PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Pós em Ensino de Ciências e Educação Matemática inicia atividades com aula sobre os desafios das pós-graduações

3 de março de 2021

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza na segunda-feira (8), das 14 às 16h, uma aula magna para abrir oficialmente o semestre letivo 2021/1. Com tema “Desafios das Pós-Graduações em Ensino de Ciências e Educação Matemática”, a atividade será ministrada pela professora Tania Cremonini de Araujo-Jorge, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme adiantou o professor Joelson Pimentel, coordenador do Programa, a professora vai aproveitar a aula para tratar dos desafios inerentes às dificuldades que são enfrentadas na pós-graduação, como falta de investimentos, assimetrias regionais, além da descrença nas Ciências. O dia 8 de março também marca o início das aulas da primeira turma de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática, primeiro curso aprovado na região Nordeste, o qual teve candidatos concorrentes de praticamente todas as regiões do país.

Tania Cremonini de Araújo-Jorge é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é pesquisadora titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) também pela UFRJ. Ela atua nas áreas de inovações em doenças negligenciadas, farmacologia aplicada e ensino de ciências, com foco em criatividade e no conceito interdisciplinar de CienciArte.