II SAECEM – PROGRAMAÇÃO GERAL, APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES RELAÇÃO DE PALESTRAS, MINICURSOS, COMUNICAÇÕES ORAIS, ETC.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PRPGP
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Mestrado Profissional e Acadêmico)
II SAECEM – II SEMANA ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGECEM-UEPB – 23 a 25 de novembro de 2015
http://segundasaecem.wix.com/saecem segundasaecem@gmail.com
TEMA DO EVENTO: Itinerários e Interfaces entre pós-graduação e educação básica: ações, desafios e perspectivas na formação do professor–pesquisador.
PROGRAMAÇÃO GERAL, APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES
RELAÇÃO DE PALESTRAS, MINICURSOS, COMUNICAÇÕES ORAIS, ETC.
Data | Atividades |
23/11/2015 |
7:00 às 8:30h – Credenciamento
8:30 às 10:00h – Abertura e Apresentação Cultural 10:0h às 12:00h – Conferência de Abertura: Itinerários e interfaces entre pós-graduação e educação básica na área de Ensino da CAPES: ações, desafios e perspectivas na formação do professor–pesquisador – Profa Dra Tania Cremonini de Araújo-Jorge – FIOCRUZ e Coordenadora da Área de Ensino da CAPES. |
14:00 às 16:00h – Atividades livres de organização de docentes, discentes e ex-discentes do PPGECEM.
16:00 às 17:00h – Palestras e/ou Lançamentos de Livros. 17:00h às 18:30h – Oficina: Modelagem 5D: uma ferramenta para estimular a criatividade e a inovação – Profa Dra. Tânia Cremonini de Araújo-Jorge – FIOCRUZ e Coordenadora da Área de Ensino da CAPES. |
|
20:00 às 23:00h – Eventos Culturais e Jantar de Adesão (30,00 reais pago no local). | |
24/11/2015 | 8:00 às 12:00h – Conferências:
· Ver, sentir, pensar e agir: os mestrados profissionais de ensino e a elaboração do produto educacional – Profa Dra Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita – UEPB · Ética na docência e na pesquisa – Prof. Dr. Edmundo de Oliveira Gaudêncio – UEPB · A formação e a docência de um professor pesquisador do ensino – aprendizagem de Matemática – Prof. Esp. José Urânio das Neves – UFCG |
13:30 às 15:00h – Comunicações Orais e Relatos de Experiências | |
15:00 às 19:00h – Palestras, Mesas Redondas, Minicursos e Oficinas | |
19:00 às 22:00h – Palestras, Mesas Redondas, Minicursos e Oficinas | |
25/11/2015 | 7:15h às 8:45h – Comunicações Orais e Relatos de Experiências
9:00 às 12:00h – Conferências de Encerramento: · Pesquisa qualitativa: uma nova abordagem com o círculo hermenêutico-dialético – Profa Dra Maria Marly de Oliveira – UFRPE · Formação do professor – pesquisador em Ensino de Ciências e Educação Matemática: perspectivas contemporâneas – Profa Dra Lourdes de la Rosa Onuchic – UNESP/USP |
14:00 às 18:00h – Atividades Livres e Minicursos |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
E-mail para envio de Propostas de Trabalhos: segundasaecem@gmail.com
As propostas de trabalho devem ser enviadas até 17 de novembro de 2015 acompanhadas de títulos e respectivas modalidades (Comunicação Oral, Minicurso, Palestra, etc.), nome completo, e-mails e instituição dos proponentes e um BREVE RESUMO de 50 (cinquenta) até 200 (duzentas) palavras.
Até dia 18 de novembro será publicada a Programação Completa do Evento.
OS TEXTOS COMPLETOS DOS TRABALHOS, PARA A DEVIDA AVALIAÇÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO, PODERÃO SER ENVIADOS ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS APÓS A FINALIZAÇÃO DO EVENTO.
- Comunicações Orais: serão apresentados por alunos de pós-graduação do PPGECEM, em que sejam apresentados seus trabalhos/projetos de pesquisa finalizados ou em andamento no PPGECEM. Terão duração de 25 minutos, sendo 20 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.
- Relatos de Experiência e Produtos Educacionais: serão apresentados por alunos de pós-graduação do PPGECEM, em que sejam apresentados produtos educacionais e/ou experiências de sala de aula com intervenção inovadora. Terão duração de 25 minutos, sendo 20 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.
- Palestras (com duração de 01 hora), Minicursos (com duração de 04 horas) ou Oficinas (com duração de 02 a 04 horas) – A serem ministrados preferencialmente por docentes e ex-alunos do PPGECEM e Convidados. Sugere-se que as oficinas sejam de 04 horas.
- Conferências Plenárias, Palestras Plenárias, Seminários e Mesas-Redondas – A serem ministradas por docentes do PPGECEM e Convidados. Terão duração de 02 horas.
