Falecimento do Professor Ubiratan D’Ambrosio

12 de maio de 2021

Com pesar, a comunidade do PPGECEM-UEPB comunica o falecimento do Professor Ubiratan D’Ambrosio.

Reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes pesquisadores na área da Educação Matemática, principalmente por sua trajetória na Etnomatemática. Pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira, foi agraciado com a Medalha Felix Klein em 2005.

It is with regret that the PPGECEM-UEPB community informs the Professor Ubiratan D’Ambrosio passed away. He is internationally recognized as one of the most important Mathematics Education researchers, mainly for his trajectory in Ethnomathematics. For the work developed throughout his career, he was awarded the Felix Klein Medal in 2005.

Ele deixa amigos e ex-alunos em praticamente todos os programas de pós-graduação da área no país, como é o caso de alguns educadores que compõem o PPGECEM-UEPB. Sentimos essa grande perda e nos solidarizamos  com os familiares e amigos.

Mais sobre o legado do Professor Ubiratan D’Ambrosio

Ubiratan D’Ambrosio foi um matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo sido diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC/Unicamp) de 1972 a 1980 . Em sua experiência acadêmica, foi professor visitante da UNESCO no programa de pós-graduação do Centre Pédagogique Supérieur, de Bamako na República do Mali, além de colaborações em outros cursos de pós-graduação como de Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp, e de Educação em Matemática da unidade de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

O professor Ubiratan D’Ambrosio é mundialmente reconhecido pela comunidade acadêmica por seus estudos na área de Etnomatemática, campo científico que discute sobre o ensino tradicional da matemática e como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos culturais.
Em 2001, foi laureado pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à História da Matemática e também ganhou em 2005 a medalha Felix Klein, pela Comissão Internacional de Instrução Matemática, por conta de suas contribuições no campo da Educação Matemática.

Fonte: http://ubiratan.mat.br