PROGRAMA ACADÊMICO

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática

  • Dissertações

Em construção.

Em construção.

Em construção.

DiscenteTítuloOrientador
Ana Beatriz Afonso de SousaPESQUISAS EM PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS: CONVERGÊNCIAS E POTENCIALIDADESSilvanio de Andrade
Ana Cristina de Souza LimaESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE LICENCIANDOS E DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSPedro Lucio Barboza
Arethusa Sinéia Tavares de FreitasOS SAGUIS-DE-TUFO-BRANCO (Callithrix jacchus) E AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICOMárcia Adelino da Silva Dias
Claudson Eduardo Araújo Barbosa BarrosCONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O PARADOXO DE EPR: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESMarcos Antônio Barros Santos
Daniela Gomes SoaresA IMAGEM FOTOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: uma análise com base na semióticaPaulo César Géglio
Darnley Dias CamposSABERES DA TRADIÇÃO E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DA COMUNIDADE RURAL DE CHÃ DA PIA, AREIA-PBMárcia Adelino da Silva Dias
Diego Lopes BezerraA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021Marcos Antônio Barros Santos
Elídio Raimundo da Silva JúniorUM ESTUDO SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO, ARQUIMEDES, CATALAN E KEPLER-POINSOT E SUAS CONSTRUÇÕES NO GEOGEBRAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Gleiza Jordânia Alves Lucena MarquesEPISÓDIOS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEMAnibal de Menezes Maciel
Luanna Barbara Apolinario RibeiroPENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DO CONHECIMENTO DE FUTUROS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIASRogéria Gaudêncio do Rêgo
Rafael Pereira da SilvaCONTRIBUIÇÕES DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DE FRAÇÕESMaria Betania Sabino Fernandes
Samara Maria Sousa de MeloENSINO INCLUSIVO DE GEOMETRIA: NARRATIVAS DE PROFESSOR, INTÉRPRETE E ALUNO SURDOZélia Maria de Arruda Santiago
Suzana Oliveira da SilvaEDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA: CAMINHOS DOS DIREITOS HUMANOSEduardo Gomes Onofre
MARESA RADASSA VEIGA DE SOUSAA CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBIOLOGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES (2008 – 2020)Paulo César Geglio
Thales Pessoa de Souza SilvaÁREA DE FIGURAS PLANAS: decisões didáticas de um professor nas aulas de MatemáticaMarcus Bessa de Menezes
DiscenteTítuloOrientador
Amanda Rafaela Ferreira SouzaO CONCEITO DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: um percurso pela históriaMárcia Adelino da Silva Dias
Caio Bruno Diniz MouraQUÍMICA NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS DA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE- UATI: inclusão, saberes e práticasFrancisco Ferreira Dantas Filho
Cícero Félix da SilvaENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COM O USO DO APLICATIVO DESMOS EM CONTEXTO REMOTOSilvanio de Andrade
Danielle Raissa Silva MarquesA UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIASMárcia Adelino da Silva Dias
Fabiana Araújo BatistaCONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALMaria Betânia Sabino Fernandes
Francisco Daniel de Pontes SilvaPARADOXO EPR E PSEUDO-HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEAMarcos Antônio Barros
Igor Raphael Silva de MeloEQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASRoger Ruben Huaman
Huanca
Izamara Rafaela Ramos‘SCR-ÁLGEBRA’: AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INVERTIDA PARA DESENVOLVER OS PENSAMENTOS COMPUTACIONAL E ALGÉBRICOFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Jacqueline Pereira GomesPALMA FORRAGEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: Diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolaresFrancisco Ferreira Dantas Filho
Jesse Silva BarrosUM OLHAR NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUIMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM IES PÚBLICAS DA PARAÍBAEduardo Gomes Onofre
Jessica Almeida AraújoAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS NA PERSPECTIVA DA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
