Fórum de Pesquisa

WhatsApp Image 2024-09-24 at 18.06.56

1º FÓRUM DE PESQUISA DO PPGDARQ – UEPB/UFPB
João Pessoa, 8 de outubro de 2024.

O Fórum de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um evento acadêmico-científico anual, de natureza obrigatória, que tem como objetivo avaliar a consistência teórico-metodológica das pesquisas em andamento dos discentes do curso de Mestrado do PPGDARQ – UEPB/UFPB.

Serão utilizados apresentações orais e resumos expandidos como base para as avaliações dos(as) participantes.

O evento está vinculado à conclusão do segundo período letivo, especificamente, como requisito da Atividade Obrigatória Seminário de Pesquisa I. A participação no Fórum é parte das obrigações acadêmicas desse componente e pré-requisito para os exames de qualificação do curso de Mestrado.

As regras para o funcionamento do Fórum estão descritas na Resolução nº 02 de 25 de setembro de 2024, publicada no site do PPGDARQ – UEPB/UFPB.

O 1º Fórum de Pesquisa do PPGDARQ será realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, das 8h às 20h30, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus V, localizado na cidade de João Pessoa. A participação no evento é destinada aos(às) mestrandos(as) e será efetivada a partir de inscrição online, em link disponibilizado no site do Programa. Cabe aos(às) orientadores(as) a indicação de banca avaliadora, conforme previsto na Resolução citada.

O 1º Fórum será realizado na modalidade presencial ou híbrida em salas do Google Meet. As sessões de defesa dos projetos de pesquisas serão realizadas nos turnos diurno (manhã e tarde).

As apresentações serão abertas à participação do público, na condição de ouvinte, mediante prévia inscrição através deste formulário.

O Caderno de Resumos do 1º Fórum de Pesquisa do PPGDARQ será publicado contendo as versões revisadas dos resumos a partir das sugestões do(as) arguidores(as).

Qualquer comunicação com a Comissão Organizadora deve ser realizada através do e-mail forumdepesquisa.ppgdarq@setor.uepb.edu.br. Confira a programação completa clicando aqui. Abaixo, você encontra o cronograma das atividades do Fórum.

Cronograma de Trabalho e de Atividades

Atividades Datas
Preenchimento do formulário pelo(a) orientador(a) com as informações da banca, com data e horários da apresentação 14/10/2024
Envio de resumo expandido do projeto de pesquisa 25/10/2024
Publicação dos horários das apresentações 28/10/2024
Envio dos convites (e resumo expandido) pela Comissão do Fórum para a banca 30/10/2024
Período de inscrição para participação no evento como ouvinte 18/11/2024
Evento: 1º Fórum de Pesquisa do PPGDARQ 21 e 22/11/2024
Envio da versão final corrigida dos resumos expandidos pós-banca. 02/12/2024
Publicação do Caderno de Resumos. Depende da EDUEPB

Comissão Organizadora do 1º Fórum de Pesquisa do PPGDARQ

O I Fórum de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ – UEPB/UFPB) ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 20h30min, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É uma atividade orientada, obrigatória e vinculada ao Seminário de Pesquisa.

O seu objetivo ancora-se em avaliar a consistência teórico-metodológica dos Projetos de Pesquisa dos(as) alunos(as) do Programa de Pós-Graduação.

Cada estudante apresentará a sua pesquisa de mestrado em andamento, situando a vinculação quanto à Linha 1 (Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares) ou Linha 2 (Saberes e Fazeres Arquivísticos para a Governança). Deverá sinalizar a banca, formada pelo(a) orientador(a) e dois(duas) membros(as), professor(a) interno(a) e outro(a) externo(a). O(A) orientador(a) precisará preencher até o dia 09 de outubro o formulário com as informações da banca, bem como escolher as datas e os horários para a referida apresentação. A atividade poderá ser sessões presenciais (ou híbridas) em função das agendas dos(as) membros(as), conforme Resolução PPGDARQ n. 002/2024.

Cada mestrando(a) terá até 10 minutos para apresentação de sua pesquisa, conforme slides pré-estabelecidos pela comissão do Fórum, seguido da 10 minutos para arguição dos(as) membros(as) convidados(as). O(A) mestrando(a) terá 10 minutos finais para responder às arguições realizadas a partir da exposição dos(as) membros(as). Assim, a atividade perfará o total de 40 minutos.

No intuito de valorizar a produção dos saberes desenvolvidos pelos(as) mestrandos(as) e seus orientadores(as), será organizado um e-book, constando os resumos expandidos, que deverão seguir o Template. Nessa direção, será obrigatório o seu envio até o dia 20 de outubro do corrente para o seguinte e-mail forumdepesquisa.ppgdarq@setor.uepb.edu.br.