- Atividades e Temáticas Abertas – de livre organização dos docentes, discentes e ex-discentes do PPGECEM e das áreas como um todo (Educação Matemática, Ensino de Ciências: Educação Biológica, Ensino de Física e Educação Química).
INSCRIÇÕES ABERTAS até 22/11/2015
Vide site do evento: http://segundasaecem.wix.com/saecem
TAXA DE INSCRIÇÃO
Sócios de Entidades Cientificas Profissionais | ||
Aluno de Pós-graduação | 25,00 | 20,00 |
Professor da Educação Básica | 25,00 | 20,00 |
Professor do Ensino Superior | 50,00 | 40,00 |
Aluno de graduação | 20,00 | 16,00 |
* Os associados a Entidades Científicas Profissionais da área de Educação, Ensino de Ciências e Educação Matemática (SBEM, ABQ, SBEnBio, SBF, etc) terão 20% de desconto na taxa de inscrição, conforme descrito na tabela acima.
ATIVIDADES LIVRES (AL) – segunda à tarde
- Oficina: Química dos cabelos: cosméticos capilares como tema gerador no Ensino de Química. LEOSSANDRA CABRAL DE LUNA & GILBERLÂNDIO NUNES DA SILVA.
- Seminário: A Multicontextualidade do cotidiano da sala de aula de matemática e a pesquisa em resolução e exploração de problemas na formação do professor – pesquisador: a experiência do GEPEP. SILVANIO DE ANDRADE (Coordenador do Grupo) & MEMBROS DO GEPEP.
- Palestra e Lançamento de Livro: A prática pedagógica da pedagogia do respeito como uma das alternativas para combater a violência na escola – MARIA CÉLIA ASSIS – UEPB.
- Palestra e Lançamento de livro: Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação e Música. Maura Lucia Fernandes Penna – UFPB.
- Palestra: Ensino de ciências e “objetivismo científico” na era das TICs. OSMUNDO ROCHA CLAUDINO – UEPB.
PALESTRAS (P) – terça à tarde
- Os desafios da apropriação social da produção científica da pós-graduação. CIDOVAL MORAIS DE SOUSA – UEPB.
- História da matemática: a pesquisa se desdobrando em projetos na escola básica – GRACIANA FERREIRA DIAS – UFPB.
- O diálogo entre o abstrato e o concreto no ensino de matemática – LUÍS HAVELANGE SOARES – IFPB.
- Resolução de Problemas: Porquê? Para quê? Como? LOURDES DE LA ROSA ONUNCHIC – USP/UNESP.
- A História da matemática na formação do professor da educação básica. JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA –UEPB.
MINICURSOS (MC) e OFICINAS (OF) – terça à tarde
- Consumo de água na fatura doméstica: uma proposta de ensino para o conteúdo de função afim através da modelagem matemática. CARLOS ALEX ALVES & CIBELLE DE FÁTIMA CASTRO DE ASSIS.
- Metodologia da Pesquisa Científica: a construção do conhecimento pessoal e da autonomia intelectual. PATRÍCIA MELO ROCHA, THÂMARA CHAVES BRASIL, VIRGÍNIA EUGÊNIA DA SILVA, ROGER HUANCA.
- Como se reinventa(m) a(s) sala(s) de aula(s) de Ensino de Ciências e Matemática? SOCORRO MOURA MONTENEGRO.
- A experiência do PROAFE na transformação do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas municipais de campina grande. OSMUNDO ROCHA CLAUDINO.
MINICURSOS (MC) e Oficinas (OF) – quarta à tarde
- As TIC’S como ferramenta pedagógica no ensino de química. KAREN ALVES XAVIER & SÉRGIO.
- Atividades lógico-matemáticas e aprendizagem na EJA: Desafios e possibilidades. ZELIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO & RÔMULO TONYATHY DA SILVA
- O processo de Leitura e escrita Braille. Fabio Alexandre Santos e Alindembergue Oliveira. (10 vagas).
COMUNICAÇÕES ORAIS (CO)
C01- Formulação e resolução de problemas no contexto do projeto escolar agente jovem: uma discussão sobre a matemática no ensino médio brasileiro. WELLTON CARDOSO PEREIRA.
C02 – O uso de mapas conceituais no ensino de ciências: um estudo sobre as propostas apresentadas em dissertações e teses. DENNEFE VICENCIA BENDITO.
C03 – História da Matemática e ensino multidisciplinar: experiências no sertão paraibano. RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA.
C04 – Influências da língua materna e da linguagem matemática na resolução de problemas matemáticos por alunos do ensino médio. TIÊGO DOS SANTOS FREITAS.
C05 – Do sensível às ideias: um estudo de geometria a partir de atividades envolvendo espaço e forma. ANDRÉ FERREIRA DE LIMA.
C06 – Humor: uma forma inovadora de ensinar biologia. BRUNO OLIVEIRA DE LIMA.
C07 – Educação matemática na inclusão de crianças surdas: um olhar na formação inicial do professor de matemática. VIRGÍNIA EUGÊNIA DA SILVA.
