Lançamento: livro Cognição Matemática
Autor: Luis Radford
Organização da Tradução e Revisão Técnica: Iran Abreu Mendes e Bernadete Morey
Coleção: História da Matemática para Professores
Coordenação da Coleção: Iran Abreu Mendes
Editora: Livraria da Física
Este livro reúne dez ensaios de Luis Radford que enfatizam sua teoria da objetivação do conhecimento para a Educação Matemática. O propósito do autor é delinear a referida teoria, no que concerne ao ensino e à aprendizagem da Matemática, apoiando-se na História, na Antropologia e na Epistemologia. Sua proposta baseia-se em uma abordagem centrada na compreensão dos elementos cognitivos da Matemática sob uma dimensão sociocultural e sócio-interativa, que molda a própria atividade matemática em diversos momentos da história humana na Terra – Antiguidade, Idade Média, Renascença, etc. Argumenta sobre a unicidade entre a linguagem e o pensamento, e reitera que todo o esforço para entender a realidade conceitual e a produção de conhecimento não pode se restringir à linguagem e à atividade discursiva, sendo necessário incluir-se também as práticas sociais subjacentes. Discute o papel social da Matemática na criação e no entendimento de novas formas culturais e modernas de subjetividade; mostra que a Matemática é o mais que uma forma de produção de conhecimento: é um exercício de teorização.
Iran Abreu Mendes Coordenador da Coleção