II SAECEM – PROGRAMAÇÃO GERAL, APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES RELAÇÃO DE PALESTRAS, MINICURSOS, COMUNICAÇÕES ORAIS, ETC.

16 de novembro de 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PRPGP

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Mestrado Profissional e Acadêmico)

 

II SAECEM – II SEMANA ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGECEM-UEPB – 23 a 25 de novembro de 2015

 

http://segundasaecem.wix.com/saecem   segundasaecem@gmail.com

 

TEMA DO EVENTO: Itinerários e Interfaces entre pós-graduação e educação básica: ações, desafios e perspectivas na formação do professor–pesquisador.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL, APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES

RELAÇÃO DE PALESTRAS, MINICURSOS, COMUNICAÇÕES ORAIS, ETC.

 

Data Atividades
 

 

23/11/2015

7:00 às 8:30h – Credenciamento

8:30 às 10:00h – Abertura e Apresentação Cultural

10:0h às 12:00h – Conferência de Abertura: Itinerários e interfaces entre pós-graduação e educação básica na área de Ensino da CAPES: ações, desafios e perspectivas na formação do professor–pesquisador – Profa Dra Tania Cremonini de Araújo-Jorge – FIOCRUZ e Coordenadora da Área de Ensino da CAPES.

14:00 às 16:00h – Atividades livres de organização de docentes, discentes e ex-discentes do PPGECEM.

16:00 às 17:00h – Palestras e/ou Lançamentos de Livros.

17:00h às 18:30h – Oficina: Modelagem 5D: uma ferramenta para estimular a criatividade e a inovação – Profa Dra. Tânia Cremonini de Araújo-Jorge – FIOCRUZ e Coordenadora da Área de Ensino da CAPES.

20:00 às 23:00h – Eventos Culturais e Jantar de Adesão (30,00 reais pago no local).
24/11/2015 8:00 às 12:00h – Conferências:

·         Ver, sentir, pensar e agir: os mestrados profissionais de ensino e a elaboração do produto educacional – Profa Dra Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita – UEPB

·         Ética na docência e na pesquisa – Prof. Dr. Edmundo de Oliveira Gaudêncio – UEPB

·         A formação e a docência de um professor pesquisador do ensino – aprendizagem de Matemática – Prof. Esp. José Urânio das Neves – UFCG

13:30 às 15:00h – Comunicações Orais e Relatos de Experiências
15:00 às 19:00h – Palestras, Mesas Redondas, Minicursos e Oficinas
19:00 às 22:00h – Palestras, Mesas Redondas, Minicursos e Oficinas
25/11/2015 7:15h às 8:45h – Comunicações Orais e Relatos de Experiências

9:00 às 12:00h – Conferências de Encerramento:

·         Pesquisa qualitativa: uma nova abordagem com o círculo hermenêutico-dialético – Profa Dra Maria Marly de Oliveira – UFRPE

·         Formação do professor – pesquisador em Ensino de Ciências e Educação Matemática: perspectivas contemporâneas – Profa Dra Lourdes de la Rosa Onuchic – UNESP/USP

14:00 às 18:00h – Atividades Livres e Minicursos

 

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

E-mail para envio de Propostas de Trabalhos: segundasaecem@gmail.com

 

As propostas de trabalho devem ser enviadas até 17 de novembro de 2015 acompanhadas de títulos e respectivas modalidades (Comunicação Oral, Minicurso, Palestra, etc.), nome completo, e-mails e instituição dos proponentes e um BREVE RESUMO de 50 (cinquenta) até 200 (duzentas) palavras.

 

Até dia 18 de novembro será publicada a Programação Completa do Evento.

 

OS TEXTOS COMPLETOS DOS TRABALHOS, PARA A DEVIDA AVALIAÇÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO, PODERÃO SER ENVIADOS ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS APÓS A FINALIZAÇÃO DO EVENTO.

 

  • Comunicações Orais: serão apresentados por alunos de pós-graduação do PPGECEM, em que sejam apresentados seus trabalhos/projetos de pesquisa finalizados ou em andamento no PPGECEM. Terão duração de 25 minutos, sendo 20 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.

 

  • Relatos de Experiência e Produtos Educacionais: serão apresentados por alunos de pós-graduação do PPGECEM, em que sejam apresentados produtos educacionais e/ou experiências de sala de aula com intervenção inovadora. Terão duração de 25 minutos, sendo 20 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.

 

  • Palestras (com duração de 01 hora), Minicursos (com duração de 04 horas) ou Oficinas (com duração de 02 a 04 horas) – A serem ministrados preferencialmente por docentes e ex-alunos do PPGECEM e Convidados. Sugere-se que as oficinas sejam de 04 horas.

 

  • Conferências Plenárias, Palestras Plenárias, Seminários e Mesas-Redondas – A serem ministradas por docentes do PPGECEM e Convidados. Terão duração de 02 horas.

