PPGQ

PPGQ

Programa de Pós-graduação em Química

Histórico

O Mestrado em Química, com área de concentração em Química, é resultado de três movimentos articulados da Política de Pós-Graduação da Universidade Estadual da Paraíba.

O primeiro alinha-se a um conjunto de ações estratégicas efetivadas em duas frentes: uma de qualificação do corpo docente, e a outra de ampliação qualitativa do quadro por meio de concurso público, com mais de duzentos professores aprovados e contratados desde 2011. Especificamente em termos de quadros docentes para esta proposta foram contratados nos três últimos anos seis professores com doutorado nas áreas de interesse da Química (um em Inorgânica, um para Físico-Química, um para Analítica, um em Biotecnologia e mais dois em Química Orgânica – Síntese Orgânica) e também a contratação de um bolsista DCR, na área de Química Analítica, todos compondo a formação inicial do PPGQ.

O segundo movimento trata-se do investimento em ensino e pesquisa em áreas estratégicas, dentre as quais se destacam as Ciências e Tecnologia. Nesse campo específico, nos últimos cinco anos, a UEPB criou, por exemplo, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos – NUPEA e o Núcleo de tecnologias estratégicas em saúde, NUTES com financiamento da FINEP e Ministério da Saúde no Campus I em Campina Grande, em cooperação com o Instituto Fraunhofer da Alemanha, núcleo este que é fomentado pelo Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias da Saúde.

O terceiro movimento diz respeito à construção de parcerias, com centros de pesquisa e universidades e com o setor produtivo, não apenas para a troca de experiência e capacitação de seu corpo docente, mas, pontualmente, para junção e articulação de competências, visando o fortalecimento do ensino e da pesquisa em áreas criticas para o desenvolvimento regional. Desta ação entre pesquisadores que estão neste PPGQ estão sendo construídas parcerias com grupos de pesquisa da UFPB, UFCG, UFPE, UFRPE, UFAL, UFSE, UFPI, USP, UFMG, LAFEPE, UECE, UFSM, UNESP, UNICAMP, EMBRAPA, University of Bristol, Universidad Nacional del Sur, Universidad Nacional del Litoral, Université Rennes I, Universidade de Coimbra, dentre outras.

Vale reforçar a pouca capilarização de programas de pós-graduação em Química no interior do Nordeste, que possui somente 7 mestrados e 6 mestrados/doutorados, sendo apenas 20 % de todos os cursos do Brasil na área de Química, com apenas três não localizados em capitais dos estados do Nordeste, mas sendo um na região metropolitana de capital do estado de Sergipe e dois no interior da Bahia. Por esta pouca inserção no interior os programas de Química não conseguem atender a demanda gerada pelos cursos de graduação em suas diferentes denominações (Licenciatura, Bacharelado e Química Industrial, por exemplo).

Este mestrado, por fim, é uma ação estratégica da UEPB em sentido amplo e dos professores que compõem esta proposta, em sentido restrito, para permitir a estes continuação de suas atividades de pesquisa de ponta que vinham desenvolvendo em seus doutorados e pós-doutorados. Neste sentido, todos os esforços demandados são para inserir a UEPB no cenário nacional/internacional da pesquisa em Química em uma perspectiva muito mais ampla do que vem ocorrendo, pois a atuação dos docentes se dá em pós-graduações em áreas próximas da Química e em atividades de iniciação científica, em que os objetivos da pesquisa ficam limitados em profundidade.