andrade
José Antonio Ferreira PintoFEIRA DE CIÊNCIAS, INICIAÇÃO A PESQUISA E COMUNICAÇÃO DE SABERES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAMarcelo Gomes Germano
José Fernando de MeloTÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL DOS MODELOS ATÔMICOSAlessandro Frederico da Silveira
Marcos Edson Alves deSousaA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS CONCEITOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIARômulo Marinho do Rêgo
Mauricio Alves NascimentoENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS E COTIDIANO ESCOLARSilvanio de Andrade
Oberlan da SilvaUMA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE OPÇÕES METODOLÓGICAS E ORGANIZAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPOCidoval Morais de Sousa
Rafaelle da Silva SouzaDESAFIOS DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CADERNO DE CAMPO E UMA LEITURA DAS CONCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTEAna Paula Bispo da Silva
Rilavia Almeida de OliveiraEXPLORANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA:O CALOR COMO RADIAÇÃO EM FINS DO SÉCULO XVIIIAna Paula Bispo da Silva
Ronnylson Cesar de Oliveira FonsecaUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIOMarcus Bessa de Menezes
Verônica Lima de Almeida CaldeiraO ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COM APOIO DO DIGITAL AO ANALÓGICO E O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
DiscenteTítuloOrientador
Airlan Arnaldo Nascimento De LimaINTRODUZINDO O CONCEITO DE DERIVADA A PARTIR DA IDÉIA DE VARIAÇÃOSilvanio de Andrade
Débora Janaína Ribeiro e SilvaABORDAGEM CTS E ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTESCidoval Morais de Sousa
Helder Gustavo Pequeno dos ReisCompreensão dos conceitos perímetro da circunferência e área do círculo com o auxílio do GeoGebraAbigail Fregni Lins
Inácio Mamede da SilvaEXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULAMarcelo Gomes Germano
Jaene Guimarães PereiraO BLOGUE COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O EXPERIMENTO DE CAVENDISHAna Paula Bispo da Silva
Joab dos Santos SilvaHISTÓRIA ORAL DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICARômulo Marinho do Rêgo
Lafaiete Silva FranciscoONDAS TRANSVERSAIS: UMA APLICAÇÃO COM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Maria Aldia da SilvaO FAZER E O PENSAR DOS PROFESSORES DE FÍSICA EGRESSOS DO MECM: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Michelly Cássia de Azevedo MarquesAvaliação como processo de comunicação e regulação da aprendizagem de equações do 1º grau: contribuições da produção escritaRômulo Marinho do Rêgo
Nelson Roberto Cardoso de OliveiraAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO DOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE CAMPINA GRANDEAbigail Fregni Lins
Rômulo Alexandre SilvaO USO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Salvino Izidro de Araujo SegundoDO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA AO ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1° GRAU: REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLASSilvanio de Andrade
DiscenteTítuloOrientador
Cícero da Silva PereiraAPRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVARômulo Marinho do Rego
Claudio Rejane da Silva DantasAS TICS E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE FÍSICAMarcelo Gomes Germano
Edelweis José Tavares BarbosaEquação do primeiro grau em livros didáticos sob a ótica da teoria antropológica do didáticoAbigail Fregni Lins
Flavianne Alexandre MonteiroDISCUTINDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS: O CASO DOS RAIOS-X E DA RADIOATIVIDADEAna Paula Bispo da Silva
Geraldo Da Mota DantasCINEMA E O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOB OLHAR CTSCidoval Morais de Sousa
Hélder Alves de OliveiraPLANILHA ELETRÔNICA EXCEL E A MATEMÁTICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE MATRIZESFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jair Stefanini Pereira de AtaídeAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DE DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA PARAÍBAMorgana Lígia de Farias Freire
José Jefferson Aguiar dos SantosENSINO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
José Luiz CavalcanteRESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIARômulo Marinho do Rêgo
Jozeildo José da SilvaO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICAFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Luciano Feitosa Do NascimentoHISTÓRIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ROTEIRO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOSAna Paula Bispo da Silva
Maria José Neves de Amorim MouraO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: DE FORA PARA DENTRO DA SALA DE AULAAbigail Fregni Lins
Marília Lidiane Chaves da CostaCOLABORAÇÃO E GRUPO DE ESTUDOS: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO USO DE TECNOLOGIAAbigail Fregni Lins
Nahum Isaque dos Santos CavalcanteFORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A (IN)VISIBILIDADE DOS SABERES DOCENTESSilvanio de Andrade
Ruth Brito de Figueiredo MeloO SOFTWARE MODELLUS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Valdenes Carvalho GomesO USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIOMorgana Lígia de Farias Freire
Valdir de Sousa CavalcantiCOMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIAAbigail Fregni Lins
DiscenteTítuloOrientador
Altamir Souto DiasO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM EXEMPLO DE ELUCIDAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA CARTA DE GALILEU À GRÃ-DUQUESA DE LORENAAna Paula Bispo da Silva
Danielly Barbosa de SousaModelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos geométricos no 7º Ano do ensino fundamentalRômulo Marinho do Rêgo
Eliane Farias AnaniasASPECTOS COGNITIVOS SOBRE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E O CÁLCULO MENTALAbigail Fregni Lins
Fábio Ferreira Nunes De AraújoOS GAMES E AS FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UMA APLICABILIDADE DO TRIBAL WARS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Flavio Roberto Guimarães De OliveiraVÍDEO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CTS SOBRE A PRODUÇÃO DOS ALUNOSCidoval Morais de Sousa
Humberto José Gama da SilvaA ÁLGEBRA DE CLIFFORD: UMA APLICAÇÃO PARA A FORÇA MAGNÉTICAMorgana Lígia de Farias Freire
Jose Nivaldo Mangueira de AssisTópicos de astronomia no ensino médio: uma investigação a partir de um curso informalMarcelo Gomes Germano
José Wantuir Queiroz de AlmeidaO JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COMO E ONDE NO AMBIENTE ESCOLARAbigail Fregni Lins
Jozan Medeiros UMA ABORDAGEM DE ENSINO DOS NÚMEROS REAISAldo Bezerra Maciel
Kalina Lígia de Sousa AlbuquerqueSISTEMA ESPECIALISTA EM TERMODINÂMICA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS MEDIADA POR INTERFACES VIRTUAISFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Kalinka Walderea Almeida MeiraO MONITOR, SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO NO MUSEU SUPER ESTAÇÃO DE ENERGIA- PBMarcelo Gomes Germano
Kleber Mendes VieiraO ENSINO DE CONCEITOS DE ÂNGULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDERômulo Marinho do Rêgo
Leonardo Diego LinsCONSTRUINDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE DINÂMICAEládio José de Góes Brennand
Márcio Tavares LourençoA INSERÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE FÍSICAMorgana Lígia de Farias Freire
Walber Santiago ColaçoMOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA AOS TEMPOS ATUAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOBRE EXPLICITAÇÃO E EXPLORAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE OPERAÇÕESAbigail Fregni Lins
Wertse dos Santos VieiraCONCEBENDO ERGONOMIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA NEWTONIANAEládio José de Góes Brennand