 

  • Atividades e Temáticas Abertas – de livre organização dos docentes, discentes e ex-discentes do PPGECEM e das áreas como um todo (Educação Matemática, Ensino de Ciências: Educação Biológica, Ensino de Física e Educação Química).

 

INSCRIÇÕES ABERTAS até 22/11/2015

Vide site do evento: http://segundasaecem.wix.com/saecem

TAXA DE INSCRIÇÃO

    Sócios de Entidades Cientificas Profissionais
Aluno de Pós-graduação 25,00 20,00
Professor da Educação Básica 25,00 20,00
Professor do Ensino Superior 50,00 40,00
Aluno de graduação 20,00 16,00

 

* Os associados a Entidades Científicas Profissionais da área de Educação, Ensino de Ciências e Educação Matemática (SBEM, ABQ, SBEnBio, SBF, etc) terão 20% de desconto na taxa de inscrição, conforme descrito na tabela acima.

 

 

ATIVIDADES LIVRES (AL) – segunda à tarde

  1. Oficina: Química dos cabelos: cosméticos capilares como tema gerador no Ensino de Química. LEOSSANDRA CABRAL DE LUNA & GILBERLÂNDIO NUNES DA SILVA.
  2. Seminário: A Multicontextualidade do cotidiano da sala de aula de matemática e a pesquisa em resolução e exploração de problemas na formação do professor – pesquisador: a experiência do GEPEP. SILVANIO DE ANDRADE (Coordenador do Grupo) & MEMBROS DO GEPEP.
  3. Palestra e Lançamento de Livro: A prática pedagógica da pedagogia do respeito como uma das alternativas para combater a violência na escola – MARIA CÉLIA ASSIS – UEPB.
  4. Palestra e Lançamento de livro: Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação e Música. Maura Lucia Fernandes Penna – UFPB.
  5. Palestra: Ensino de ciências e “objetivismo científico” na era das TICs. OSMUNDO ROCHA CLAUDINO – UEPB.

 

PALESTRAS (P) – terça à tarde

  1. Os desafios da apropriação social da produção científica da pós-graduação. CIDOVAL MORAIS DE SOUSA – UEPB.
  2. História da matemática: a pesquisa se desdobrando em projetos na escola básica – GRACIANA FERREIRA DIAS – UFPB.
  3. O diálogo entre o abstrato e o concreto no ensino de matemáticaLUÍS HAVELANGE SOARES – IFPB.
  4. Resolução de Problemas: Porquê? Para quê? Como? LOURDES DE LA ROSA ONUNCHIC – USP/UNESP.
  5. A História da matemática na formação do professor da educação básica. JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA –UEPB.

 

 

MINICURSOS (MC) e OFICINAS (OF) – terça à tarde

  1. Consumo de água na fatura doméstica: uma proposta de ensino para o conteúdo de função afim através da modelagem matemática. CARLOS ALEX ALVES & CIBELLE DE FÁTIMA CASTRO DE ASSIS.
  2. Metodologia da Pesquisa Científica: a construção do conhecimento pessoal e da autonomia intelectual. PATRÍCIA MELO ROCHA, THÂMARA CHAVES BRASIL, VIRGÍNIA EUGÊNIA DA SILVA, ROGER HUANCA.
  3. Como se reinventa(m) a(s) sala(s) de aula(s) de Ensino de Ciências e Matemática? SOCORRO MOURA MONTENEGRO.
  4. A experiência do PROAFE na transformação do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas municipais de campina grande. OSMUNDO ROCHA CLAUDINO.

 

MINICURSOS (MC) e Oficinas (OF) – quarta à tarde

  1. As TIC’S como ferramenta pedagógica no ensino de química. KAREN ALVES XAVIER & SÉRGIO.
  2. Atividades lógico-matemáticas e aprendizagem na EJA: Desafios e possibilidades. ZELIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO & RÔMULO TONYATHY DA SILVA
  3. O processo de Leitura e escrita Braille. Fabio Alexandre Santos e Alindembergue Oliveira. (10 vagas).

 

COMUNICAÇÕES ORAIS (CO)

C01- Formulação e resolução de problemas no contexto do projeto escolar agente jovem: uma discussão sobre a matemática no ensino médio brasileiro. WELLTON CARDOSO PEREIRA.

C02 – O uso de mapas conceituais no ensino de ciências: um estudo sobre as propostas apresentadas em dissertações e teses. DENNEFE VICENCIA BENDITO.

C03 – História da Matemática e ensino multidisciplinar: experiências no sertão paraibano. RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA.

C04 – Influências da língua materna e da linguagem matemática na resolução de problemas matemáticos por alunos do ensino médio. TIÊGO DOS SANTOS FREITAS.

C05 – Do sensível às ideias: um estudo de geometria a partir de atividades envolvendo espaço e forma. ANDRÉ FERREIRA DE LIMA.

C06 – Humor: uma forma inovadora de ensinar biologia. BRUNO OLIVEIRA DE LIMA.

C07 – Educação matemática na inclusão de crianças surdas: um olhar na formação inicial do professor de matemática. VIRGÍNIA EUGÊNIA DA SILVA.

