PPGQ

Programa de Pós-graduação em Química

Palestra: “Como a nanotecnologia e a inovação podem contribuir mitigar impactos da crise de fertilizantes” – Dr. Marcelo Rodrigues

11 de abril de 2022

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove na quarta-feira (13), às 16h, Seminário “Como a nanotecnologia e a inovação podem contribuir mitigar impactos da crise de fertilizantes”. O evento será realizado pela plataforma digital Google Meet, e terá como palestrante o professor Marcelo Rodrigues, da Universidade de Brasília.

O professor Marcelo Rodrigues destacou que a crise global tem causado impactos negativos em diversos setores socioeconômicos, e tem levado países produtores de fertilizantes a reduzirem as exportações. Esse cenário, segundo ele, impacta profundamente na economia brasileira, pois o país depende da importação de cerca de 85% dos fertilizantes que usa. Ele ainda enfatizou que a agricultura tem sido considerada a última fronteira para a nanotecnologia devido a diversos aspectos econômicos, ambientais e sociais.

“Nesse seminário, iremos discutir sobre o papel da nanotecnologia e inovação sob a óptica da crise global de fertilizantes, e como estratégias tecnológicas podem dirimir impactos da crise sobre população brasileira e afetar a soberania nacional”, antecipou.

O palestrante já publicou cerca de 50 artigos em revistas indexadas, possui quatro patentes, sendo duas licenciadas, índice H26 e cerca de duas mil citações. Atuou nas áreas de Química de coordenação e espectroscopia de lantanídeos, sondas luminescentes e sistemas de entrega de fármacos e fertilizantes. Atualmente vem atuando no setor de inovação e é cofundador das startups “Krilltech NanoAgtech” e “Lazutech”, que desenvolvem tecnologias para o setor agrícola.

Texto: Severino Lopes

Para ter acesso ao link da palestra, solicitar através do e-mail: ppgq@setor.uepb.edu.br