Ir para o conteúdo
Ir para o menu
Ir para a busca
Ir para o rodapé
Acesso à Informação
Transparência
Transparência
Ouvidoria
Ouvidoria
UEPB
|
PPGECM
search
more_vert
search
Buscar no Portal da UEPB
contact_phone
Telefones
UEPB
/
PPGECM
/
PROGRAMA ACADÊMICO
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Início
O Programa
Apresentação
Coordenação
Objetivos
Áreas de concentração
Corpo Docente
Corpo Discente
Calendário
Horários
Processos Seletivos
Percursos Formativos
Cursos oferecidos
Doutorado Profissional
Mestrado Profissional
Mestrado Acadêmico
Renoen
Projetos
Projetos
Grupos de Pesquisa
Publicações
PROGRAMA PROFISSIONAL
PROGRAMA ACADÊMICO
RENOEN
Documentos
Eventos
Alunos Egressos
Editais
Contatos
Ícone UEPB
Portal da UEPB
PROGRAMA ACADÊMICO
Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Dissertações
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2025
Em construção.
2024
Em construção.
2023
Em construção.
2022
Discente
Título
Orientador
Ana Beatriz Afonso de Sousa
PESQUISAS EM PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS: CONVERGÊNCIAS E POTENCIALIDADES
Silvanio de Andrade
Ana Cristina de Souza Lima
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE LICENCIANDOS E DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Pedro Lucio Barboza
Arethusa Sinéia Tavares de Freitas
OS SAGUIS-DE-TUFO-BRANCO (Callithrix jacchus) E AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
Márcia Adelino da Silva Dias
Claudson Eduardo Araújo Barbosa Barros
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O PARADOXO DE EPR: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcos Antônio Barros Santos
Daniela Gomes Soares
A IMAGEM FOTOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: uma análise com base na semiótica
Paulo César Géglio
Darnley Dias Campos
SABERES DA TRADIÇÃO E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DA COMUNIDADE RURAL DE CHÃ DA PIA, AREIA-PB
Márcia Adelino da Silva Dias
Diego Lopes Bezerra
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021
Marcos Antônio Barros Santos
Elídio Raimundo da Silva Júnior
UM ESTUDO SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO, ARQUIMEDES, CATALAN E KEPLER-POINSOT E SUAS CONSTRUÇÕES NO GEOGEBRA
José Joelson Pimentel de Almeida
Gleiza Jordânia Alves Lucena Marques
EPISÓDIOS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Anibal de Menezes Maciel
Luanna Barbara Apolinario Ribeiro
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DO CONHECIMENTO DE FUTUROS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS
Rogéria Gaudêncio do Rêgo
Rafael Pereira da Silva
CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DE FRAÇÕES
Maria Betania Sabino Fernandes
Samara Maria Sousa de Melo
ENSINO INCLUSIVO DE GEOMETRIA: NARRATIVAS DE PROFESSOR, INTÉRPRETE E ALUNO SURDO
Zélia Maria de Arruda Santiago
Suzana Oliveira da Silva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA: CAMINHOS DOS DIREITOS HUMANOS
Eduardo Gomes Onofre
MARESA RADASSA VEIGA DE SOUSA
A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBIOLOGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES (2008 – 2020)
Paulo César Geglio
Thales Pessoa de Souza Silva
ÁREA DE FIGURAS PLANAS: decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
Marcus Bessa de Menezes
2021
Discente
Título
Orientador
Amanda Rafaela Ferreira Souza
O CONCEITO DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: um percurso pela história
Márcia Adelino da Silva Dias
Caio Bruno Diniz Moura
QUÍMICA NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS DA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE- UATI: inclusão, saberes e práticas
Francisco Ferreira Dantas Filho
Cícero Félix da Silva
ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COM O USO DO APLICATIVO DESMOS EM CONTEXTO REMOTO
Silvanio de Andrade
Danielle Raissa Silva Marques
A UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Márcia Adelino da Silva Dias
Fabiana Araújo Batista
CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Betânia Sabino Fernandes
Francisco Daniel de Pontes Silva
PARADOXO EPR E PSEUDO-HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Marcos Antônio Barros
Igor Raphael Silva de Melo
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Roger Ruben Huaman
Huanca
Izamara Rafaela Ramos
‘SCR-ÁLGEBRA’: AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INVERTIDA PARA DESENVOLVER OS PENSAMENTOS COMPUTACIONAL E ALGÉBRICO
