Contextualização
Missão
Gerar e difundir conhecimentos de governança e gestão arquivística por meio do ensino, da pesquisa e da inovação contínua para contribuir com o desenvolvimento sustentável, educacional e sociocultural do País, particularmente no Estado da Paraíba ao formar cidadãos éticos para o exercício da profissão.
Visão
Ser um programa de pós-graduação profissional inovador, referência no ensino e na pesquisa sobre governança e gestão arquivísticas no Brasil, comprometido com o respeito à diversidade, à democracia, à transparência e com a qualidade do desenvolvimento sustentável e tecnológico necessários para a gestão pública e privada.
Valor
Aprendizagem com estímulo à inovação e a criticidade; Incentivo a pesquisas de excelência; Ética; Equidade e Respeito às diversidades; Transparência; Compromisso com a sociedade e com o bem público.
Objetivos e Metas
As iniciativas e metas propostas para este programa de pós-graduação profissional foram balizadas, considerando a avaliação quadrienal da CAPES, os projetos de desenvolvimentos institucionais (PDI) da UFPB e da UEPB, bem como os processos de autoavaliação institucional.
Análise de Risco
O PPGDARQ prevê a análise dos riscos que possam comprometer o atingimento dos objetivos estratégicos a partir de controles para sua mitigação, bem como realizar a necessária análise dos problemas que possam interferir nos demais resultados do referido programa de pós-graduação e dos PDIs das instituições parceiras (UEPB e UFPB).
Autoavaliação
A autoavaliação do PPGDARQ se dará por instrumento próprio e pelos instrumentos instituídos pelas Comissões Próprias de Avaliação, tanto da UEPB quanto da UFPB. O instrumento será dirigido à comunidade acadêmica como um todo, a saber: discentes, docentes e técnicos administrativos.
Valor Gerado
De modo sistêmico, a percepção dos valores que se deseja gerar está vinculada ao entendimento dos objetivos e metas do programa. Assim, dentre aos valores gerados, um dos principais que se pretende é a formação qualificada e de excelência, pois atenderá as demandas da governança, gestão arquivística e de instituições memoriais, responsáveis pela preservação do patrimônio documental da sociedade.