João Luiz Galvão de CarvalhoIDENTIFICAÇÃO E BUSCA DE SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO USO DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICAAníbal de Menezes Maciel
José Maria de Queiroz AiresA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES NA GRADUAÇÃOPedro Lúcio Barboza
Juan Felipe Azevedo FalcãoA UTILIZAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA NO ENSINO DOS NÚMEROS REAISJohn Andrew Fossa
Karina Vicente de Oliveira RochaO TEXTO E O CONTEXTO DO ENSINO DE FRAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICAAníbal de Menezes Maciel
Lucicleide Maria de Andrade SilvaTABELA PERIÓDICA COM ELEMENTOS CODIFICADOS: auxílio da tecnologia assistiva como ferramenta para o ensino aprendizagem de conteúdos químicos Francisco Ferreira Dantas Filho
Magiane do Rêgo SantosA CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ABORDANDO O TEMA BIOTECNOLOGIAMárcia Adelino da Silva Dias
Manoel Pedro da Silva NetoDIÁRIOS DE VIAGEM À TERRA-MÉDIA: LITERATURA FANTÁSTICA, ECOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIASKarla Patrícia de Oliveira Luna
Mayara Gomes SoaresEDUCAÇÃO CIENTÍFICA E COMPLEXIDADE: DA TERMODINÂMICA DA VIDA À PÓS-VERDADE EM TEMPOS DE PANDEMIAKarla Patrícia de Oliveira Luna
Saul Barbosa de OliveiraENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPAÇOS VETORIAIS VIA EXPLORAÇÃORESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Tayse Raquel Gomes dos Santos SousaA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIASAna Raquel Pereira de Ataíde
Terezinha Nair Alves PereiraO ENSINO DOS INSETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE MÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA. CAMPINA GRANDE 2021Karla Patrícia de Oliveira Luna
Ticiany Marques da SIlvaENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH E TEAEduardo Gomes Onofre
DiscenteTítuloOrientador
Aluska Souza SantosUMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE EM CAMPINA GRANDE - PB: UM CASO EM ESTUDOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Diogo Cabral de SousaTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICOMarcus Bessa de Menezes
Eliane Pereira AlvesO ENSINO DA CINEMÁTICA BASEADO NO ENFOQUE CTS: O olhar de professores da EJAAlessandro Frederico da
Silveira
Francisco Ivanildo de SousaA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: um estudo de caso com professores da educação básica do estado do Ceará Ana Raquel Pereira de Ataíde
José Ferreira dos Santos JuniorA ANÁLISE DIDÁTICA DE ERROS: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAUPedro Lucio Barboza
José Jorge de SousaMEDIAÇÃO LÚDICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ALGÉBRICOSSilvanio de Andrade
Letícia Maria da SilvaO EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE SELEÇÃO HIERARQUIZADASilvanio de Andrade
Lucas Henrique VianaO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS SUAS CONEXÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIAFilomena Maria
Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Maria Aparecida Marcelino PatrícioALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICAEduardo Gomes Onofre
Maria de Fátima Caldas de FigueiredoMEMÓRIAS DE PEDAGOGAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Repensando saberes e fazeres na prática docenteZélia Maria de Arruda
Santiago
Maria Ruthe Gomes da SIlvaIMAGENS QUE REPRESENTAM PESSOAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE IMAGENS PARA ESTUDANTES A PARTIR DA SEMIÓTICA PEIRCEANAAna Paula Bispo da Silva
Matheus Marques de AraújoA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASRoger Ruben Huaman
Huanca
Paulo Vidal Guanabara de AzevedoINCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO ACERCA DA CONCEPÇÃO DOCENTEEduardo Gomes Onofre
Tayná Maria Amorim Monteiro XavierALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ENSINANDO MATEMÁTICA A ALUNOS VIDENTES: O plano cartesiano no jogo Batalha Naval.Zélia Maria de Arruda Santiago
DiscenteTítuloOrientador
Alceni de Brito GomesPROFESSORES DE QUÍMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: Formação e PráticaEduardo Gomes Onofre
Denise Aparecida Enes RibeiroHISTÓRIA DA MATEMÁTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICAJosé Lamartine da Costa Barbosa
Emily de Vasconcelos SantosCONTRIBUIÇOES DA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALSilvanio de Andrade