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jacqueline Pereira Gomes
PALMA FORRAGEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: Diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolares
Francisco Ferreira Dantas Filho
Jesse Silva Barros
UM OLHAR NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUIMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM IES PÚBLICAS DA PARAÍBA
Eduardo Gomes Onofre
Jessica Almeida Araújo
AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS NA PERSPECTIVA DA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
João Luiz Galvão de Carvalho
IDENTIFICAÇÃO E BUSCA DE SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO USO DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Aníbal de Menezes Maciel
José Maria de Queiroz Aires
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES NA GRADUAÇÃO
Pedro Lúcio Barboza
Juan Felipe Azevedo Falcão
A UTILIZAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA NO ENSINO DOS NÚMEROS REAIS
John Andrew Fossa
Karina Vicente de Oliveira Rocha
O TEXTO E O CONTEXTO DO ENSINO DE FRAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Aníbal de Menezes Maciel
Lucicleide Maria de Andrade Silva
TABELA PERIÓDICA COM ELEMENTOS CODIFICADOS: auxílio da tecnologia assistiva como ferramenta para o ensino aprendizagem de conteúdos químicos
Francisco Ferreira Dantas Filho
Magiane do Rêgo Santos
A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ABORDANDO O TEMA BIOTECNOLOGIA
Márcia Adelino da Silva Dias
Manoel Pedro da Silva Neto
DIÁRIOS DE VIAGEM À TERRA-MÉDIA: LITERATURA FANTÁSTICA, ECOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Mayara Gomes Soares
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E COMPLEXIDADE: DA TERMODINÂMICA DA VIDA À PÓS-VERDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Saul Barbosa de Oliveira
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPAÇOS VETORIAIS VIA EXPLORAÇÃORESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Silvanio de Andrade
Tayse Raquel Gomes dos Santos Sousa
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Terezinha Nair Alves Pereira
O ENSINO DOS INSETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE MÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA. CAMPINA GRANDE 2021
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Ticiany Marques da SIlva
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH E TEA
Eduardo Gomes Onofre
2020
Discente
Título
Orientador
Aluska Souza Santos
UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE EM CAMPINA GRANDE - PB: UM CASO EM ESTUDO
José Lamartine da Costa Barbosa
Diogo Cabral de Sousa
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
Marcus Bessa de Menezes
Eliane Pereira Alves
O ENSINO DA CINEMÁTICA BASEADO NO ENFOQUE CTS: O olhar de professores da EJA
Alessandro Frederico da
Silveira
Francisco Ivanildo de Sousa
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: um estudo de caso com professores da educação básica do estado do Ceará
Ana Raquel Pereira de Ataíde
José Ferreira dos Santos Junior
A ANÁLISE DIDÁTICA DE ERROS: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU
Pedro Lucio Barboza
José Jorge de Sousa
MEDIAÇÃO LÚDICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ALGÉBRICOS
Silvanio de Andrade
Letícia Maria da Silva
O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE SELEÇÃO HIERARQUIZADA
Silvanio de Andrade
Lucas Henrique Viana
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS SUAS CONEXÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA
Filomena Maria
Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Maria Aparecida Marcelino Patrício
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICA
Eduardo Gomes Onofre
Maria de Fátima Caldas de Figueiredo
MEMÓRIAS DE PEDAGOGAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Repensando saberes e fazeres na prática docente
Zélia Maria de Arruda
Santiago
Maria Ruthe Gomes da SIlva
IMAGENS QUE REPRESENTAM PESSOAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE IMAGENS PARA ESTUDANTES A PARTIR DA SEMIÓTICA PEIRCEANA
Ana Paula Bispo da Silva
Matheus Marques de Araújo
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Roger Ruben Huaman
Huanca
Paulo Vidal Guanabara de Azevedo
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO ACERCA DA CONCEPÇÃO DOCENTE
Eduardo Gomes Onofre
Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ENSINANDO MATEMÁTICA A ALUNOS VIDENTES: O plano cartesiano no jogo Batalha Naval.
