PPGQ

PPGQ

Programa de Pós-graduação em Química

Linhas de Pesquisa

O PPGQ possui cinco linhas de pesquisa que descrevem bem as atividades que serão desenvolvidas pelo seu corpo docente/discente, sempre buscando atuar nas quatro grandes áreas da Química: Química Orgânica, Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química e Química Teórica e Computacional. O corpo docente atua nas seguintes linhas de pesquisa:

Nanomateriais e Nanociência


Descrição: A linha focaliza a preparação de materiais avançados para aplicações nas áreas médica, farmacêutica, agrícola, catálise, ambiental e sensores químicos. Inclui o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas biodegradáveis e de óxidos metálicos, compósitos, materiais cerâmicos funcionais, lipossomas, micelas, microemulsões, hidrogéis e nanoespumas. Os objetivos principais dessa linha são:  a) Preparação de óxidos nanoestruturados obtidos por métodos via úmida e caraterizações, visando aplicações para remediação ambiental; b) Preparação de filmes finos obtidos por deposição de solução química e caracterização, visando aplicações em processos oxidativos avançados e sensores; c) Preparação e caracterização de nanocompósitos argila/polímero para aplicação agrícola; d) Preparação de sistemas nanométricos para liberação controlada de fármacos (lipossomas, nanopartículas e hidrogéis).

Áreas de concentração vinculadas: Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química

Pesquisadores envolvidos:

  • Mary  Cristina Ferreira Alves
  • Rodrigo José de Oliveira
  • Deoclécio Ferreira de Brito

 

Química Medicinal


Descrição: Planejar racionalmente e sintetizar novas espécies químicas orgânicas com potencial atividade biológica com foco no câncer, em doenças inflamatórias, distúrbios do sistema nervoso central, doenças infecto-contagiosas e doenças negligenciadas. Para o planejamento desses fármacos serão utilizadas tanto técnicas e ferramentas teóricas computacionais, como a quimiometria, QSAR, docking e cálculos teóricos ab initio e da teoria funcional de densidade como ferramenta computacional auxiliar, bem como serão usadas técnicas de química orgânica laboratorial. Essa linha engloba também o estudo físico-químico através da espectroscopia molecular das espécies químicas envolvidas com propósito de investigar a análise conformacional e contribuir na elucidação inequívoca de suas estruturas moleculares.

Áreas de concentração vinculadas: Química Orgânica e Físico-Química

Pesquisadores envolvidos:

  • Yanna Carolina Ferreira Teles
  • Ricardo Olímpio de Moura
  • Maria da Conceição de Menezes Torres

 

Metodologias Analíticas Avançadas


Descrição: Desenvolvimento de metodologias analíticas utilizando banco de dados multivariados, para elucidação de problemas em diversas áreas de conhecimento, em especial relacionados a matizes das áreas ambientais, farmacêuticas e agrarias.

Área de concentração vinculada: Química Analítica

Pesquisadores envolvidos:

  • José Germano Véras
  • Simone da Silva Simões
  • Paulo Henrique Gonçalves Dias Diniz

 

Biotecnologia


Descrição: Utilização de sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados desses com potencial biotecnológico, para produzir ou modificar produtos e processos de uso especifico com desenvolvimento de bioprodutos utilizando rejeitos e resíduos industriais e /ou domésticos como insumos para diminuir os custos do processo. Aplicação de técnicas de biorremediação para recuperar e regenerar áreas impactadas (principalmente água e solo) pela ação negativa do homem mantendo o equilíbrio do ecossistema. Otimização de novos bioprodutos com diminuição de toxicidades.

Área de concentração vinculada: Química Orgânica

Pesquisadores envolvidos:

  • Hélvia W. Casullo
  • Simone da Silva Simões
  • Mary Cristina Ferreira Alves

Química Teórica e Computacional


Descrição: A linha tem como foco o desenvolvimento, implementação computacional e aplicação de metodologias em química quântica, modelagem molecular e espectroscopia. Inclui o desenvolvimento de novas metodologias de análises de ligações químicas, desenvolvimento e aplicação de programas de computador em química quântica e espectroscopia de moléculas e compostos de coordenação com íons dos blocos d e f. Os estudos envolvem sistemas de interesse ambiental, eletroquímico, sistemas alvo para dispositivos conversores de luz e sistemas moleculares em geral. Os objetivos principais dessa linha são: a) Estudos mecânico-quântico de sistemas moleculares; b) Desenvolvimento de programas de computador em química; c) Modelagem computacional de compostos de coordenação com íons lantanídeos; d) Aplicação de métodos computacionais (dinâmica molecular e estrutura eletrônica) e modelagens teóricas em mecanismos de reações químicas, estrutura molecular e reatividade.

Área de concentração vinculada: Fisico-química

Pesquisadores envolvidos:

  • Juracy Regis de Lucena Junior
  • Renaldo Tenório de Moura Jr
  • Ezequiel Fragoso Vieira