UEPB abre inscrições para primeiro Mestrado Profissional em Formação de Professores a ser implantado no país

10 de novembro de 2011

A Universidade Estadual da Paraíba lançou na última segunda-feira (31) o edital de seleção ao primeiro Mestrado Profissional em Formação de Professores (MFP) a ser implantado no país na área de Educação. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido através da Portaria de número 1.364 do Ministério da Educação (MEC), de 29 de setembro passado, o curso oferecerá 20 vagas. Poderão se inscrever no processo seletivo os portadores de diploma de licenciatura, em exercício na função de professores da educação básica ou de curso de licenciatura em instituição de ensino superior.

O MFP tem área de concentração em Formação de Professores da Educação Básica e duas linhas de pesquisa. A primeira delas trata das práticas de leitura e produção textual, compreendendo estudos sobre as abordagens teóricas e metodológicas de compreensão e produção do texto. A segunda se refere às linguagens e letramento digital, envolvendo pesquisas sobre as múltiplas linguagens e suas interfaces com as tecnologias contemporâneas, com ênfase no desenvolvimento de práticas sociais de leitura e de escrita nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

A inscrição na seleção do MFP será gratuita e poderá ser feita diretamente ou por via postal. O interessado terá até o próximo dia 11 de novembro para se inscrever pelos Correios, através do Sedex e com aviso de recebimento (AR), e até 17 de novembro para efetuar inscrição na Secretaria Geral dos Programas de Pós-Graduação, 1º andar do prédio da Administração Central, no campus I da UEPB, em Campina Grande. A documentação exigida será formulário de inscrição, uma fotografia recente e cópias do comprovante do exercício profissional, carteira de identidade, CPF e diploma, certidão ou declaração de conclusão do curso de licenciatura. O candidato terá também que entregar ou postar uma cópia do currículo com as devidas comprovações, três cópias da proposta temática e, no caso daqueles aprovados em exame de proficiência nos últimos 12 meses, uma cópia do documento comprobatório.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas, sendo a primeira eliminatória e as demais classificatórias. Somente os candidatos aprovados na prova de conhecimentos específicos poderão se submeter ao exame de proficiência em língua estrangeira, arguição sobre a proposta temática e análise do currículo. O resultado final da seleção deverá ser divulgado no início de dezembro.

Qualificação da educação básica

O Mestrado em Formação de Professores da UEPB nasce a partir de uma demanda induzida pelo sistema nacional de pós-graduação que, cada vez mais, tem se preocupado com a melhoria da qualidade da educação básica. Marca isso a implantação, em janeiro de 2009, da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica que atribuiu a Capes maior atuação sobre o fomento e avaliação dos cursos de formação docente. Além dos programas de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-Licenciatura), a Capes é responsável hoje por um conjunto de projetos que promove a integração da educação superior com a educação básica, transformada em área estratégica do Plano Nacional de Pós-Graduação para o decênio 2011-2020.

Quando se considera que a Paraíba registra uma taxa de analfabetismo na ordem de 22% e um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional cresce a importância do Mestrado em Formação de Professores para a região. “Nosso maior desafio será contribuir com as políticas voltadas ao aperfeiçoamento da prática pedagógica, através da formação qualificada e da investigação aprofundada dos processos de alfabetização e letramento que se encontram na base do ensino fundamental e médio”, disse a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB Marcionila Fernandes.

Em julho passado, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEPB (Consepe) aprovou a criação de um projeto pioneiro na universidade brasileira, transformando o componente curricular Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Letramento obrigatório a todos os cursos de licenciatura e optativo aos bacharelados da Instituição. Capitaneado pelo Programa de Capacitação Docente Formação de Agentes de Letramento nos Cursos de Licenciatura, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o projeto objetiva tornar cada graduando responsável pela alfabetização de uma turma de alunos em suas localidades de origem, contribuindo com o combate ao analfabetismo. Seguindo compromisso assumido através do plano de metas Contribuição da Universidade Estadual ao Governo da Paraíba, apresentado no início deste ano, a UEPB desenvolve em convênio com a Secretaria Estadual de Educação uma série de projetos na área do ensino básico, entre os quais a aplicação e avaliação das provas do Índice de Desempenho Educacional da Paraíba (IDEPB) e o Encontro de Formação Continuada de Professores que promove a atualização profissional de educadores em vários municípios paraibanos.

Além de participar desses projetos, o Mestrado em Formação de Professores deverá também contribuir com o desenvolvimento do plano de gestão Paraíba Faz Educação, lançado recentemente pelo governo do Estado. “O curso tem como objetivo primordial capacitar educadores com condições para fazer avançar os processos de ensino e aprendizagem e utilização de linguagens e tecnologias digitais na sala de aula que representam preocupações crescentes da política estadual de educação”, destacou o coordenador do mestrado, Antonio Roberto Faustino da Costa. Alguns programas e projetos integrantes do Paraíba Faz Educação, como Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, Primeiros Saberes da Infância, Educador Digital e Formação Continuada para Profissionais da Rede Estadual de Ensino, receberão atenção especial dos estudos, pesquisas e contribuições inovadoras desenvolvidas pelos professores e alunos do MFP.

Confira aqui o edital.