Ciclo de debates promovido pela Universidade Estadual discute a cidade de Campina Grande

30 de outubro de 2013
Dentro da programação alusiva aos 148 anos de emancipação política de Campina Grande, o Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 5 e 7 de novembro, o 2º Ciclo de Debates sobre a cidade de Campina Grande.

O evento acontece no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, em Bodocongó, nos períodos da manhã e noite. Como parte do ciclo, será realizado o 1º Seminário PIBID: Sub projetos Geografia e História da Rainha da Borborema.

Coordenador do evento e Chefe do Departamento de Geografia da Instituição, o professor Faustino Moura explica que o Ciclo de Debates tem como pano de fundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostraram que a população de Campina Grande já supera os 400 mil habitantes. Palestras e oficinas marcarão os dois dias de atividades do evento.

A programação começa às 8h30 do dia 5 de novembro, com a palestra “Entre labirintos e indícios: a feira de Campina Grande”, a ser proferida pelo professor doutor Josemir Camilo de Melo, historiador da UEPB. Às 19h do mesmo dia está prevista a palestra “Histórico do abastecimento d’água de Campina Grande e a perspectiva da transposição”, a ser ministrada pelo professor doutor Franklyn Barbosa de Brito, professor da rede pública.

O Ciclo de Debates prossegue no dia 6 de novembro, às 8h30, com a realização da palestra “Sob o signo da cidade: imagens e discursos de Campina Grande”, a ser ministrada pela professora doutora Maria Jackeline Carvalho, socióloga da UEPB. Ás 19h será a vez do professor doutor Márcio de Matos Caniello, secretário de Planejamento de Campina Grande, proferir a palestra “Planejamento urbano em Campina Grande”.

O evento continua no dia 7 de novembro, às 8h, com a realização do 1º Seminário PIBID: Subprojetos Geografia e História em Campina Grande, que terá a participação das professoras Josandra Araújo e Auricélia Lopes. Antecedendo as palestrantes, haverá curtos enfoques abordando aspectos da atual organização do espaço urbano de Campina Grande.

As inscrições para o Ciclo de Debates e para o PIBID estão sendo realizadas até o dia 4 de novembro, no Departamento de Geografia, turnos  manhã ou noite. Mais informações através do telefone (83) 3344-5314.