Alunos Egressos

Egresso, nós precisamos ouvir você

Prezado egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba,

Um dos itens importantes do acompanhamento de um programa de pós-graduação diz respeito à vida dos egressos: onde estão e como estão se sentindo, o que fazem e, principalmente, como o curso e seus resultados contribuíram e estão contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Neste sentido, o PPGECEM-UEPB precisa ouvir você. Para isto, você pode preencher um formulário, enviando um vídeo ou um texto (ou os dois!), com um depoimento que contenha a ideia apresentada acima.

Vamos nos engajar nesta?!
Convide os amigos egressos a fazerem o mesmo.
Nós todos que compomos o PPGECEM-UEPB agradecemos por mais esta contribuição.

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Meu percurso formativo em Matemática e em Educação Matemática está intimamente conectado à UEPB, mais precisamente ao PPGECEM. Tanto o mestrado, como também o doutorado, tem me trazido muitos benefícios pessoais, acadêmicos e profissionais. Mais recentemente, tenho contribuído com o PPGECEM ministrando algumas aulas em disciplinas como Tópicos de Geometria e Tópicos em Ensino de Matemática e Práxis, como também produzido artigos em conjunto com meu orientador, minha coorientadora e estudantes do mestrado. Assumi o cargo de liderança, junto ao meu orientador, do Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa Político-Pedagógico (LEEMAT). Ainda no âmbito profissional, assumi uma função de articulador regional de Matemática na 15ª Gerência Regional de Ensino do estado da Paraíba, fato este que tem me proporcionado um contato constante com mais de 50 professores que atuam nas escolas públicas da Paraíba, na regional referente à cidade de Queimadas. Nesses trabalhos tenho utilizado de forma efetiva os conhecimentos adquiridos durante minha formação, em especial, aqueles adquiridos durante a pesquisa de doutoramento. No ano de 2024 alcancei duas premiações no estado da Paraíba, Mestres da Educação, com dois projetos aplicados em turmas do Ensino Fundamental e Médio, sendo uma com o uso de Olimpíadas do Conhecimento e outra associando Arte e Matemática. Estes são apenas alguns exemplos do quão foram e estão sendo enriquecedores os momentos de formação no PPGECEM.

É provável que neste texto eu não consiga mensurar todas as contribuições que o PPGECEM teve e tem na minha vida acadêmica, profissional e pessoal, considerando minha trajetória no mestrado e doutorado junto a esse Programa. Inicialmente, o mestrado me abriu portas e ampliou meus horizontes acerca da Educação Matemática, contribuindo significativamente para minha prática docente enquanto professor da Educação Básica e me capacitando para atuar no Ensino Superior. Com o ingresso no doutorado, fruto de toda a contribuição do PPGECEM no mestrado, pude me aprofundar ainda mais no campo da Educação Matemática, com impactos diretos nas conquistas obtidas durante esse período. Entre elas, destaco o período em que fui professor no IFPB-Cajazeiras (2019-2021), na UEPB (2021-2025) e, agora, novamente no IFPB-Cajazeiras (2025), mantendo, desde 2016, meu vínculo como professor da Educação Básica (SEEC-RN). Além disso, obtive outras conquistas e aprovações em concursos públicos para o Magistério Superior. É importante destacar uma das experiências mais significativas da minha vida acadêmica e pessoal: o intercâmbio na Universidade do Chile (2024), possibilitado por meio de um edital de mobilidade internacional do PPGECEM. Essa trajetória resultou em diversas publicações em anais e periódicos, além de participações em eventos regionais, nacionais e internacionais. Tudo isso contribuiu diretamente para o professor e pesquisador que sou hoje.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Terminei o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo PPGECEM-UEPB ao qual agradeço aos Professores e colegas pela grande contribuição que o Programa deu a minha carreira como Professor Efetivo de Química da rede Estadual da Paraíba. Hoje, sou um profissional mais focado e mais preparado para enfrentar os desafios da Educação Básica.

A avaliação positiva do meu mestrado é justificada por diversos fatores que refletem meu comprometimento e dedicação ao longo do curso:

*Desenvolvimento Acadêmico-Durante o mestrado, participei ativamente de seminários, congressos e grupos de pesquisa, ampliando meus conhecimentos e contribuindo para a troca de experiências com colegas e professores;

*Pesquisa Relevante-Meu trabalho de pesquisa abordou um tema relevantes e atual, alinhados às demandas sociais e acadêmicas. Através da análise crítica e da busca por soluções, busquei contribuir para o avanço do conhecimento na minha área de atuação( Química);

*Comprometimento com a Ética- Mantive altos padrões éticos em todas as etapas da minha pesquisa, respeitando diretrizes e normas estabelecidas, o que reforça a credibilidade dos resultados apresentados;

*Colaboração e Trabalho em Equipe- Fui parte integrante de um ambiente colaborativo, onde trabalhei em conjunto com colegas e professores, contribuindo para um clima acadêmico positivo e produtivo;

*Autonomia e Iniciativa-: Demonstrei autonomia na condução da minha pesquisa, tomando iniciativas que resultaram em avanços significativos no desenvolvimento do meu projeto.

Diante desses pontos, acredito que a avaliação positiva do meu mestrado reflete não apenas o resultado do meu esforço individual, mas também a contribuição significativa que pude oferecer ao ambiente acadêmico e à sociedade.

O Mestrado Profissional em Ensino de Química pelo PPGECEM/UEPB foi essencial para meu crescimento pessoal e profissional. Além de uma realização pessoal, o mestrado foi impactando na minha carreira profissional, proporcionando uma formação sólida, ampliando minha atuação docente e fortalecendo minha inserção na pesquisa e na supervisão do PIBID. Foi um percurso desafiador, mas enriquecedor, que reafirmou minha paixão pela educação. Atualmente, retorno ao mesmo programa para o curso Doutorado Profissional, dando continuidade à essa jornada de aprendizado e contribuição para o ensino de Química.

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática

O mestrado acadêmico foi importante na minha formação profissional, ao passo que abriu novos horizontes na construção do meu conhecimento e na minha prática profissional. Ao compartilhar práticas, ideias e experiências, pude lapidar cada vez mais o meu repertório de metodologias e leitura de mundo, onde coloco em prática o aluno como protagonista da educação e estimulo a investigação e pesquisa por parte destes. Com relação a minha produção acadêmica, ao longo do curso, não foi muito satisfatória pelo fato de que simultaneamente ao curso precisei trabalhar, numa jornada cansativa, para me manter. Sendo assim, não tinha muita disponibilidade para a escrita de artigos e participações em eventos, quando no momento além das disciplinas precisei me dedicar a minha pesquisa. Problema esse, que estou tentando correr atrás, na posição de aluno egresso, agora com mais tempo. Agradeço a todos os colegas, professores e aos coordenadores pelo acolhimento e apoio ao longo do curso. Minha sugestão é (não sei se essa questão melhorou com o novo governo) de ampliar o número de bolsas de mestrado para que os novos estudantes possam ter o tempo e a disponibilidade que, infelizmente, eu não tive.

Atualmente sou professor da rede municipal de Campina Grande nos anos iniciais. Concluindo o curso de especialização em educação inclusiva no IFRR. Publicação do livro como organizador e autor, título: Construção de Jogos Educacionais pela EDUEPB. Os artigos da dissertação estão sendo avaliados pela revista BIO- GRAFIA (Qualis A2).