Fabíola da Cruz MartinsENSINO-APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Fernanda Monteiro BarbosaENSINO DE QUÍMICA E O USO DE AGROTÓXICOS: SABERES CONJUNTOS ENTRE ESCOLA E COMUNIDADEFrancisco Ferreira Dantas Filho
Jane Cleide de Almeida CordeiroENTRE MITOS E INTERDITOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A SEGREGAÇÃO FEMININA NA MATEMÁTICAPedro Lúcio Barboza
Jonatas de Sousa MarquesPRÁTICA DE PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSORSilvanio de Andrade
Juscelino de Araújo SilvaRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITASSilvanio de Andrade
Leossandra Cabral de LunaA QUÍMICA DOS CHÁS: UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOQUÍMICA E OS SABERES POPULARES EM UM CLUBE DE MÃESFrancisco Ferreira Dantas Filho
Luciano Gomes SoaresIMAGENS VIRTUAIS E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA PÁGINA DO FACEBOOK MATEMÁTICA COM PROCÓPIO José Joelson Pimentel de Almeida
Maitê Patrine Sobreira de LimaPROPOSTA METODOLÓGICA INCLUSIVA NO ENSINO DO CONTEÚDO REAÇÕES METABÓLICAS COM ALUNOS SURDOSEduardo Gomes Onofre
Mayra Lindslay Vieira VérasInvestigação da Compreensão de Conceitos de Cinemática por Estudantes a Partir da Resolução de ProblemasAna Raquel Pereira de Ataíde
Mozart Edson Lopes GuimarãesANÁLISE DE DISCURSOS MATEMÁTICOS A PARTIR DE CONCEITOS BAKHTINIANOS E RESGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICASJosé Joelson Pimentel de Almeida.
Nathalya Marillya de Andrade SilvaO conceito de natureza a partir das representações sociais dos participantes da residência pedagógicaMárcia Adelino da Silva Dias
Pablo Tadeu da Silva PereiraO ensino de ciências e a contextualização com a perspectiva CTSA: Um olhas sobre as práticas de um grupo de professoresPaulo César Geglio
Rafaella Martins da SilvaINVESTIGANDO ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: DIÁLOGO ENTRE AS COMPETÊNCIAS PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO E NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE)Marcos Antônio Barros
Ricardo Araújo da SilvaO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL E O USO DO EXCEL: Um olhar para a Gênese InstrumentalCibele de Fátima Castro
de Assis
Robério de Oliveira SantosEDUCAÇÃO FISCAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA, CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Romário Felinto RafaelA TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NO EPISÓDIO 8 (OITO) DO DOCUMENTÁRIO COSMOS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES COMO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAMarcos Antônio Barros
Viviane Sousa RochaEducação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudesKarla Patrícia de Oliveira Luna
Wuallison Firmino dos SantosA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS PARA SURDOS: UM ESTUDO NUMA SALA DE AULA INCLUSIVAMarcus Bessa de Menezes
DiscenteTítuloOrientador
Alexsandro de Almeida Barros90 ANOS DO PRINCÍPIO DE INCERTEZA DE HEISENBERG: DAS GRANDEZAS NÃO COMUTÁVEIS AO ARTIGO DE 1927Marcos Antônio Barros Santos
Anna Karolina Fidelis da Silva RodriguesINTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: perspectivas do ENEM e implicações à prática do professor de ciênciasPaulo César Geglio
Flavia Aparecida Bezerra da SilvaINFLUÊNCIAS ILUMINISTAS NA PROPOSTA DE LACROIX PARA O ENSINO DE GEOMETRIAJosé Joelson Pimentel de Almeida
Grazziany Moreira DautroRepresentações sociais de meio ambiente e balneabilidade: Um estudo no Balneário do Açude, em Santa Rita – PBKarla Patrícia de Oliveira Luna
Gustavo Kim Rodrigues AgraPRODUÇÃO DO JOGO α.β.ɣ.GAME E AVALIAÇÃO DE SUA EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO DE RADIOBIOLOGIA Karla Patrícia de Oliveira Luna
Izidio Silva SoaresLEITURA DO TEXTO ESCRITO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: Compreensão textual na interação professor-alunoZélia Maria de Arruda Santiago
Jair Dias de AbrelAprendizagem Móvel: Explorando a Matemática por Meio de Aplicativos Educacionais em SmartphonesSilvanio de Andrade
Jorge de Lima Assis ENSINO DE PROBABILIDADE: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CAMPINA GRANDE - PB 2018Rogéria Gaudencio do Rêgo