C08 – As influências das relações sociais e do contexto histórico da Alemanha no desenvolvimento do cálculo. DANILO WAGNER DE SOUZA GOMES.
C09 – O clube de matemática como espaço de aprendizagem. JOSÉ MÁRCIO DA SILVA RAMOS DINIZ.
C10 – O laboratório de matemática na formação do pedagogo. JÚLIO PEREIRA DA SILVA.
C11 – Uma investigação sobre o uso da história da matemática numa sala de aula do ensino médio. FRANCISCO ADEILTON DA SILVA.
C12 – Avaliação dos efeitos genotóxicos da poluição aquática em peixes do gênero tilapia em uma pespectiva ambiental no rio MAXARANGUAPE, PUREZA/RN. LILIANE SILVA CÂMARA OLIVEIRA.
C13 – Modelagem matemática e experimentação em geometria: explorando possibilidades na formação inicial de professores de matemática. THÂMARA CHAVES BRASIL.
C14 – Memórias e saberes da matemática: letramentos matemáticos nas práticas cotidianas de pessoas idosas. RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA.
C15-A resolução de problemas no ensino de estatística: uma contribuição na formação inicial do professor de matemática. PATRÍCIA MELO ROCHA.
C16 – Análise do ensino da matemática na educação do campo: um estudo de caso sobre o curso PROCAMPO – URCA. SAMYA DE OLIVEIRA LIMA.
C17 – Uma análise sobre a contribuição da variação metodológica no ensino de ciências naturais: um estudo de caso. MARIANA SILVA LUSTOSA.
C18 – Análise combinatória em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem no contexto da resolução, exploração e proposição de problemas. ADRIANO ALVES DA SILVEIRA.
C19 – O uso de tecnologias na formação inicial: concepções, teoria e prática. ELIVELTON SERAFIM SILVA.
C20 – O processo de alfabetização de crianças com baixa visão: estratégias de ensino em foco. BRUNA TAYANE DA SILVA LIMA
C21 – Ensino de Matemática no Brasil: desenhando práticas matemáticas do giz as TICs. LEONARDO AUGUSTO DE FIGUEIREDO GOMES.
C22 – História e filosofia na educação matemática: Um pensamento sob a perspectiva da formação dos professores de matemática. GISANE FAGUNDES RODRIGUES.
C23 – Ensino aprendizagem de álgebra através da resolução e exploração de problemas. ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAÚJO
C24 – O Uso dos Materiais didáticos no laboratório de matemática no Museu Vivo de Ciências. LEONARDO LIRA DE BRITO
C25 – Utilizando imagens como elemento facilitador na compreensão das leis de newton durante a resolução de problemas. RENALLY GONÇALVES DA SILVA
C26 – O uso da modelagem matemática na formação de professores de matemática da educação básica. ÉRICK MACÊDO CARVALHO
C27 – A utilização dos jogos por alunos da licenciatura em matemática na construção do conhecimento matemático. ELIONORA RAMOS FARIAS
C28 – Projeto visão falada – Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência Visual. LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO.
C30 – Uso de tecnologia na alfabetização matemática de pessoas com deficiência visual. LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO.
C31 – Contribuições da abordagem de ensino de matemática via resolução, proposição e exploração de problemas para o entendimento do conceito e das representações de função. ADRIANA DA SILVA VELOZO BEZERRA
C32 – Que saberes são mobilizados quando futuros professores vivenciam atividades de modelagem matemática? CARLOS ALEX ALVES.
C33 – A invisibilidade dos atores sociais com deficiência no Timor-Leste. CHRISTIANO CORDEIRO SOARES.
C34 – Laboratório interativo de matemática (lim): estudo da implantação do lim em uma escola de ensino fundamental. DHIEGO VIEIRA DO AMARAL
C35 – Modelagem e aplicações matemáticas na confecção do molde de vestuário: um caso em estudo. AYLLA GABRIELA PAIVA DE ARAÚJO
C36 – A investigação matemática com o geogebra: múltiplos olhares para a formação do professor da educação básica. KÉSIA DE MÉLO HERMENEGILDO
C37 – O uso da robótica como uma ferramenta a mais no ensino de funções. AILTON DINIZ DE OLIVEIRA.
C38 – Millikan e a comprovação experimental para o efeito fotoelétrico. JOANA MENARA SOUZA SOARES.
C39 – Aula prática como uma estratégia metodológica no ensino de biologia. RAISSA MIRELLA MENESES ALVES, MARIA SIMONE MEDEIROS DE ARAÚJO, CLAUDIA NIEDES DA SILVA SOUSA, JUCILENE BRAZ DA COSTA.
C40 – Proposta e Análise de Estratégias de Ensino para os Conceitos de Entropia e Espontaneidade. LUCIANO LUCENA TRAJANO
C41 – Ideias/significados da multiplicação e divisão: o processo de aprendizagem por alunos do 5º ano do ensino fundamental via resolução, exploração e proposição de problemas. SHEILA VALÉRIA PEREIRA DA SILVA