Hermes Alves de Almeita, dia 08/11/2013, às 14h, nosso dileto professor será o palestrante convidado no Semiárido em Foco: O regime pluvial das microrregiões mais secas da Paraíba e potencial de captação de água da chuva
O Semiárido em Foco desta sexta-feira, dia 8, terá a discussão sobre o tema O regime pluvial das microrregiões mais secas da Paraíba e potencial de captação de água da chuva, e o palestrante convidado é o professor Hermes Alves de Almeida, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades do programa acontecem todas as sextas-feiras, às 14h, na sede do Insa/MCTI, é aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo site.
O clima é considerado o principal condicionador da dinâmica ambiental por exercer influência direta tanto nos processos de ordem física, biológica, como na sociedade de um modo geral. No entanto, o modelo de distribuição mensal e intra-anual de chuvas no Semiárido brasileiro é extremamente irregular em quantidade e em distribuição espaço-temporal, e em geral, concentra-se em um curto período de dois a três meses.
Assim, o objetivo da palestra desta sexta será apresentar resultados de estudos da climatologia da chuva nas microrregiões mais secas da Paraíba (Cariri, Seridó e Curimataú), que permitem estabelecer o regime pluvial e o volume potencial de captação de água da chuva como alternativa para aumentar a disponibilidade hídrica.
Conheça o palestrante O professor Hermes Alves de Almeida possui formação em Meteorologia, pela então Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus Campina Grande), mestrado em agronomia, pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorado em agronomia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como pesquisador na área de Ciências Agrárias e Ambientais, no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC/CEPLAC), órgão da Administração Direta do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (1979/2002). Atualmente, integra o quadro de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Unidade Acadêmica de Geografia, co-ordena o curso de especialização em Geoambiência e Recursos hídricos do Semiárido, na mesma Universidade, e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UEPB).
Texto: Catarina Buriti (Assessoria de Comunicação do Insa)
Adaptação: Lincoln de Souza (Secretário do MDR)