Zélia Maria de Arruda Santiago
2019
Discente
Título
Orientador
Alceni de Brito Gomes
PROFESSORES DE QUÍMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: Formação e Prática
Eduardo Gomes Onofre
Denise Aparecida Enes Ribeiro
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
José Lamartine da Costa Barbosa
Emily de Vasconcelos Santos
CONTRIBUIÇOES DA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silvanio de Andrade
Fabíola da Cruz Martins
ENSINO-APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Fernanda Monteiro Barbosa
ENSINO DE QUÍMICA E O USO DE AGROTÓXICOS: SABERES CONJUNTOS ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE
Francisco Ferreira Dantas Filho
Jane Cleide de Almeida Cordeiro
ENTRE MITOS E INTERDITOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A SEGREGAÇÃO FEMININA NA MATEMÁTICA
Pedro Lúcio Barboza
Jonatas de Sousa Marques
PRÁTICA DE PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Silvanio de Andrade
Juscelino de Araújo Silva
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS
Silvanio de Andrade
Leossandra Cabral de Luna
A QUÍMICA DOS CHÁS: UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOQUÍMICA E OS SABERES POPULARES EM UM CLUBE DE MÃES
Francisco Ferreira Dantas Filho
Luciano Gomes Soares
IMAGENS VIRTUAIS E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA PÁGINA DO FACEBOOK MATEMÁTICA COM PROCÓPIO
José Joelson Pimentel de Almeida
Maitê Patrine Sobreira de Lima
PROPOSTA METODOLÓGICA INCLUSIVA NO ENSINO DO CONTEÚDO REAÇÕES METABÓLICAS COM ALUNOS SURDOS
Eduardo Gomes Onofre
Mayra Lindslay Vieira Véras
Investigação da Compreensão de Conceitos de Cinemática por Estudantes a Partir da Resolução de Problemas
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Mozart Edson Lopes Guimarães
ANÁLISE DE DISCURSOS MATEMÁTICOS A PARTIR DE CONCEITOS BAKHTINIANOS E RESGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
José Joelson Pimentel de Almeida.
Nathalya Marillya de Andrade Silva
O conceito de natureza a partir das representações sociais dos participantes da residência pedagógica
Márcia Adelino da Silva Dias
Pablo Tadeu da Silva Pereira
O ensino de ciências e a contextualização com a perspectiva CTSA: Um olhas sobre as práticas de um grupo de professores
Paulo César Geglio
Rafaella Martins da Silva
INVESTIGANDO ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: DIÁLOGO ENTRE AS COMPETÊNCIAS PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO E NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE)
Marcos Antônio Barros
Ricardo Araújo da Silva
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL E O USO DO EXCEL: Um olhar para a Gênese Instrumental
Cibele de Fátima Castro
de Assis
Robério de Oliveira Santos
EDUCAÇÃO FISCAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA, CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Romário Felinto Rafael
A TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NO EPISÓDIO 8 (OITO) DO DOCUMENTÁRIO COSMOS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES COMO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Marcos Antônio Barros
Viviane Sousa Rocha
Educação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudes
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Wuallison Firmino dos Santos
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS PARA SURDOS: UM ESTUDO NUMA SALA DE AULA INCLUSIVA
Marcus Bessa de Menezes
2018
Discente
Título
Orientador
Alexsandro de Almeida Barros
90 ANOS DO PRINCÍPIO DE INCERTEZA DE HEISENBERG: DAS GRANDEZAS NÃO COMUTÁVEIS AO ARTIGO DE 1927
Marcos Antônio Barros Santos
Anna Karolina Fidelis da Silva Rodrigues
INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: perspectivas do ENEM e implicações à prática do professor de ciências
Paulo César Geglio
Flavia Aparecida Bezerra da Silva
INFLUÊNCIAS ILUMINISTAS NA PROPOSTA DE LACROIX PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
José Joelson Pimentel de Almeida
Grazziany Moreira Dautro
Representações sociais de meio ambiente e balneabilidade: Um estudo no Balneário do Açude, em Santa Rita – PB
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Gustavo Kim Rodrigues Agra
PRODUÇÃO DO JOGO α.β.ɣ.GAME E AVALIAÇÃO DE SUA EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO DE RADIOBIOLOGIA
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Izidio Silva Soares
LEITURA DO TEXTO ESCRITO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: Compreensão textual na interação professor-aluno
Zélia Maria de Arruda Santiago
Jair Dias de Abrel
Aprendizagem Móvel: Explorando a Matemática por Meio de Aplicativos Educacionais em Smartphones
Silvanio de Andrade
Jorge de Lima Assis
ENSINO DE PROBABILIDADE: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CAMPINA GRANDE - PB 2018
Rogéria Gaudencio do Rêgo
José Jorge Casimiro dos Santos
MEMÓRIAS DA TABUADA EM NARRATIVAS INTERGERACIONAIS: Temporalizando saberes, repensando a prática docente CAMPINA GRANDE – PB 2018