C08 – As influências das relações sociais e do contexto histórico da Alemanha no desenvolvimento do cálculo. DANILO WAGNER DE SOUZA GOMES.

C09 – O clube de matemática como espaço de aprendizagem. JOSÉ MÁRCIO DA SILVA RAMOS DINIZ.

C10 – O laboratório de matemática na formação do pedagogo. JÚLIO PEREIRA DA SILVA.

C11 – Uma investigação sobre o uso da história da matemática numa sala de aula do ensino médio. FRANCISCO ADEILTON DA SILVA.

C12Avaliação dos efeitos genotóxicos da poluição aquática em peixes do gênero tilapia em uma pespectiva ambiental no rio MAXARANGUAPE, PUREZA/RN. LILIANE SILVA CÂMARA OLIVEIRA.

C13 – Modelagem matemática e experimentação em geometria: explorando possibilidades na formação inicial de professores de matemática. THÂMARA CHAVES BRASIL.

C14 – Memórias e saberes da matemática: letramentos matemáticos nas práticas cotidianas de pessoas idosas. RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA.

C15-A resolução de problemas no ensino de estatística: uma contribuição na formação inicial do professor de matemática. PATRÍCIA MELO ROCHA.

C16 – Análise do ensino da matemática na educação do campo: um estudo de caso sobre o curso PROCAMPO – URCA. SAMYA DE OLIVEIRA LIMA.

C17 – Uma análise sobre a contribuição da variação metodológica no ensino de ciências naturais: um estudo de caso. MARIANA SILVA LUSTOSA.

C18 – Análise combinatória em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem no contexto da resolução, exploração e proposição de problemas. ADRIANO ALVES DA SILVEIRA.

C19 – O uso de tecnologias na formação inicial: concepções, teoria e prática. ELIVELTON SERAFIM SILVA.

C20 – O processo de alfabetização de crianças com baixa visão: estratégias de ensino em foco. BRUNA TAYANE DA SILVA LIMA

C21 – Ensino de Matemática no Brasil: desenhando práticas matemáticas do giz as TICs. LEONARDO AUGUSTO DE FIGUEIREDO GOMES.

C22 – História e filosofia na educação matemática: Um pensamento sob a perspectiva da formação dos professores de matemática. GISANE FAGUNDES RODRIGUES.

C23 – Ensino aprendizagem de álgebra através da resolução e exploração de problemas. ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAÚJO

C24 – O Uso dos Materiais didáticos no laboratório de matemática no Museu Vivo de Ciências. LEONARDO LIRA DE BRITO

C25 – Utilizando imagens como elemento facilitador na compreensão das leis de newton durante a resolução de problemas. RENALLY GONÇALVES DA SILVA

C26 – O uso da modelagem matemática na formação de professores de matemática da educação básica. ÉRICK MACÊDO CARVALHO

C27 – A utilização dos jogos por alunos da licenciatura em matemática na construção do conhecimento matemático. ELIONORA RAMOS FARIAS

C28 – Projeto visão falada – Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência Visual. LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO.

C30 – Uso de tecnologia na alfabetização matemática de pessoas com deficiência visual. LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO.

C31 – Contribuições da abordagem de ensino de matemática via resolução, proposição e exploração de problemas para o entendimento do conceito e das representações de função. ADRIANA DA SILVA VELOZO BEZERRA

C32 – Que saberes são mobilizados quando futuros professores vivenciam atividades de modelagem matemática? CARLOS ALEX ALVES.

C33 – A invisibilidade dos atores sociais com deficiência no Timor-Leste. CHRISTIANO CORDEIRO SOARES.

C34 – Laboratório interativo de matemática (lim): estudo da implantação do lim em uma escola de ensino fundamental. DHIEGO VIEIRA DO AMARAL

C35 – Modelagem e aplicações matemáticas na confecção do molde de vestuário: um caso em estudo. AYLLA GABRIELA PAIVA DE ARAÚJO

C36 – A investigação matemática com o geogebra: múltiplos olhares para a formação do professor da educação básica. KÉSIA DE MÉLO HERMENEGILDO

C37 – O uso da robótica como uma ferramenta a mais no ensino de funções. AILTON DINIZ DE OLIVEIRA.

C38 – Millikan e a comprovação experimental para o efeito fotoelétrico. JOANA MENARA SOUZA SOARES.

C39 – Aula prática como uma estratégia metodológica no ensino de biologia. RAISSA MIRELLA MENESES ALVES, MARIA SIMONE MEDEIROS DE ARAÚJO, CLAUDIA NIEDES DA SILVA SOUSA, JUCILENE BRAZ DA COSTA.

C40 – Proposta e Análise de Estratégias de Ensino para os Conceitos de Entropia e Espontaneidade. LUCIANO LUCENA TRAJANO

C41 – Ideias/significados da multiplicação e divisão: o processo de aprendizagem por alunos do 5º ano do ensino fundamental via resolução, exploração e proposição de problemas. SHEILA VALÉRIA PEREIRA DA SILVA