PPGQ

Programa de Pós-graduação em Química

Tecnologia aplicada no tratamento de resíduos da indústria do Petróleo será tema de seminário na UEPB

11 de abril de 2016

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realiza na próxima segunda-feira (11) o seminário “Tecnologia eletroquímica aplicada no tratamento de resíduos da indústria do petróleo”. O evento, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Química da UEPB, acontece a partir das 10h20, no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó. A palestra será do professor e pesquisador Eudésio Oliveira Vilar, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Em sua exposição, o professor Eudésio mostrará como a tecnologia eletroquímica vem sendo aplicada nos últimos anos, em diversos setores da indústria química, seja no controle, análise ou tratamento de efluentes em geral. Além das vantagens do baixo consumo operacional, esses processos, segundo ele, apresentam rendimento relativamente alto quando comparado aos tradicionais.

Além disto, eles oferecem grandes vantagens no tratamento de efluentes diluídos ou concentrados com alta carga poluidora, como é o caso dos metais pesados e efluentes orgânicos, respectivamente. O seminário procura oferecer noções básicas da eletroquímica aplicada aos problemas de poluição ambiental, seja por agentes orgânicos ou inorgânicos. O evento é aberto à comunidade acadêmica em geral.