PPGQ

Programa de Pós-graduação em Química

Credenciamento de Docente ao PPGQ

O programa de pós-graduação em química da UEPB informa que o processo de credenciamento de novos docentes orientadores do quadro permanente ou colaborador, ocorrerá em regime de fluxo contínuo. Os requerimentos de solicitação de credenciamento deverão ser dirigidos à coordenação do PPGQ UEPB, munidos de um plano de trabalho e currículo Lattes. Para o quadro permanente, o candidato deverá atender o critério de produção mínima da área de química da capes para propostas de cursos novos com nota 3, que significa uma produção acadêmica mínima de 100 pontos (de acordo com o Qualis/Capes) no último quadriênio, na área de química, além de demonstrar capacidade de gerenciamento de projetos de pesquisa através de projetos PIBIC (mesmo que sem bolsa, desde que seja oficializado pelo departamento). Para colaborador, o candidato deverá possuir vínculo empregatício em IES ou instituto de pesquisa, demonstrar capacidade de gerenciamento de projetos de pesquisa através de projetos PIBIC ou orientação de trabalhos de conclusão de curso, além de publicação de trabalhos em congressos ou artigos em revistas, ainda que com Qualis inferior a B4. O plano de trabalho deverá conter, no máximo, 3 páginas contendo o projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo pesquisador, inserindo-o nas linhas de pesquisa do PPGQ/UEPB ou deixando clara a capacidade de criação e manutenção de uma nova linha de pesquisa (apenas para permanente). Deverá conter também a disposição do candidato em ministrar uma disciplina por ano, seja do quadro de disciplinas do PPGQ UEPB, seja uma nova disciplina proposta pelo candidato. As propostas serão analisadas, pelo comitê de credenciamento, de acordo com as necessidades do Programa, e enviará recomendação ao colegiado, que homologará, ou não, o credenciamento, a depender das necessidades acadêmicas e de produção do PPGQ UEPB.