José Jorge Casimiro dos SantosMEMÓRIAS DA TABUADA EM NARRATIVAS INTERGERACIONAIS: Temporalizando saberes, repensando a prática docente CAMPINA GRANDE – PB 2018Zélia Maria de Arruda Santiago
Karen Alves XavierA CONTRIBUIÇÃO DA OLIMPÍADA PARAIBANA DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINOFrancisco Ferreira Dantas
Filho
Laís da Silva BarrosPERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO DE MULHERES LOIÇEIRAS DA COMUNIDADE DE CHÃ DA PIA/AREIA PBMárcia Adelino da Silva Dias
Leandro Mário LucasO “JOGO DA ONÇA”: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O COTIDIANO E O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAISFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Marlon Tardelly Morais CavalcanteO ENSINO DE MATEMÁTICA, A NEUROCIÊNCIA E OS GAMES: DESAFIOS E POSSIBILIDADESFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Silvana Formiga SarmentoA natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018Márcia Adelino da Silva Dias
DiscenteTítuloOrientador
Allessio da SilvaMATERIAL DOURADO DIGITAL Software Educativo para o Ensino de Operações Fundamentais MatemáticasFilomena Maria Gonçalves da Silva
Cordeiro Moita
André Santos da CostaO uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo Soluções no projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas na Paraíba"Francisco Ferreira Dantas Filho
Bruno Oliveira de LimaHumor e a Teoria de Flow Uma Forma Inovadora de Ensinar BiologiaFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Claudia Niedes da Silva SousaGames na escola como estratégia de promoção da saúde e combate ao Aedes AegyptiFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Danilo Wagner de Souza Gomes GaldinoA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE PROCESSO CIVILIZADOR DE NORBERT ELIASJosé Lamartine da Costa Barbosa
Diones Bento dos ReisCONHECIMENTO(S) DOS ALUNOS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA: uma sequência didática em focoPedro Lucio Barboza
Elivelton Serafim SilvaA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS À LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DO PROFESSOR FORMADOR SOBRE DIFICULDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIALSilvanio de Andrade
Ewerton Moraes LunaA CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE ENERGIA NUCLEAR PELAS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE MATÉRIAS ON-LINEMarcos Antônio Barros Santos
Francisco Adeilton da SilvaPOTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIASilvanio de Andrade
Gabriel dos Santos Souza GomesA Função Afim Através da Resolução de Problemas: Um Estudo de Caso Analisando os Registros de Representação SemióticaKátia Maria de Medeiros
Joel Silva de OliveiraA Engenharia Didática como Referencial para a Ação Pedagógica Reflexiva: O Caso da Área de Figuras Planas Irregulares com o GeogebraCibelle de Fátima Castro de Assis
Joellyton do Rozário CostaAS FOLHAS FORMANDO A GRANDE FORÇA: AS ERVAS NA RITUALÍSTICA EM TERREIROS DE CANDOMBLÉ EM CAMPINA GRANDE/PBMárcia Adelino da Silva Dias
José Márcio da Silva Ramos DinizA CONSTITUIÇÃO DE UM CLUBE DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: ALGUMAS REFLEXÕES POR MEIO DA TEORIA DA ATIVIDADEJosé Joelson Pimentel de Almeida
Josenilde Bezerra de Souza CostaUM ESTUDO ETNOBOTÂNICO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS COM BASE NOS SABERES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPaulo César Geglio
Jucilene Braz da CostaDESENHANDO LINHAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA REGULAR COM UMA ALUNA CEGAEduardo Gomes Onofre
Júlio Pereira da SilvaJogos e Avaliação da Aprendizagem em Matemática: Percepções Docentes Sobre o Avaliar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino FundamentalJosé Joelson
Pimentel de Almeida
Leonardo Silva SantosUMA ABORDAGEM HISTÓRICA E METODOLÓGICA DOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU DESENVOLVIDOS POR AL-KHWARIZMIJohn Andrew Fossa
Liliane Silva Câmara de OliveiraA POLUIÇÃO EM MANANCIAIS PODEM DESENCADEAR EFEITOS TÓXICOS EM PEIXES? UM ESTUDO DE CASO PARA O GÊNERO TILÁPIA NO RIO MAXARANGUAPE, PUREZA/RN - 2016 Karla Patrícia de Oliveira Luna
Macilene Pereira de AraújoTEIAS CURRÍCULARES E ENSINO DE BIOLOGIA: Reflexões com Base nas questões do Enem a partir da ArgumentaçãoMárcia Adelino da Silva Dias