Zélia Maria de Arruda Santiago
Karen Alves Xavier
A CONTRIBUIÇÃO DA OLIMPÍADA PARAIBANA DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Francisco Ferreira Dantas
Filho
Laís da Silva Barros
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO DE MULHERES LOIÇEIRAS DA COMUNIDADE DE CHÃ DA PIA/AREIA PB
Márcia Adelino da Silva Dias
Leandro Mário Lucas
O “JOGO DA ONÇA”: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O COTIDIANO E O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Marlon Tardelly Morais Cavalcante
O ENSINO DE MATEMÁTICA, A NEUROCIÊNCIA E OS GAMES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Silvana Formiga Sarmento
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018
Márcia Adelino da Silva Dias
2017
Discente
Título
Orientador
Allessio da Silva
MATERIAL DOURADO DIGITAL Software Educativo para o Ensino de Operações Fundamentais Matemáticas
Filomena Maria Gonçalves da Silva
Cordeiro Moita
André Santos da Costa
O uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo Soluções no projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas na Paraíba"
Francisco Ferreira Dantas Filho
Bruno Oliveira de Lima
Humor e a Teoria de Flow Uma Forma Inovadora de Ensinar Biologia
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Claudia Niedes da Silva Sousa
Games na escola como estratégia de promoção da saúde e combate ao Aedes Aegypti
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Danilo Wagner de Souza Gomes Galdino
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE PROCESSO CIVILIZADOR DE NORBERT ELIAS
José Lamartine da Costa Barbosa
Diones Bento dos Reis
CONHECIMENTO(S) DOS ALUNOS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA: uma sequência didática em foco
Pedro Lucio Barboza
Elivelton Serafim Silva
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS À LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DO PROFESSOR FORMADOR SOBRE DIFICULDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Silvanio de Andrade
Ewerton Moraes Luna
A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE ENERGIA NUCLEAR PELAS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE MATÉRIAS ON-LINE
Marcos Antônio Barros Santos
Francisco Adeilton da Silva
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA
Silvanio de Andrade
Gabriel dos Santos Souza Gomes
A Função Afim Através da Resolução de Problemas: Um Estudo de Caso Analisando os Registros de Representação Semiótica
Kátia Maria de Medeiros
Joel Silva de Oliveira
A Engenharia Didática como Referencial para a Ação Pedagógica Reflexiva: O Caso da Área de Figuras Planas Irregulares com o Geogebra
Cibelle de Fátima Castro de Assis
Joellyton do Rozário Costa
AS FOLHAS FORMANDO A GRANDE FORÇA: AS ERVAS NA RITUALÍSTICA EM TERREIROS DE CANDOMBLÉ EM CAMPINA GRANDE/PB
Márcia Adelino da Silva Dias
José Márcio da Silva Ramos Diniz
A CONSTITUIÇÃO DE UM CLUBE DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: ALGUMAS REFLEXÕES POR MEIO DA TEORIA DA ATIVIDADE
José Joelson Pimentel de Almeida
Josenilde Bezerra de Souza Costa
UM ESTUDO ETNOBOTÂNICO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS COM BASE NOS SABERES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Paulo César Geglio
Jucilene Braz da Costa
DESENHANDO LINHAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA REGULAR COM UMA ALUNA CEGA
Eduardo Gomes Onofre
Júlio Pereira da Silva
Jogos e Avaliação da Aprendizagem em Matemática: Percepções Docentes Sobre o Avaliar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
José Joelson
Pimentel de Almeida
Leonardo Silva Santos
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E METODOLÓGICA DOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU DESENVOLVIDOS POR AL-KHWARIZMI
John Andrew Fossa
Liliane Silva Câmara de Oliveira
A POLUIÇÃO EM MANANCIAIS PODEM DESENCADEAR EFEITOS TÓXICOS EM PEIXES? UM ESTUDO DE CASO PARA O GÊNERO TILÁPIA NO RIO MAXARANGUAPE, PUREZA/RN - 2016
Karla Patrícia de Oliveira Luna
Macilene Pereira de Araújo
TEIAS CURRÍCULARES E ENSINO DE BIOLOGIA: Reflexões com Base nas questões do Enem a partir da Argumentação
Márcia Adelino da Silva Dias
Maria Simone Medeiros de Araújo
LEVANTAMENTO TOPOLÓGICO DE CONCEITOS: avaliação de uma metodologia de ensino na disciplina de Biologia
Paulo César Géglio
Mariana Silva Lustosa
A CONTRIBUIÇÃO DO PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
Paulo César Geglio
Paulo Henrique Freitas Silva
ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS E PARA A SALA DE AULA
Silvanio de Andrade
Raissa Mirella Meneses Alves
O JOGO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: análise de uma prática realizada com alunos de ensino médio de uma escola pública da Paraíba
Paulo César Geglio
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira
MATEMÁTICA NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS (PIs): MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICAS
Zélia Maria de Arruda Santiago
