CAPES aprova mudança de modalidade do PPGECEM-UEPB para a oferta acadêmica

18 de dezembro de 2025

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM/UEPB) teve aprovada pela CAPES a mudança de modalidade do profissional para acadêmico, consolidando um novo momento em sua trajetória acadêmica e institucional. Com essa decisão, os cursos de Mestrado e Doutorado passam a ser ofertados na modalidade acadêmica a partir de 2026.1.

A decisão, já oficialmente publicada, reconhece a maturidade científica do PPGECEM, a consistência de sua produção acadêmica e a relevância social e educacional das pesquisas desenvolvidas no campo do Ensino de Ciências e da Educação Matemática. A mudança de modalidade representa um reposicionamento estratégico do Programa, ampliando significativamente suas possibilidades de atuação acadêmica, científica e institucional.

Entre os principais impactos da mudança está o fortalecimento do potencial do PPGECEM para a captação de recursos junto a agências de fomento, em editais de pesquisa, formação de recursos humanos e cooperação acadêmica, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A modalidade acadêmica amplia as condições de participação do Programa em chamadas públicas voltadas à pesquisa científica, à internacionalização e à consolidação de redes interinstitucionais.

Além disso, a mudança potencializa a atuação do PPGECEM em diferentes territórios, articulando de forma mais ampla a produção de conhecimento com contextos educacionais locais, regionais, nacionais e internacionais. O Programa reafirma, assim, seu compromisso com pesquisas que dialogam com a realidade das escolas e universidades, sem perder de vista os debates contemporâneos e globais da área de Ensino.

Com a nova configuração, o PPGECEM fortalece sua vocação para a formação de pesquisadores, mestres e doutores, com ênfase em investigações teóricas e empíricas rigorosas, capazes de contribuir para a compreensão crítica dos processos educativos e para o avanço científico do campo do Ensino de Ciências e da Educação Matemática.

A Coordenação do Programa informa que os procedimentos acadêmicos e administrativos decorrentes da mudança de modalidade encontram-se em fase de organização e que a comunidade acadêmica será informada, de forma contínua, sobre os próximos encaminhamentos, incluindo processos seletivos, orientações aos discentes e atualizações nos sistemas institucionais.

Essa conquista é resultado do trabalho coletivo de docentes, discentes e egressos, e reafirma o PPGECEM como um espaço de referência na pesquisa, na formação acadêmica e no compromisso com a educação científica em múltiplas escalas territoriais.