Maria Simone Medeiros de AraújoLEVANTAMENTO TOPOLÓGICO DE CONCEITOS: avaliação de uma metodologia de ensino na disciplina de BiologiaPaulo César Géglio
Mariana Silva LustosaA CONTRIBUIÇÃO DO PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: um estudo realizado com alunos de uma escola pública da ParaíbaPaulo César Geglio
Paulo Henrique Freitas SilvaENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS E PARA A SALA DE AULASilvanio de Andrade
Raissa Mirella Meneses AlvesO JOGO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: análise de uma prática realizada com alunos de ensino médio de uma escola pública da ParaíbaPaulo César Geglio
Rômulo Tonyathy da Silva MangueiraMATEMÁTICA NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS (PIs): MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICASZélia Maria de Arruda Santiago
Samya de Oliveira de LimaENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO PROCAMPO – URCAMarcus Bessa de Menezes
Thâmara Chaves BrasilO ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPLORANDO POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
DiscenteTítuloOrientador
Adjanny Vieira Brito de AraújoO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em ÓpticaAlessandro Frederico da Silveira
Adriano Alves da SilveiraANÁLISE COMBINATÓRIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMASSilvanio de Andrade
Alexandre dos Santos PascoalA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MÁQUINA TÉRMICA DE CARNOT COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICAMarcos Antônio Barros Santos
Ariana Costa SilvaO USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM RECURSO AVALIATIVO DO CONCEITO DE FUNÇÃOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Dhiego Souto MontenegroFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (QUÍMICA E FÍSICA) PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O SILENCIAMENTO DOS CURSOS FORMADORESAna Raquel Pereira de Ataíde
Estevão Luis Paiva da SilvaESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PARTILHAMarcus Bessa de Menezes
Gisane Fagundes RodriguesHISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAJosé Lamartine da Costa Barbosa
Janaína Matias RibeiroINTERVENÇÃO DIDÁTICA ABORDANDO A PERSPECTIVA CTSA COM ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR DO AGRESTE PARAIBANOCidoval Morais de Sousa
Joana Menara Souza SoaresANÁLISE DA HISTÓRIA DO EFEITO FOTOELÉTRICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA GRADUAÇÃOMarcos Antônio Barros Santos
Leonardo Lira de BritoLABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO MUSEU: USOS E PERSPECTIVASSilvanio de Andrade
Luciana Maria de Souza MacêdoPROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS TRILHAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAHEduardo Gomes Onofre
Luciano Lucena TrajanoPROPOSTA E ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADEFrancisco Ferreira Dantas Filho
Luciano Moreira da Silva JúniorO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E DAS RELAÇÕES FUNCIONAIS COM USO DE PADRÕES MATEMÁTICOS: UMA COMPREENSÃO À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICASCibelle de Fátima Castro de Assis
Lucimara de Freitas EleutérioUM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM RELAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICASilvanio de Andrade
Luiz Antônio Gonçalves da SilvaHISTÓRIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM COLÉGIOS MILITARES DE PERNAMBUCOJosé Lamartine da Costa Barbosa
Patrícia Melo RochaA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
Rônero Márcio Cordeiro DomingosRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICARoger Ruben Huaman Huanca
Sheila Valéria Pereira da SilvaIDEIAS/SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALSilvanio de Andrade
Thiago da Silva SantosA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS INFLUÊNCIAS EXERCIDAS PELA ESCOLA, SOBRE AS ABORDAGENS MUSEAISMorgana Lígia de
Farias Freire
Vinícius de Sousa LinsA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NA VISÃO DE DELIZOICOV: APLICABILIDADE EM MODELOS ATÔMICOSPedro Lúcio Barbosa
Zuleide Ferreira de SousaGEOMETRIAS ESPACIAL E PLANA: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS REVELADOS POR MEIO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICASJosé Joelson Pimentel de Almeida