Samya de Oliveira de Lima
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO PROCAMPO – URCA
Marcus Bessa de Menezes
Thâmara Chaves Brasil
O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPLORANDO POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Roger Ruben Huaman Huanca
2016
Discente
Título
Orientador
Adjanny Vieira Brito de Araújo
O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
Alessandro Frederico da Silveira
Adriano Alves da Silveira
ANÁLISE COMBINATÓRIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS
Silvanio de Andrade
Alexandre dos Santos Pascoal
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MÁQUINA TÉRMICA DE CARNOT COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
Marcos Antônio Barros Santos
Ariana Costa Silva
O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM RECURSO AVALIATIVO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
José Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Souto Montenegro
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (QUÍMICA E FÍSICA) PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O SILENCIAMENTO DOS CURSOS FORMADORES
Ana Raquel Pereira de Ataíde
Estevão Luis Paiva da Silva
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PARTILHA
Marcus Bessa de Menezes
Gisane Fagundes Rodrigues
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
José Lamartine da Costa Barbosa
Janaína Matias Ribeiro
INTERVENÇÃO DIDÁTICA ABORDANDO A PERSPECTIVA CTSA COM ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR DO AGRESTE PARAIBANO
Cidoval Morais de Sousa
Joana Menara Souza Soares
ANÁLISE DA HISTÓRIA DO EFEITO FOTOELÉTRICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA GRADUAÇÃO
Marcos Antônio Barros Santos
Leonardo Lira de Brito
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO MUSEU: USOS E PERSPECTIVAS
Silvanio de Andrade
Luciana Maria de Souza Macêdo
PROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS TRILHAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH
Eduardo Gomes Onofre
Luciano Lucena Trajano
PROPOSTA E ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADE
Francisco Ferreira Dantas Filho
Luciano Moreira da Silva Júnior
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E DAS RELAÇÕES FUNCIONAIS COM USO DE PADRÕES MATEMÁTICOS: UMA COMPREENSÃO À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Cibelle de Fátima Castro de Assis
Lucimara de Freitas Eleutério
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM RELAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICA
Silvanio de Andrade
Luiz Antônio Gonçalves da Silva
HISTÓRIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM COLÉGIOS MILITARES DE PERNAMBUCO
José Lamartine da Costa Barbosa
Patrícia Melo Rocha
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Roger Ruben Huaman Huanca
Rônero Márcio Cordeiro Domingos
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA
Roger Ruben Huaman Huanca
Sheila Valéria Pereira da Silva
IDEIAS/SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silvanio de Andrade
Thiago da Silva Santos
A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS INFLUÊNCIAS EXERCIDAS PELA ESCOLA, SOBRE AS ABORDAGENS MUSEAIS
Morgana Lígia de
Farias Freire
Vinícius de Sousa Lins
A EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NA VISÃO DE DELIZOICOV: APLICABILIDADE EM MODELOS ATÔMICOS
Pedro Lúcio Barbosa
Zuleide Ferreira de Sousa
GEOMETRIAS ESPACIAL E PLANA: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS REVELADOS POR MEIO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
José Joelson Pimentel de Almeida
2015
Discente
Título
Orientador
Aluska da Silva Matias
Os estágios supervisionados e prática de ensino à luz das novas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica
Silvana Cristina dos Santos
André Ferreira de Lima
DO SENSÍVEL ÀS IDEIAS: UM ESTUDO DE GEOMETRIA A PARTIR DE ATIVIDADES ENVOLVENDO ESPAÇO E FORMA
José Joelson Pimentel de Almeida
Carla de Araújo
IDENTIFICANDO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO, PEDAGÓGICO E DE CONTEÚDO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO AO UTILIZAR RECURSOS MULTIMÍDIAS
Abigail Fregni Lins
Eudes Henrique de Souza
CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
Abigail Fregni Lins
Gilberto Beserra da Silva Filho
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM CONCRETA
José Joelson Pimentel de Almeida
João Bosco Abrantes Júnior
ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA
Morgana Lígia de Farias Freire
José Edivam Braz Santana
O USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES E EXPLORANDO POTENCIALIDADES
Kátia Maria de Medeiros
Mayara Larrys Gomes de Assis
MAPA ABERTO PARA UMA ECOLOGIA CIENTÍFICO-POÉTICA
Márcia Adelino da
Silva Dias
Tafarel Fernandes Tavares de Melo
O ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO ESTRATÉGIA PARA REPENSAR A PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS
Márcia Adelino da Silva Dias